Home Cartão de crédito Saiba como usar o cartão de crédito corretamente, melhores dicas!

Saiba como usar o cartão de crédito corretamente, melhores dicas!

0
Saiba como usar o cartão de crédito corretamente, melhores dicas!

Saber como usar o cartão de crédito para fazer compras oferece mais do que uma alternativa ao dinheiro ou aos cartões de débito. O motivo é que os cartões de crédito podem ser uma ferramenta útil para gerenciar as finanças se usados corretamente. 

como usar o cartão de crédito

Hoje, gostaríamos de compartilhar com você algumas informações importantes sobre cartões de crédito. É importante saber como usar seu cartão de crédito corretamente. Dependendo do seu cartão de crédito, você pode ter direito a proteções como fraude e compras sem titular do cartão.

Confira Também: Cartão de Crédito aprovado na hora e com limite: as 4 melhores opções

6 dicas para usar um cartão de crédito corretamente

Falar sobre cartões de crédito pode ser um pouco complicado para muitas pessoas, especialmente se for o seu primeiro cartão ou se você não souber como funciona um cartão de crédito. Não se preocupe, nós o ajudaremos a tirar o máximo proveito do seu com algumas dicas simples para ajudá-lo a usá-lo de forma muito mais inteligente.

Essas 6 dicas o ajudarão a entender tudo, desde como fazer seus pagamentos até como evitar taxas de atraso e criar um bom histórico de crédito. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre como usar um cartão de crédito corretamente e construir uma vida financeira melhor.

Dica nº 1: Aprenda a escolher o cartão de crédito certo para você

Não existe um cartão que seja melhor do que os outros em todos os sentidos, o que significa que o melhor cartão para você dependerá de quais são os recursos mais importantes que funcionam para você porque se adaptam ao seu estilo de vida (e aos seus gastos). Aqui estão alguns aspectos que você precisará observar para decidir qual cartão de crédito escolher:

  • Anuidade: esse é um custo que a instituição financeira cobra de você a cada ano apenas por ter o cartão de crédito. Há alguns cartões que não cobram anuidade e outros que cobram milhares de reais; é claro que os benefícios também mudam.
  • Benefícios: A maioria dos cartões tem benefícios e programas de prêmios diferentes. O importante é escolher aquele que tem os benefícios de que você realmente precisa e dos quais pode tirar melhor proveito.
  • A taxa de juros: esse é o custo, em porcentagens, do empréstimo do banco usando seu cartão de crédito (mais sobre como evitar o pagamento de juros mais tarde).
  • Taxas: são os valores cobrados pelo cartão de crédito por alguns dos serviços; por exemplo, taxas de cobrança, saques em dinheiro em caixas eletrônicos etc. Você pode evitar o pagamento da maioria das tarifas, mas é importante estar ciente delas para saber como evitá-las.

Dica nº 2: Data das faturas

A primeira coisa que você deve fazer para saber como lidar com um cartão de crédito é conhecer todas as datas importantes assim que o receber. Descubra quais são elas, o que significam e em que dias são essas datas importantes. Não se preocupe, explicaremos a seguir:

A data de vencimento da fatura é o dia em que o banco faz as cobranças que você fez durante o período (um mês). O extrato de sua conta chegará alguns dias após essa data, informando quanto você deve e fornecendo uma lista das despesas e dos créditos que você fez durante o mês.

O prazo de pagamento é a data mais importante em seu cartão de crédito. É a data máxima em que você terá de pagar o saldo que gerou no período anterior. Em geral, é cerca de 20 dias após a data de corte (esse período de tempo é chamado de período de carência). O banco começará a cobrar juros por cada dia em que você não pagar a dívida após o prazo de pagamento.

Dica nº 3: Fique atento ao valor da sua fatura

Depois de saber quando pagar o cartão de crédito, é muito importante estar ciente de quanto terá de pagar. É melhor (de longe) fazer seu pagamento sem juros, ou seja, pagar integralmente. 

Isso significa que você cobrirá todas as suas despesas do período anterior e não pagará nenhum juro sobre o dinheiro gasto no cartão de crédito. As taxas de juros do cartão de crédito são extremamente altas, especialmente no Brasil. 

Com essas taxas, é muito fácil cair em um círculo vicioso de dívidas; portanto, recomendamos enfaticamente que você evite pagar juros a todo custo. Essa falta de conhecimento é o principal problema enfrentado pelas pessoas que não sabem como usar um cartão de crédito e faz com que elas caiam facilmente em dívidas impagáveis.

Dica nº 4: Quite suas dívidas se já tiver

Se, por algum motivo, você estiver em pendência e já tiver acumulado dívidas em seu cartão de crédito, saia o mais rápido possível. 

Outra dica útil para os não-totalizadores (pessoas que pagam menos do que o valor do pagamento para não gerar juros) é fazer os pagamentos do cartão de crédito o mais rápido possível e não esperar até o último dia. 

Isso ocorre porque os juros são calculados sobre o saldo médio diário do período. Basicamente, quanto mais cedo você fizer o pagamento, menor será o saldo médio e menos juros serão cobrados.

Aconteça o que acontecer, sempre tente pagar o máximo possível e, em hipótese alguma, pague menos do que o pagamento mínimo em seu extrato. Isso fará com que o banco informe negativamente aos Sistemas de Crédito e você também começará a acumular uma taxa de juros de moratória que geralmente é muito mais alta do que a taxa de juros normal (que já é alta).

Dica nº 5: Seu limite é muito importante

Em conjunto com a dica anterior está o quanto você pode gastar. É muito importante que você gaste apenas o que pode pagar na data do pagamento. É comum e normal que as pessoas se sintam tentadas a comprar mais e melhores coisas. 

Como diz Dan Ariely, o famoso professor de psicologia da Duke University, “a tentação é o que nos leva a contrair dívidas e é por isso que é tão difícil sair delas”. O que precisamos fazer, então, é reconhecer a tentação e, antes de fazer a compra, perguntar a nós mesmos se a despesa é realmente necessária e se valerá a pena o dinheiro ou os juros.

Uma maneira muito útil de descobrir se vale a pena comprar algo é analisar seu custo de oportunidade. Comparando-o com outra coisa que você poderia comprar com esse dinheiro. 

Por exemplo, uma pessoa pode pensar que, em vez de comprar um café de R$50 todos os dias, é melhor economizar esse dinheiro e sair de férias no final do ano, porque o considera mais valioso. O que você acha?

Dica nº 6: Veja todos os benefícios do seu cartão

Você deve estar se perguntando o que acontece se eu não usar meu cartão de crédito? Nós lhe diremos para cancelá-lo ou usá-lo pelo menos uma vez por mês para aproveitar todas as recompensas e benefícios adicionais que ele oferece. 

Informe-se sobre todos os benefícios e saiba como usar o cartão de crédito. Você vai querer aproveitá-los porque já está pagando por eles! Alguns dos benefícios mais comuns são os programas de pontos, com os quais você pode fazer compras em diferentes estabelecimentos (dependendo do programa específico do seu cartão), seguro de viagem e acesso a salas de espera exclusivas nos aeroportos.

Contudo, outro grande benefício oferecido por alguns cartões é a opção de gastar suas compras em meses sem juros. No entanto, é preciso ter cuidado, pois eles podem ser uma faca de dois gumes. Os meses sem juros são bons desde que não saiam do controle, lembre-se de que “aos poucos o pote vai ficando cheio” e a soma de muitas parcelas pequenas pode acabar em um valor muito grande na hora de pagar.

Confira Também: Como aumentar limite do cartão de crédito