Home Empréstimo 5 Dicas Para Organizar Finanças Pessoais em 2023

5 Dicas Para Organizar Finanças Pessoais em 2023

0
5 Dicas Para Organizar Finanças Pessoais em 2023

O início de um novo ano é a razão perfeita para deixar para trás todos os maus hábitos e começar com novos hábitos, desde começar a levar um estilo de vida saudável até melhorar a gestão de suas finanças pessoais. Portanto, preparamos 5 dicas para organizar suas finanças pessoais em 2023. Manter uma boa organização entre receitas e despesas é fundamental para alcançar a liberdade financeira e aproveitar ao máximo o seu dinheiro.

A educação financeira está se tornando cada vez mais popular entre as pessoas, proporcionando uma gestão adequada do dinheiro, evitando gastos desnecessários e incentivando a economia. Em muitos casos, economizar é o passo mais importante para começar a organizar suas finanças adequadamente. 

Neste sentido, há muitas razões para começar a trabalhar nele, portanto, começar 2023 com algumas dicas é essencial. Leia e descubra 5 dicas para Organizar Finanças Pessoais em 2023.

Como Podemos Organizar Finanças Pessoais em 2023?

A economia que cada pessoa faz com seus honorários é algo que não podemos controlar objetivamente e, dependendo das despesas que a pessoa tem, do tipo de vida que o indivíduo leva e da organização que faz de seu dinheiro, podemos tomar uma atitude ou outra, mas o que dizer do dia a dia? Aqui estão algumas dicas para organizar finanças pessoais em 2023 que certamente virão a calhar:

Pesquisar os investimentos mais rentáveis

Conhecer o mercado de investimentos é crucial para organizar suas finanças pessoais em 2023 depois de adquirir o hábito de economizar. Investir, seja a curto, médio ou longo prazo, ajudará você a aumentar e fortalecer sua riqueza pessoal. 

Se você quer começar neste mundo de investimentos, é extremamente importante pesquisar e rever as opiniões dos melhores corretores existentes no mercado para que você possa tomar uma boa decisão e começar a negociar.

Um nível básico de alfabetização financeira é essencial para realizar qualquer projeto que envolve um investimento.

Uma vez que você identificar quanto dinheiro pode economizar, comece a reservar dinheiro. Com o objetivo em vista, é muito mais simples e motivador.

Uma regra conhecida como 50/30/20 estabelece que despesas fixas (aquelas que você tem que pagar mensalmente, tais como aluguel, despesas, seguridade social) devem representar 50% de sua renda; despesas variáveis (pagas mensalmente, mas os valores variam, tais como alimentação e entretenimento), 30% de sua renda; e os 20% restantes seriam divididos entre “fundo de emergência” e poupança. Esta última porcentagem de suas finanças seria destinada a viagens ao exterior, se essa for sua meta de economia. 

Estabelecer metas e orçamento

Estabelecer metas financeiras e um orçamento a cada mês para cobrir necessidades básicas, despesas inesperadas e emergências médicas é uma parte essencial para organizar suas finanças pessoais em 2023. Ter um objetivo financeiro facilitará as regras e que você precisa seguir para alcançá-lo.

Desenvolver um orçamento financeiro para o ano 2023 é uma boa maneira de definir outros objetivos, tais como um plano de investimento e um orçamento futuros. Além disso, é mais simples atingir uma meta, fornecendo passos a serem seguidos durante todo o ano, e também ajuda a reduzir as despesas domésticas ao priorizar.

Faça um orçamento: renda, despesas fixas, despesas. Anote todos os movimentos de dinheiro do mês. O que você gasta, o que você paga, quais são suas dívidas, onde você pode economizar. Desta forma, você poderá visualizar sua economia pessoal ou familiar para colocá-la em ordem e ver quais sucessos e erros você está cometendo. 

Basear seu orçamento em suas despesas reais, não em suas metas de consumo. Acompanhe semanalmente e identifique as despesas desnecessárias ou aquelas onde você pode fazer ajustes para economizar. 

Tente ter um “fundo de emergência” para imprevistos Desta forma, você evitará endividar-se ou gastar dinheiro da poupança quando surgir um problema.

Se você tiver dívidas, priorize estes pagamentos para pagar suas obrigações pendentes e, no futuro, possa economizar e organizar suas finanças para viagens ao exterior. 

Se sua renda permitir, reserve uma porcentagem para a economia. 

Faça um Plano de Poupança

Muitas vezes é difícil para a maioria das pessoas começar a economizar como uma porcentagem de seu salário. É por isso que iniciar um plano de poupança, mesmo que seja com pequenas quantias de seu salário ou alocando uma porcentagem de alguns bônus de trabalho, é muito importante para organizar suas finanças pessoais em 2023.

Lembre-se que ter um fundo de poupança para cobrir qualquer emergência lhe dará paz de quando você tiver que enfrentar qualquer evento imprevisto. 

Procure uma ferramenta que lhe permita registrar e organizar suas despesas de uma maneira simples. Há vários aplicativos para registrar despesas, organizar suas receitas, e rever seu orçamento planejado. A maioria deles é livre e fácil de usar. É uma questão de experimentá-los e ver qual deles se adapta melhor às suas necessidades. 

Estes aplicativos permitem que você carregue sua renda e depois registre suas despesas. Os aplicativos os classificam por categorias, como aluguel, alimentação, impostos e outros. 

Ele mostra através de gráficos e outros recursos – em que o dinheiro é gasto e quanto sobra do orçamento. Também ajuda você a ver onde você pode se ajustar mais para economizar.

Proteja seu capital da inflação

Durante o processo de poupança para capital de investimento, é importante proteger seu dinheiro da inflação. É por isso que considerar investimentos seguros como algum tipo de fundo de investimento é uma excelente ideia para que sua poupança não desvalorize ao longo dos meses.

Cuidado com os empréstimos com juros altos

Atualmente, tirar proveito dos tipos de crédito pode ser muito mais fácil com a introdução de empréstimos sem juros. Entretanto, opções com taxas de até 10% continuam se apresentando; não abusar destas ferramentas será crucial para manter suas finanças organizadas e saudáveis em 2023.

Finalmente, há muitas oportunidades no mercado financeiro que você pode aproveitar para manter suas finanças pessoais em ordem. Considerando cada uma destas dicas, será mais fácil aumentar suas finanças em 2023.

Considerações Finais

A fim de economizar dinheiro, temos que reduzir as despesas que temos. Quando ganhamos um pouco mais de dinheiro, tendemos a pensar que temos que “jogar fora” mais, que temos que acompanhar o que ganhamos e/ou temos em nossa folha de pagamento, mas nada poderia estar mais longe da verdade. As compras variáveis são perdas que, se pudermos evitar, temos que fazer tudo o que pudermos.

Como podemos ver, organizar suas finanças pessoais em 2023 dependerá de cada pessoa, mas, se tivermos o apoio que sabemos que estamos fazendo bem, temos certeza de que tudo será melhor de um momento para o outro. 

Não pense nisso! Muitas pessoas levam anos para descobrir o que fazer com suas economias ou quais são as melhores opções de investimento. Uma vez verificados os que você precisa, só resta ver quais são os que lhe dão maior gama de benefícios e se você será capaz de cobri-los dentro de alguns anos. Você está pronto para isso?