Home Empreendedorismo Como contratar o melhor funcionário: As 4 Melhores Dicas

Como contratar o melhor funcionário: As 4 Melhores Dicas

0
Como contratar o melhor funcionário: As 4 Melhores Dicas

Saber como contratar o melhor funcionário para um cargo e assegurar seu desenvolvimento e permanência na organização não é tarefa fácil. 

Temos em nossas mãos a decisão que tornará possível que os planos da empresa sejam cumpridos, qualquer que seja seu nível de complexidade. 

Não esqueçamos que o fator humano determina o sucesso de uma organização e, portanto, a escolha da pessoa certa deve ser tão importante quanto o lançamento de um produto no mercado.

Existem variáveis críticas como: tempo, ajuste de orçamento, aceitação de várias condições de trabalho, que podem comprometer o resultado de um processo de seleção.

Desviando nossa atenção para estes indicadores e esquecendo que o objetivo principal é: encontrar os melhores talentos que possam se desenvolver e crescer na empresa.

Como saber quando é hora de contratar seus primeiros funcionários

Ter seu próprio negócio tem grandes vantagens, você decide como e quando trabalhar. Entretanto, é importante saber quando é hora de pedir ajuda e quais atividades você pode delegar para evitar a estagnação do negócio.

Isto pode parecer um pouco estranho, mas é obviamente fácil saber que você precisa de ajuda quando o trabalho está se acumulando e você não tem capacidade suficiente para atender a todos os assuntos de seu negócio. 

Tenho certeza de que você acha que não precisa fazer uma avaliação para isso, não consegue lidar com isso e isso é razão suficiente. 

Mas às vezes você pode ser precipitado demais e pensar que precisa de ajuda quando na verdade é uma questão de má gestão de tempo e recursos, ou algo que pode ser resolvido pela terceirização.

Aqui estão algumas perguntas úteis a se fazer para determinar se sua empresa precisa de um par de mãos extra:

Você está atrasando o trabalho?

Você não pode contratar alguém sem antes ter um trabalho adequado para essa pessoa fazer. Uma boa maneira de descobrir é se você notar que está começando a recusar trabalho ou está colocando algo em segundo plano.

Você precisa considerar as razões pessoais pelas quais isso está acontecendo. É sua falta de organização? 

Existe uma situação pessoal que está tirando muito de seu tempo de trabalho? Seu negócio está crescendo tão favoravelmente que você não está conseguindo cobrir tudo?

Você já identificou uma nova fonte de renda?

Você pode contratar alguém para assumir um novo fluxo de trabalho que está surgindo e que não está mais em suas mãos. 

Por exemplo, sua empresa on-line está recebendo um grande número de clientes e eles frequentemente fazem perguntas ou consultas sobre seus produtos antes de fazer uma compra. 

Portanto, você está pensando em abrir mais canais de atendimento ao cliente, mas com o aumento das solicitações, você não tem tempo para responder aos clientes e continuar com seu trabalho diário. 

Encontrar alguém que possa assumir o controle e dar atenção imediata e personalizada para ajudar a concluir a compra pode ser uma ótima opção.

Em situações como esta, contratar um funcionário pode fazer toda a diferença e levar sua empresa para o próximo nível.

Você está constantemente recebendo reclamações?

Ninguém gosta de reclamações, mas se você pensar nisso, elas são uma grande oportunidade para crescer e melhorar. 

Se você tem recebido muitas reclamações ultimamente, reserve um tempo para analisá-las e descobrir o que está errado e o que você poderia fazer para consertá-las.

É provável que isto signifique mais trabalho, se assim for, considerar a contratação como uma grande oportunidade de crescimento.

Que tipo de atividade você não pode cobrir e como pode consertá-la?

OK, então você identificou que há uma carga de trabalho que você não pode mais fazer, em seguida você precisa considerar as características dessa tarefa para saber que tipo de ajuda você precisa.

