Home Empréstimo Como usar o Whatsapp Business para aumentar as vendas

Como usar o Whatsapp Business para aumentar as vendas

0
Como usar o Whatsapp Business para aumentar as vendas

Saiba como usar o Whatsapp Business para aumentar as vendas. Antes de tudo, o WhatsApp Business é uma versão especial do aplicativo de mensagens específico para empresas que oferece uma série de recursos para o local de trabalho. 

Essa plataforma inclui os mesmos recursos das versões anteriores, além de recursos exclusivos como a automação de respostas. Acelera o atendimento ao cliente e a distribuição de ofertas e produtos.

O WhatsApp é igualmente importante para a sua marca quando comparado a plataformas como o Instagram, Twitter e o Facebook. Além disso, ele continua crescendo. Espera-se que o Brasil tenha 200 milhões de usuários ativos até 2025. 

Sendo assim, aqui, exploramos por que é uma boa ideia usar o Whatsapp Business para aumentar as vendas com sua estratégia de mídia social, caso nunca tenha pensado nisso antes.

Confira Também: Como Abrir Uma Empresa no Brasil em 2023

Como funciona o WhatsApp Business? 

Responderemos suas perguntas sobre como o WhatsApp Business funciona, para que serve, por que vale a pena ter uma conta comercial e muito mais. 

Se você administra uma empresa, grande ou pequena, deve estar ciente da importância de se manter ativo no WhatsApp, especialmente quando se trata de manter relacionamentos com seus clientes.

Portanto, alcance seus clientes de forma mais eficaz e poderosa com vários participantes, crie chatbots para o WhatsApp e integre e automatize com a API do WhatsApp Business aprovada pelo WhatsApp Inc. 

E como os usuários sabem que você está usando uma conta comercial, seu próprio perfil pode fornecer informações úteis sobre sua empresa, como: Localização, filial, descrição, site, e-mail.

A capacidade de definir mensagens automatizadas também é uma excelente ferramenta de diferenciação. Crie uma mensagem introdutória. Essa é a primeira impressão que seus clientes terão de sua empresa. As possibilidades são muitas, sua imaginação não tem limites. 

Como usar o WhatsApp Business: primeiros passos

Primeiramente, instalar o aplicativo em seu telefone e configurar as informações padrão é o primeiro passo para usar o Whatsapp Business para aumentar as vendas. Veja o processo aqui!

Baixe o aplicativo agora

Faça o download do aplicativo WhatsApp Business no Google Play ou na Apple Store. Observe que a versão de uso pessoal do WhatsApp tem um telefone como o logotipo, enquanto o WhatsApp Business usa um B maiúsculo.

Verifique seu número de telefone

Você pode mover seus arquivos de mídia e histórico de bate-papo da sua conta pessoal do WhatsApp para a conta criada para sua empresa. Ao se inscrever pela primeira vez no WhatsApp Business, você precisará verificar seu número de telefone. 

Insira detalhes importantes sobre sua empresa 

Depois de confirmar seu número de telefone, você precisará inserir o nome e a categoria da sua empresa. Adicionar uma foto de perfil facilita a identificação de sua empresa. Pronto, tudo está configurado, agora é hora de entrar em ação.

Como personalizar o WhatsApp Business?

Embora possa parecer uma tarefa inútil, o preenchimento cuidadoso do seu perfil economiza seu tempo e permitirá que você se concentre no que realmente importa, estabelecer relacionamentos duradouros com seus clientes, veja o passo a passo: 

  1. Toque nos três pontos no canto superior direito da tela inicial do WhatsApp Business e selecione Configurações.
  2. Em seguida, toque em Editar após selecionar o nome de sua empresa. Os clientes podem saber um pouco mais sobre sua empresa, incluindo seu endereço, os produtos e serviços que você oferece e o horário de funcionamento.
  3. Na guia Editar, é possível adicionar outras maneiras de entrar em contato com as pessoas, como seu site, endereço de e-mail e contas de mídia social.

Seu negócio se expandirá e você terá mais oportunidades de vendas se facilitar a busca de informações úteis para as pessoas.

Tomar uma decisão informada é mais fácil quando os clientes têm acesso a todas as informações de que precisam, portanto, continue lendo para saber como catalogar seus produtos e serviços usando o WhatsApp Business.

  1. Selecione Configurações tocando nos três pontos no canto superior direito e escolhendo Configurações comerciais.
  2. Selecione Catalog (Catálogo) e clique em Add product or service (Adicionar produto ou serviço).
  3. Você pode tocar na parte superior para tirar uma nova foto ou adicionar imagens de produtos de sua galeria de fotos.
  4. Para identificar o produto, digite seu nome e uma breve descrição, você pode fornecer o preço, um link e um código, se desejar.
  5. A última etapa é clicar em Salvar. Pronto, o primeiro item de seu catálogo está pronto.

Sendo assim, repita essas instruções simples para adicionar mais itens.

Pense que você tem uma padaria e um cliente entrou em contato com você para pedir um prato a ser servido em um evento especial. É possível compartilhar seus produtos diretamente do catálogo. Veja como é simples:.

  1. Selecione Catálogo, clicando no ícone de clipe de papel na barra de conversação.
  2. Selecione quantos produtos quiser compartilhar com o cliente tocando em todos eles de uma vez.
  3. Envie para o cliente clicando na seta no canto inferior direito;

O cliente agora pode ver as imagens, as descrições e os preços dos produtos.

Como usar o Whatsapp Business para aumentar as vendas

Como usar o Whatsapp Business para ter dados da sua empresa

O WhatsApp Business fornece dados sobre o volume de interações, incluindo mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas, se você estiver interessado em acompanhar suas conversas.

Contudo, veja como usar o WhatsApp Business para obter informações sobre suas mensagens:

  1. Abra o aplicativo WhatsApp Business;
  2. toque nos três pontos no canto superior direito > Configurações > Configurações do Business;
  3. selecione “estatísticas” e você verá o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Esses dados podem ajudá-lo a avaliar a necessidade de converter sua conta do WhatsApp Business em uma conta da API do WhatsApp Business, com a qual você pode integrar o aplicativo a outras plataformas, como um software de atendimento ao cliente ou um CRM de vendas. 

Essas integrações com uma abordagem omnicanal podem ser especialmente úteis se você receber muitas mensagens no WhatsApp. Elas oferecem ferramentas como a organização de conversas em uma única interface, independentemente de terem sido iniciadas em outras redes sociais ou por e-mail.

Portanto, usar o Whatsapp Business para aumentar as vendas pode ser a virada de chave da sua empresa. 

Confira Também: Como Abrir o MEI: Saia de Microempreendedor para Empresário