Home Pessoal Como juntar dinheiro ganhando um salário mínimo

Como juntar dinheiro ganhando um salário mínimo

0
Como juntar dinheiro ganhando um salário mínimo

Juntar dinheiro ganhando um salário mínimo pode ser difícil, mas não impossível. Nunca, em hipótese alguma, gaste mais do que você ganha. Se sua renda for baixa, você terá que ajustar seu padrão de vida. 

A boa notícia é que se você conseguir administrar uma pequena quantia de dinheiro, estará pronto para administrar quantias maiores quando a oportunidade surgir. Entender sua situação financeira é importante se você quiser economizar. 

Faça uma lista de todas as suas despesas e receitas e, em seguida, faça as contas. Elimine todas as despesas se o saldo for negativo. No final do mês, uma despesa que parecia pequena na época, como o café da manhã, pode se tornar o maior desperdício.

Confira Também: Direitos Trabalhistas CLT em 2023: Quais São e Como Funcionam?

O que torna a economia de dinheiro tão importante? 

Uma parte central da educação financeira é economizar dinheiro, o que geralmente torna a vida mais fácil e é especialmente útil em situações inesperadas, como desemprego ou problemas de saúde. 

Além disso, juntar dinheiro ganhando um salário mínimo é muito importante para alcançar objetivos materiais sem um empréstimo ou cartão de crédito.

O endividamento afeta cerca de 80% das famílias brasileiras até 2022, de acordo com pesquisas de mercado. Por isso, é importante aprender tudo sobre educação financeira e como juntar dinheiro ganhando um salário mínimo para poder alcançá-lo sem precisar ir ao banco.

Quanto você deve economizar por mês?

O ideal é reservar 30% da sua renda, mas para isso você precisa ser capaz de cobrir todas as despesas com apenas 70% do seu salário. Recomenda-se poupar pelo menos 10% de sua renda. Assim que receber seu salário, guarde o dinheiro como uma conta para reduzir a possibilidade de gastá-lo em vez de poupá-lo. 

Seu fundo de emergência deve ser o primeiro lugar onde você investe suas economias. Você pode iniciar um investimento de longo prazo e um projeto maior, como a aposentadoria, quando tiver dinheiro suficiente para cobrir as despesas básicas por pelo menos seis meses a um ano.

Em geral, os especialistas recomendam que os trabalhadores economizem pelo menos 30% de sua renda mensal para benefícios futuros. Então, como o salário mínimo faz isso? 

De acordo com um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), três em cada quatro brasileiros reduziram seus gastos pessoais durante a crise econômica causada pelo coronavírus. Ao mesmo tempo, mais de 50% das pessoas recebem o salário mínimo.

Nesse sentido, muitos brasileiros não têm o conhecimento necessário para poupar parte do salário mínimo estabelecido pelo governo. Mais de 65% dos consumidores não poupam dinheiro de sua renda, de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Para aqueles que ganham um salário mínimo, como juntar dinheiro?

Reduza o máximo de despesas que puder para economizar dinheiro se você for um trabalhador de salário mínimo. Depois de fazer uma lista de suas despesas, examine calmamente cada uma delas para ver se é possível reduzir.

Certifique-se de usar tudo o que você paga. Verifique as opções oferecidas pela sua operadora e por outras empresas para comparar as opções e, em seguida, decida se o seu plano de telefonia móvel é adequado para você. Corte tudo o que for desnecessário e concentre-se apenas em seu objetivo.

5 dicas para sobreviver com um salário mínimo.

Hoje, no Brasil, onde a inflação é alta, é quase um milagre juntar dinheiro ganhando um salário mínimo – e use essas dicas para chegar lá!

Gaste menos dinheiro

A primeira dica para conseguir juntar dinheiro ganhando um salário mínimo é começar a economizar, principalmente se você paga aluguel e mora sozinho. Tenha cuidado para não gastar mais em alimentos do que ganha; compre somente o que realmente precisa.

Renda adicional

Hoje, há muitas opções de renda complementar, que é uma forma de viver com um salário mínimo e, ao mesmo tempo, poder investir. Como trabalhar nos fins de semana como motorista de entrega ou motorista de aplicativo. Vendas de produtos digitais on-line e promoção de produtos. Há muitas marcas que oferecem a oportunidade de trabalhar como consultor de produtos.

Planejamento

Se quiser controlar suas despesas, saber o que evitar e onde cortar, o planejamento é fundamental. Portanto, liste todos os custos em papel ou em uma planilha e, em seguida, separe os custos fixos das variáveis. Depois disso, elimine os desnecessários e mantenha apenas os necessários. 

Reserve para situações inesperadas 

Procure sempre economizar um pouco a cada mês, pois o objetivo de uma reserva de emergência é evitar imprevistos. Reconheça a importância dessa reserva como uma garantia para o futuro. Economizar dinheiro para se preparar para o pior é desagradável, mas basta olhar para o que aconteceu no mundo nos últimos dois anos.

Muitas pessoas não estavam preparadas quando a pandemia chegou. Uma reserva de emergência poderia ter evitado a falência de muitas famílias. Portanto, esteja ciente disso e desenvolva sua própria reserva.

Aplicativos para ajudar a juntar dinheiro ganhando um salário mínimo

Podemos destacar também alguns aplicativos que ajudam os trabalhadores a juntar dinheiro ganhando um salário mínimo, além das dicas mencionadas acima que contribuem significativamente para a economia.

  • 52 Semanas: O programa foi criado para ajudar os usuários a economizar dinheiro durante 52 semanas. Em seu uso efetivo, o programa tem obstáculos a serem superados, mas o valor economizado aumenta a cada etapa. 
  • Organizze: como o nome sugere, esse aplicativo visa a ajudar os usuários a organizar suas finanças. O objetivo é monitorar as despesas diárias para que o usuário possa organizar suas finanças de acordo com suas prioridades.
  • Zoom: o Zoom funciona como uma espécie de “comparador de preços”. Você pode usar esse aplicativo para descobrir qual varejista oferece as melhores ofertas em produtos e ativar as notificações para receber alertas quando novos itens com preços mais baixos estiverem disponíveis.
  • Cuponeria: os cupons de desconto mencionados acima são o único foco desse aplicativo. Os descontos podem ser resgatados em uma variedade de locais, incluindo lojas, restaurantes e supermercados.

Deve-se observar que todos os aplicativos acima são gratuitos e podem ser acessados em dispositivos iOS e Android.

Confira Também: App de Gestão Financeira: Tenha Controle Sobre Seu Dinheiro