Os passos para ter um orçamento de vendas incluem conhecer o custo médio da concorrência, identificar seu público-alvo, estimar as vendas e o crescimento anterior e saber o poder aquisitivo de seu público.

Orçamento de vendas - mesa de negocios
Orçamento de vendas – (Pexels)

Se você tem ou faz parte de uma empresa precisa compreender o valor do orçamento de vendas. Isto porque seu orçamento determina como sua empresa acompanha o estoque e o fluxo de trabalho.

O financeiro de seu negócio depende muito desta ferramenta, por isso reunimos algumas dicas para criar um orçamento de vendas.

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Antes de tudo, o que é um orçamento de vendas?

Um orçamento de vendas nada mais é do que um documento que ajuda o proprietário de uma empresa a calcular os lucros e receitas estimados de uma empresa em um determinado momento.

Em outras palavras, é um documento que prevê a porcentagem de vendas e lucros que devem ser feitas durante um período de tempo (geralmente mensal, trimestral ou anual).

Sendo assim, você deve ter sua previsão de vendas em seu negócio. 

Orçamento de vendas - MAOS DADAS
Orçamento de vendas – (Pexels)

As previsões levam em conta muitos componentes como vendas passadas, a concorrência e comportamento econômico. Um orçamento de vendas completo requer as seguintes informações:  

  • Declaração de renda: Informações sobre o superávit anual. 
  • Balanço: Contém informações sobre ativos, passivos e patrimônio líquido.
  • Fluxo de caixa: Demonstração do fluxo de caixa, fluxo de caixa de receitas e despesas. 

Isto é importante porque esta pesquisa e compreensão das vendas vai levar a orçamentos comerciais mais eficientes. Desta forma, seu orçamento de vendas deve ser baseado em dados reais, para que você possa estabelecer suas metas com mais confiança.

Importância do orçamento de vendas.

Antes de saber como implementar orçamentos de vendas de forma mais eficiente, o valor desta ferramenta na gestão organizacional deve ser conhecido. 

Por um lado, ela é a base de todo o processo de elaboração do orçamento ao preparar a previsão de lucros de uma empresa, pois mostra se todos os custos podem ser cobertos e se os fundos são lucrativos.

Portanto, a execução do orçamento de vendas é fundamental para o orçamento da empresa e, portanto, para o desenvolvimento saudável do setor. 

A previsão da demanda, por outro lado, é um dos fatores que influenciam o planejamento da produção e da compra de mercadorias. Também está relacionada aos custos, sendo assim, um erro na previsão pode levar a graves problemas no caixa.

O custo permanece o mesmo, independentemente da quantidade encomendada. Ela tem que pagar aluguel, contas telefônicas, salários, eletricidade, material de escritório e outras despesas mensais fixas. 

Portanto, se a empresa, ao olhar o orçamento de vendas, perceber que não tem dinheiro suficiente para cobrir os custos, deve ser incluído no planejamento. Caso contrário, deve considerar outras soluções.

Além do lado financeiro do negócio, saber como desenvolver um orçamento de vendas adequado também pode influenciar a estratégia de vendas de uma organização. 

Por exemplo, uma queda esperada na demanda fará com que as organizações busquem soluções especializadas e outras opções que possam resolver o problema. Além disso, a superestimação pode impedir que os gerentes reconheçam esta necessidade.

Portanto, este dano também afeta as vendas. Você pode tomar decisões erradas por um tempo, pois terá um orçamento com dados errados ou incompletos.

Exemplo de orçamento de vendas

Crie facilmente um orçamento de vendas considerando a organização dedicada à fabricação e venda de seus carros de marca.

Primeiro, preparar um orçamento para 202X, depois compilar as conclusões finais e as estimativas orçamentárias do ano passado para que você possa compará-las com os dados reais recebidos. Verifique a exatidão das previsões anteriores.

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Orçamento de vendas – (Pexels)

Segundo, prepare uma previsão de vendas para a empresa, analise o papel que a empresa está desempenhando e desempenhará a este respeito e forneça pesquisas relevantes. 