  • Revisão dos processos de trabalho – você realmente precisa de outra pessoa?
  • Trabalhar com freelancers contratados para projetos temporários.
  • Contratar trabalhadores temporários.

Analise se esta atividade é temporária ou algo que permanecerá constante em seus negócios.

Se for temporário ou um projeto curto, provavelmente é melhor encontrar um freelancer ou consultor para realizá-lo. 

Mas se é uma atividade constante, que requer mais disponibilidade e representa algo positivo para o crescimento, então é hora de procurar colaboradores.

Vamos compartilhar com você algumas dicas que podem lhe ajudar a tomar uma boa decisão de contratação:

Como contratar o melhor funcionário

Neste post lhe daremos algumas dicas que o ajudarão a tomar uma melhor decisão, seguindo recomendações simples para pré-seleção e entrevista.

Naturalmente, existem ferramentas técnicas para determinar quais são os candidatos mais qualificados, como testes práticos ou psicométricos, mas não são tudo. 

O instinto também é importante na hora de escolher. A combinação de ambos ajudará você a tomar uma decisão melhor.

Antes de mais nada…

Leve seu tempo ao recrutar. Tente não ser muito apressado com o recrutamento. De preferência, coloque seu anúncio a tempo de receber candidatos suficientes e não tome uma decisão precipitada, pois o custo de recrutamento, contratação, treinamento, introdução da equipe, processamento da folha de pagamento e taxas patronais é alto. E acima de tudo, porque o pessoal rotativo frequentemente representa um alto nível de contratempo para você.

Em resumo, uma má contratação custa à sua empresa recursos financeiros e distrai outros funcionários de atividades mais produtivas. Se você dedicar tempo para fazer a escolha certa desde o início, será muito mais fácil para todos os envolvidos.

Aqui estão algumas 4 dicas de como contratar o melhor funcionário:

Como os candidatos se enquadram na filosofia da empresa

Os pilares culturais e os valores da organização nos levam pelo caminho do sucesso e nos permitem ter uma forma definida de proceder para atingir os objetivos comerciais, portanto, a importância de validar a alimentação cultural ou o ajuste da pessoa à filosofia da empresa é a recomendação nº 1 para fazer a escolha certa. 

Mapear as funções do cargo a ser preenchido, assim como as habilidades necessárias para realizá-las

Ter o mapeamento funcional dos postos de trabalho, compreender o propósito de cada um e sua área, seu nível de contribuição para a organização, juntamente com as habilidades, atitudes e aptidões necessárias, será nosso roteiro para encontrar o talento mais adequado. Se tivermos estas informações previamente estabelecidas, teremos o argumento necessário para “conquistar” e “excitar” cada um dos candidatos com a empresa e o cargo em questão.

Relacionado: Como avaliar seus candidatos com eval.com?

Avaliar o conhecimento e a experiência 

Não menos importante é a avaliação dos conhecimentos e/ou experiência necessários para um determinado cargo. Portanto, é necessário encontrar um equilíbrio entre estas “habilidades duras” e “habilidades leves” para escolher o melhor candidato. É importante ser claro sobre o potencial do candidato (definido por uma combinação de capacidade cognitiva, curiosidade de aprendizagem e habilidades emocionais) para tomá-lo como referência e isso pode nos levar a chegar a um consenso para uma decisão baseada mais na busca de talentos do que em especialistas que não atendem 100% dos pontos mencionados acima.

Levar em conta as características da equipe de trabalho

As características de seus líderes devem convergir com as do candidato a ser escolhido, o que é uma prioridade a fim de construir equipes eficazes.

Como contratar o melhor funcionário - (Foto - Pexels)
Como contratar o melhor funcionário – (Foto – Pexels)

Os estilos de comportamento de cada membro, a forma de interação para a realização dos objetivos, a gestão de clientes, entre outros, devem estar conectados e se complementar para obter a melhor versão da equipe. Portanto, a identificação destes aspectos nos ajudará a escolher a peça chave que melhor se encaixa com a equipe.