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Atendimento ao Cliente: Como Implementar o Whatsapp no Seu Negócio

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Atendimento ao Cliente: Como Implementar o Whatsapp no Seu Negócio

O atendimento profissional ao cliente é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Saber como implementar o Whatsapp no seu negócio consiste em fornecer suporte por meio de vários canais para garantir a satisfação do cliente com o produto ou serviço que ele adquiriu. 

Nos últimos anos, o WhatsApp ganhou popularidade como uma ferramenta de atendimento ao cliente para empresas devido ao seu tempo de resposta rápido e maior eficiência. 

Portanto, este artigo explica como as empresas podem usar o WhatsApp como uma ferramenta de atendimento ao cliente, além de destacar os benefícios de fazer isso. 

Por que você deve implementar o Whatsapp no seu negócio?

Com mais de 2,5 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, o WhatsApp é uma das maiores plataformas de mídia social e mensagens. Seja jovem ou velho: a maioria dos brasileiros agora possuem o popular aplicativo.

É exatamente por isso que cada vez mais empresas oferecem aos seus clientes atendimento via WhatsApp. Pois é aí que reside a sua zona de conforto comunicativo.

Quais são as vantagens de implementar o Whatsapp no seu negócio?

Antes de tudo, confira agora as vantagens de usar o WhatsApp para atendimento ao cliente.

Flexibilidade

Ao implementar o Whatsapp no seu negócio em vez de ter que ligar para os clientes em horários específicos, o app oferece às empresas a capacidade de se comunicar diretamente com eles de forma instantânea e sem restrições de tempo. O canal também tem inúmeras vantagens em comparação com os canais tradicionais, como a linha direta. 

Além disso, existem chatbots integrados ao atendimento ao cliente. Para melhorar a eficiência do suporte, os chatbots podem responder automaticamente às perguntas e dúvidas mais comuns.

Segurança

Desde 2016, o WhatsApp vem garantindo a transmissão segura de dados, protegendo-os com criptografia de ponta a ponta. Como resultado, somente a pessoa a quem os dados foi enviado pode ver. 

A seção de ajuda do WhatsApp fornece informações sobre a criptografia de ponta a ponta. 

Bilhões de usuários

O grande número de usuários ativos mensais no aplicativo de mensagens ultrapassa 2 bilhões, dando às empresas novas oportunidades de se concentrarem no atendimento ao cliente, na aquisição e na fidelização de clientes. 

A satisfação do cliente é alta

O sucesso de uma empresa é muito maior com um alto nível de satisfação do cliente. O canal de bate-papo mais popular garante uma comunicação simples e eficiente que atende e até mesmo excede as necessidades e expectativas dos clientes, possibilitando, assim, a verdadeira satisfação do cliente. 

Fácil acesso

Ao implementar o Whatsapp no seu negócio, não é necessária nenhuma infraestrutura adicional e, de fato, essa forma de comunicação é muito mais simples e fácil de usar. Durante uma conversa, o cliente está no mesmo nível do provedor de serviços e tem a oportunidade de se expressar de forma rápida e informal. 

Reduzir os custos de serviço

Em comparação com os canais de comunicação tradicionais, como e-mail ou telefone, o WhatApp é a opção mais econômica. Você pode atender a vários clientes simultaneamente e de forma assíncrona (um para muitos), economizando tempo e recursos.

Integração de terceiros

O WhatsApp não oferece apenas uma gama de opções quando se trata de facilitar o gerenciamento de mensagens recebidas.

A API do WhatsApp Business (interface técnica para sistemas de terceiros) pode ser facilmente usada para conectar outras ferramentas, como sistemas de CRM (Salesforce and Co.). Como integrar facilmente o WhatsApp em sua estratégia digital.

Conteúdo multimídia

Além da opção de enviar mensagens de texto, o WhatsApp permite compartilhar uma variedade de conteúdo multimídia, como fotos, vídeos, locais, emojis e vários tipos de documentos. 

Essa é uma ferramenta útil para simplificar e tornar compreensível a transmissão de informações complicadas. Em determinadas situações, os emojis podem aprimorar a comunicação, criando um ambiente amigável e personalizado. 