Um exemplo de um simples gráfico de previsão de vendas é mostrado abaixo.

Fatores / Semestre1º semestre2º Semestre
Número de unidades1.000 unidades1.500 unidades
Preço por unidadeR$2R$1.8
Vendas brutas totaisR$2.000R$2.700
Deduções de preçoR$250R$150
Total vendas líquidasR$1.750R$2.550

Como você pode ver, o analista aponta que enquanto o custo é fixo para os primeiros seis meses, à medida que o custo desce, o lucro aumenta. 

Isto pode ser devido a um processo deflacionário, uma crise regional ou simplesmente um desejo de perseguir um plano diferente e conquistar mais mercados.

Finalmente, após as conclusões terem sido esclarecidas através de avisos sobre futuros inesperados e certos obstáculos que possam surgir, a seção de conclusões do relatório e os números finais são apresentados para fornecer orientações à administração da empresa.

Orçamento de vendas: saiba como fazê-lo em 5 passos

Aqui estão os passos necessários e como criar uma oferta de venda.

Defina canais de comunicação

Que canais de comunicação você está utilizando para alcançar seus clientes em um ambiente tão competitivo? As organizações podem e devem se comunicar de diferentes maneiras. Estas incluem:

  • representantes;
  • revendedores;
  • varejistas;
  • lojas virtuais ou físicas
  • etc.

Os canais de comunicação devem estar alinhados com sua estratégia e necessidades comerciais para que você possa ficar à frente de seus parceiros comerciais.

Defina o mix de produtos

O próximo passo na criação de um orçamento de vendas é pesquisar as linhas de produtos de sua empresa. Para isso, liste os produtos ou serviços que sua organização oferece. Para simplificar e gerenciar ainda mais sua empresa, dívida categorias e grupos.

Isso facilita a avaliação de quais serviços ou produtos estão em alta demanda e quais têm baixas vendas. Para isso, você precisa pensar em deduções, comissões e despesas, não apenas em receitas.

Avaliação de itens para venda

Neste ponto de seu orçamento de vendas, é importante comunicar-se diretamente com o setor de vendas de sua organização. 

Ele também acompanha as vendas e o histórico, de modo que as previsões de vendas possam ser feitas para antecipar problemas em condições sazonais, levando em conta as capacidades de cada canal de comunicação.

Defina os custos

O custo é um fator importante para determinar se os compradores escolhem seu negócio. Mas um custo muito baixo pode custar seu negócio e ainda mais alto, pode custar aos seus clientes.

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Orçamento de vendas – (Pexels)

Portanto, para determinar o custo de vendas, você deve calcular a margem de lucro considerando a compra, fabricação ou compra de serviços ou produtos, custos de envio e impostos. Há 3 pontos:

  • Custo dos serviços prestados (CSP): para organizações que prestam serviços. 
  • Custo de produtos vendidos (COGS): para varejistas ou organizações que terceirizam a produção. 
  • Custo de Produtos Fabricados (COGS): para a indústria.

Pontos de vendas

É hora de visualizar os pontos e canais de vendas em seu orçamento. Para isso, precisamos avaliar os meios mais solicitados e vistos para o seu serviço ou produto. 

Porque esta etapa tem um grande impacto na produtividade. Você quer promover nas mídias sociais ou vai optar por pontos de vendas físicos?

Um orçamento de vendas é uma ferramenta muito fácil de usar em seu negócio, pois ajuda a prever e melhorar seu desempenho, identificando o que seus clientes querem e fornecendo informações sobre seu negócio.

Considerações Finais

Contudo, um modelo de orçamento deve ser parte de seu processo comercial, a primeira etapa da prestação de serviços e uma das etapas mais importantes na atração de clientes para seu negócio.

Encontre o melhor tipo de oferta para seu negócio, fazendo os ajustes certos para atrair clientes que terão confiança em seu negócio. 

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