Home Pessoal Como economizar no final do ano: as 5 melhores dicas

Como economizar no final do ano: as 5 melhores dicas

0
Como economizar no final do ano: as 5 melhores dicas

Como pessoas e famílias, geralmente nós propomos metas de economia no início do ano. Entretanto, estas primeiras semanas de outono também podem ser marcadas pela necessidade de colocar nossas finanças em ordem novamente. Ou porque vemos que não estamos cumprindo as metas que tínhamos estabelecido para nós mesmos, ou porque queremos economizar no final do ano

Além disso, a criação de bons hábitos de economia nestes últimos meses pode servir como um impulso para o ano seguinte. Aqui estão algumas dicas de economizar no final do ano.

Como economizar no final do ano

Estas 5 dicas de como economizar no final do ano o ajudarão a atingir suas metas de economia num piscar de olhos. Embora economizar possa parecer entediante, existem métodos que lhe permitem economizar de acordo com seu estilo de vida. Não só isso, mas também o ajudará a visualizar um futuro mais feliz, a fazer com que as despesas se cumpram e a aumentar seu bem-estar geral. Portanto, se você estiver se perguntando como economizar rapidamente, temos estas 5 dicas para ajudá-lo a ver seu saldo bancário crescer.

Como economizar no final do ano (Foto - Pexels)
Como economizar no final do ano (Foto – Pexels)

Antes de economizar todos os meses, você precisa estar ciente de quais são seus débitos e créditos. Em outras palavras, avalie todas as suas receitas e despesas, incluindo seus reembolsos de empréstimos, suas contas mensais e suas contribuições de poupança. Portanto, veja 5 dicas de como economizar no final do ano.

1. Comprar com antecedência

Considere os presentes que você dará a toda sua família com antecedência e comece a procurá-los um mês antes. Com a aproximação do Natal, os preços de alguns itens tendem a subir, para que você possa encontrar mais opções de presentes e não se limitar ao que sobra.

Quanto ao jantar de Natal e Ano Novo, você também pode comprar algumas coisas com antecedência, especialmente alimentos com validade alta ou enlatados.

Se você comprar pouco a pouco de forma gradual, seu bolso sofrerá menos e você também estará mais consciente quando se trata de gastar.

2. Aprenda a administrar você mesmo e entender como funcionam suas finanças pessoais

A dica mais eficaz para economizar rapidamente é aprender a administrar a si mesmo. Ao se ater a um orçamento, você assumirá o controle de suas finanças. A independência financeira é essencial para atingir seus objetivos financeiros de curto e longo prazo. Veja como administrar seu dinheiro para começar a economizar rapidamente:

Acompanhe suas finanças pessoais por 30 dias (inclua todas as suas receitas e despesas).

Compare sua renda mensal com suas despesas mensais para avaliar quanto você está conseguindo economizar ou quanto você está gastando a mais a cada mês.

Divida suas despesas em fixas e variáveis. Suas despesas fixas são as que geralmente são difíceis de ajustar, tais como aluguel e contas de serviços públicos. Suas despesas variáveis são as mais fáceis de ajustar, tais como mercearias, entretenimento e assinaturas de serviços.

Identifique aquelas despesas variáveis onde você pode cortar, ou seja, despesas desnecessárias, para aumentar a quantia de dinheiro que você economiza a cada mês.

Avalie seu progresso regularmente e faça ajustes, se necessário. Se isto parecer esmagador, há muitos aplicativos de gestão financeira que podem ajudá-lo a manter seu orçamento. 

Pegue uma folha de papel ou abra uma folha Excel em seu computador e anote todas as suas despesas do mês anterior (sem mentir a você mesmo). Organize os números por categoria e veja quais você pode reduzir ou mesmo eliminar e quais são essenciais. A partir daí, organize suas despesas mensais e renda obrigatória, deixando algumas para o lazer e também levando em conta o dinheiro que você quer reservar. Isto tornará muito mais fácil para você manter-se fiel ao seu orçamento pessoal e atingir sua meta de economia.

3. Abrir uma conta poupança especial

Para economizar rapidamente, você precisará separar o dinheiro que gasta em suas necessidades diárias do dinheiro que você quer economizar. Para fazer isso, você precisará de uma conta poupança especial. Desta forma, você não será tão facilmente tentado a mergulhar em suas economias para cobrir as despesas diárias, e isso o incentivará a manter seu orçamento diário, mantendo suas economias fora do alcance!

4. Fazer uma porcentagem fixa de economia

É aconselhável economizar entre 20% e 30% de nossa renda, mas é verdade que há circunstâncias que às vezes tornam isso impossível. De qualquer forma, saber quanto podemos economizar e reservar esse dinheiro – como se estivéssemos pagando a nós mesmos – no início do mês, pode ser outra mudança importante em nossas rotinas.

Ter uma conta bancária separada para a poupança com transferências programadas é um bom ponto de partida para torná-la um ponto de partida para não ter problemas.

5. Use o décimo terceiro com cuidado

O bônus de Natal é dinheiro adicional que você recebe no final do ano. A Lei Federal do Trabalho estabelece que ela deve ser paga até 20 de dezembro, o mais tardar, e deve ser equivalente a 15 dias de salário.

Por ser uma renda extra, a maioria das pessoas a utiliza para pagar dívidas. Cerca de 32% dos brasileiros a deixam para este fim, 28% para compras de Natal e 19% a economizam.

Antes de sair de suas mãos sem que você perceba, faça uma lista do que você vai gastar com isso.

Algumas delas devem ir para pagar dívidas, para que você possa começar o ano com mais tranquilidade. Apenas certifique-se de que se você fizer pagamentos sobre o crédito ou empréstimo que você tem, não haverá penalidades de pré-pagamento.

E outra parte deveria ir para a poupança, talvez até mesmo para iniciar seu fundo de emergência.

Considerações finais

Por último, mas não menos importante, é essencial que você estabeleça uma meta de economia a cada mês. Isto é essencial se pretendemos chegar ao último mês do ano com muita margem. 

Como economizar no final do ano (Foto - Pexels)
Como economizar no final do ano (Foto – Pexels)

Mesmo que você tenha em sua cabeça que vai economizar, se você não estabelecer um valor concreto (que você pode pagar em relação ao seu orçamento) você não o fará no final. Desta forma, com uma meta no horizonte, haverá motivação extra e será mais fácil alcançá-la.

Quando você quer realizá-lo, não tem a economia necessária para realizar certos projetos vitais que todos empreendem. Além disso, colocar suas finanças pessoais em ordem é uma enorme paz de espírito pela qual você ficará grato.