Home Empréstimo Dicas de Educação Financeira: Melhores Suas Finanças em 2023

Dicas de Educação Financeira: Melhores Suas Finanças em 2023

0
Dicas de Educação Financeira: Melhores Suas Finanças em 2023

Às vezes, para detectar a origem dos problemas financeiros, é preciso voltar ao básico, e com essas dicas de educação financeira você vai aprender. 

Se, depois de analisar suas finanças, você só consegue lamentar o quanto elas estão ruins, então é hora de voltar ao básico também. 

E estamos aqui para ajudar! Leia essa postagem para obter dicas de educação financeira que certamente melhorarão sua carteira.

Confira Também: Como Economizar Dinheiro em 2023: 5 Melhores Dicas

A importância da educação financeira

Uma educação financeira sólida, que adota uma abordagem holística em áreas como poupança de curto e longo prazo, aposentadoria, pensões e seguro de vida.

Além disso, melhora o bem-estar da sociedade como um todo ao incentivar o gerenciamento adequado das finanças pessoais de seus cidadãos. 

Tomar decisões informadas e bem fundamentadas reduz o risco de exclusão financeira, endividamento excessivo ou consumo de produtos financeiros inadequados.

Aprenda

Dedique algumas horas por semana para se informar e aprender dicas de educação financeira. Pode parecer entediante no início, mas isso permitirá que você gerencie seus recursos financeiros de forma mais consciente, responsável e assertiva. 

Entre outras coisas, você aprenderá como economizar para atingir um objetivo, como e por que assumir dívidas e como aproveitar ao máximo seus produtos financeiros, como contas bancárias ou cartões de crédito.

O importante é que, ao ler o conteúdo de alfabetização financeira, você estabelece as bases para ter finanças pessoais saudáveis e se capacita com todos os recursos que tem e pode acessar.  

Estabeleça metas financeiras

Em muitos casos, as metas financeiras ajudam a atingir metas pessoais. Portanto, um dos conselhos mais básicos que podemos dar a você é começar a definir metas financeiras. 

O que você quer alcançar? Como pode alcançá-lo? Você precisa de dinheiro para realizar esse sonho? É assim que você encontrará o caminho que precisa seguir para melhorar sua qualidade de vida e realizar tudo o que se propôs a fazer.

Planeje e economize

O ponto principal para finanças saudáveis é economizar. De acordo com a Ipsos, uma empresa especializada em pesquisa de mercado, após a chegada inesperada da pandemia, 78% dos brasileiros reconhecem que economizar é uma prioridade e nós sabemos por quê. 

Revise seu orçamento, atualize suas despesas, tome decisões e comece a planejar suas economias. No médio/longo prazo, você terá uma fonte segura de dinheiro extra que poderá usar para atingir metas ou lidar com emergências.

Gerencie bem suas dívidas

As dívidas podem melhorar sua qualidade de vida ou afundar sua economia. Portanto, um bom gerenciamento de dívidas é extremamente importante para suas finanças e atingir suas metas. 

Antes de assumir ou solicitar uma nova dívida, certifique-se de que sua capacidade de endividamento lhe permite fazê-lo, escolha uma forma de pagamento para se livrar de contas pendentes anteriores e certifique-se de que o cronograma de amortização se ajusta à realidade de suas finanças.

Além de colher os benefícios de uma dívida saudável, seu histórico de crédito crescerá com uma boa classificação.

Gaste com sabedoria

Entendemos que gastar com o que você gosta pode levar à culpa ou que, às vezes, você pode exagerar sem nem mesmo perceber. Para sua tranquilidade, vamos mudar isso agora mesmo com uma técnica chamada gasto consciente. 

Para fazer isso, você precisa categorizar seus gastos, automatizar seus pagamentos, reservar uma porcentagem de sua renda para esses mimos pessoais e, por fim, controlar suas entradas e saídas de dinheiro de tempos em tempos.

Esse método fará com que você se sinta mais satisfeito com seu dinheiro e administre muito melhor suas compras pessoais, sem exagerar, mas sem se privar de nada.

Antecipe o inesperado

“É melhor prevenir do que remediar” é uma das muitas lições que você aprende cedo na vida. E sim! Uma dica básica de finanças pessoais é se antecipar aos imprevistos, pois são eles que, em apenas alguns dias, podem prejudicar totalmente suas finanças. 

Para fazer isso, é aconselhável que você comece a criar gradualmente um fundo de emergência que lhe permita lidar com uma doença ou perda repentina de emprego. 

Graças a esse fundo, você protege suas finanças sem correr o risco de se endividar absurdamente ou de perder seus bens para pagar essas dívidas.

Use seus cartões de crédito com sabedoria

Os cartões de crédito são um ótimo recurso financeiro se você tirar proveito deles e usá-los bem. Aproveite seus cartões de crédito para as compras com dívida de médio ou longo prazo, por exemplo, ao comprar móveis para a casa. 

Tente observar o número de prestações diferidas e o valor correspondente e certifique-se de que suas finanças pessoais permitem que você assuma essa dívida todos os meses. Por outro lado, também aconselhamos que você aprenda a ler o extrato de sua conta, para que entenda cada um dos itens ali listados.

Não se esqueça, acima de tudo, de visualizar seu futuro e pensar no bem-estar dele: quem vai cuidar das necessidades dele se não você? Atreva-se a buscar a vida que deseja ter: seus sonhos e objetivos são importantes, e melhorar seus hábitos financeiros é uma ótima maneira de tornar tudo isso possível.

Esperamos que você tenha um feliz período de festas e receba o Ano Novo com prosperidade ao lado de seus entes queridos. Estamos pensando no seu futuro; agora é só uma questão de você escolher fazer o mesmo.

Pense em seu futuro

Não se esqueça, acima de tudo, de usar suas dicas de educação financeira para visualizar seu futuro e pensar nele: quem vai cuidar das necessidades dele se não você? Buscar a vida que deseja ter: seus sonhos e objetivos são importantes, e melhorar seus hábitos financeiros é uma ótima maneira de tornar tudo isso possível.

Confira Também: Novo Bolsa Família: Receba Até R$1000 Por Mês