Os clientes que recebem mensagens em um tom descontraído têm maior probabilidade de se lembrar da empresa em comparação com aqueles que recebem apenas mensagens de texto padrão na forma de blocos de texto instantaneamente reconhecíveis. 

Como usar o WhatsApp para atendimento ao cliente

Antes de implementar o Whatsapp no seu negócio, é fundamental entender como ele funciona especificamente, pois varia consideravelmente em comparação com sua versão para usuários não profissionais. 

Existem duas maneiras possíveis de usar o WhatsApp para atendimento ao cliente. 

Eu sei que parece confuso, os nomes muito parecidos, mas não são a mesma coisa! Vamos dar uma olhada mais de perto no que cada um significa e como eles funcionam. 

Aplicativo WhatsApp Business e API WhatsApp Business

Essas opções são o aplicativo WhatsApp Business e a API WhatsApp Business. À primeira vista, as versões diferem pouco, mas ainda mais nas funções e possíveis utilizações.

Embora o WhatsApp Business só possa ser usado em no máximo cinco dispositivos e, portanto, seja adequado apenas para empresas menores, a API do WhatsApp Business oferece muito mais opções para uso comercial.

Essa interface técnica (API) permite que as empresas processem mensagens do WhatsApp de clientes em grande escala.

As empresas estão usando cada vez mais serviços de mensagens no atendimento ao cliente porque oferecem a maneira mais eficaz de se comunicar com os clientes.

Esse tipo de comunicação oferece ao cliente o conforto e a comodidade desejada e até esperado na hora de adquirir um produto ou receber um serviço.

Processamento de consultas gerais de clientes

Usar um serviço de mensagens como o WhatApp pode facilitar e melhorar significativamente os processos de negócios do dia a dia e o contato geral com os clientes.

A principal vantagem é a comunicação assíncrona. Os usuários podem enviar solicitações independentemente do horário, e o atendimento ao cliente pode processar um grande número delas de maneira flexível e cronológica. 

O canal também oferece muitas oportunidades para apoiar perguntas e respostas com suplementos de mídia (imagens, vídeos, locais, mensagens de voz, dados de contato, etc.).

A operação descomplicada, mas abrangente, e o processamento mais rápido das preocupações dos clientes em tempo real garantem uma fidelização duradoura do cliente com a máxima eficiência.

Colete feedback do cliente

Nota importante: Antes de uma empresa recolher feedback dos clientes através do WhatsApp, deve primeiro garantir que todos os regulamentos de proteção de dados foram cumpridos e que o cliente deu o seu consentimento para contacto através do WhatsApp (opt-in).

Aqui estão alguns exemplos de coleta de feedback de clientes:

  • Pesquisas simples baseadas em texto para obter feedback sobre serviços ou produtos
  • Conduzindo conversas de pesquisa automatizadas e interativas usando um chatbot
  • Fornecimento de um formulário de feedback fixo, executado após a conclusão de um serviço
  • Recompensar clientes que dão feedback com, por exemplo, descontos ou vouchers

Enviar atualizações de status

Outra forma útil de permanecer conectado com os clientes e garantir que sua marca permaneça no radar deles, em todos os sentidos da palavra. 

Para manter os clientes atualizados mesmo após a realização do pedido, muitas empresas implementam o Whatsapp no seu negócio na página de checkout.

Usando esse canal de fácil acesso, os clientes podem não apenas ser informados sobre atualizações de remessas, mas também receber faturas que podem se perder na caixa de entrada de e-mail, muitas vezes superlotada.

Catálogo de produtos WhatsApp

Produtos e serviços podem ser integrados aos chamados catálogos no perfil da empresa no WhatsApp. Para que os clientes possam solicitá-los especificamente por meio da função de pesquisa. Com fotos, vídeos curtos, ofertas e campanhas de descontos, o interesse pela compra pode ser facilmente despertado e aumentado.

Como Implementar o Whatsapp no Seu Negócio (Foto - Unsplash)
Como Implementar o Whatsapp no Seu Negócio (Foto – Unsplash)

Considerações finais

Para fortalecer de forma sustentável a satisfação e a fidelidade do cliente, aumentar a eficiência do serviço, economizar e reduzir custos, implementar o Whatsapp no seu negócio para atendimento ao cliente é quase essencial.