Home Cartão de crédito O que é um Cartão de Crédito adicional e como ele funciona?

O que é um Cartão de Crédito adicional e como ele funciona?

0
O que é um Cartão de Crédito adicional e como ele funciona?

O cartão de crédito adicional é uma ótima ferramenta que surge da necessidade de fornecer apoio financeiro a outras pessoas, especialmente familiares.

Cartão de Crédito Adicional (Foto - Pexels)
Cartão de Crédito Adicional (Foto – Pexels)

Por exemplo, eles são usados por pais que querem mandar seus filhos para a faculdade e pagar as despesas, por casais que estão usando o mesmo cartão de crédito e até mesmo por pessoas que decidiram assumir a responsabilidade pelo dinheiro de outras pessoas. 

Se estiver pensando em solicitar um cartão adicional, lembre-se de que você tem responsabilidades como titular do cartão e que há várias precauções a serem tomadas ao lidar com cartões adicionais. É por isso que fornecemos tudo o que você precisa saber para tomar uma decisão.

O que é um cartão adicional?

Antes de tudo, para solicitar um cartão adicional, você concede ao banco a autorização para emitir um cartão em nome de outra pessoa, permitindo o uso da linha de crédito dessa pessoa.

Como titular do cartão principal, assume a responsabilidade pelo pagamento de taxas relacionadas a serviços ou compras realizadas com o cartão adicional. Seu extrato mensal refletirá as compras, pagamentos, assim como outros débitos e faturas relacionados ao cartão que tenha autorizado.

Como funcionam os cartões adicionais?

Após a solicitação do cartão adicional, será enviado um cartão com a mesma cor e aparência, mas em nome do titular do cartão adicional, contendo um número de conta distinto. Essa medida visa diferenciar as compras efetuadas pelo titular do cartão principal das realizadas pelo titular do cartão adicional.

A ativação do cartão adicional é de responsabilidade do titular correspondente. Após a ativação, o cartão pode ser utilizado para realizar compras e saques, respeitando o limite de crédito estabelecido pelo titular do cartão principal ou o montante autorizado por ele.

O titular do cartão principal receberá o extrato de conta, abrangendo as transações efetuadas na sua linha de crédito. Sendo importante realizar o pagamento dentro do prazo acordado.

Os limites permanecem consistentes tanto para o cartão principal quanto para os cartões adicionais. Em outras palavras, caso o limite total for R$4.000, esse montante fica dividido com o cartão adicional.

Normalmente, os titulares de cartões podem definir um limite de gastos mensais para os cartões adicionais.

A quantidade de cartões suplementares e o limite individual de cada um podem flutuar de acordo com a política da instituição. As transações podem ser apresentadas de forma separada ou consolidada em uma única fatura. Contudo, é importante ressaltar que o titular do cartão mantém a responsabilidade pelo pagamento.

O que acontece se o titular do meu cartão adicional fizer compras que eu não autorizei ou se recusar a pagar?

Esse é o maior risco ao conceder um cartão adicional. Infelizmente, você é responsável pela liquidação da dívida. Aos olhos da lei e do banco, todas as compras feitas pelo adicional devem ser pagas por você em caso de inadimplência.

Por que um cartão adicional é uma excelente opção?

Você provavelmente já ouviu falar de cartões de crédito adicionais e de como eles têm muitos benefícios, mas você sabe exatamente como eles funcionam? Esse é um cartão derivado de uma pessoa que quer dar apoio financeiro a outra pessoa.

Aqui estão alguns motivos para ajudá-lo a decidir se deve solicitar um cartão adicional – continue lendo!

Acesso ao consumo da família 

Esse benefício será muito útil se você administrar um orçamento familiar e todos tiverem uma cota para suas despesas pessoais. Por exemplo, se seu filho estiver estudando na universidade e precisar comprar materiais para um projeto ou gasolina para se locomover, ele poderá usar esse cartão e fazer pagamentos facilmente.  

Também é importante mencionar que esse tipo de cartão é fácil de aprovar, pois é uma extensão do cartão do titular. Portanto, você pode solicitar um para seu parceiro ou filhos a qualquer momento. 

Flexibilidade nos limites de gastos

Os cartões adicionais exigem responsabilidade de ambas as partes. Você pode definir limites de gastos para manter suas finanças seguras. Esse pode ser o valor do orçamento para cada membro da família. 

Útil em caso de emergências

Você já pensou no que sua família faria em uma situação inesperada? Um cartão de crédito pode ser muito útil e uma ferramenta que pode tirar você de emergências no momento certo. 

Benefícios compartilhados

Os titulares de cartões adicionais também desfrutam da maioria dos benefícios. Isso pode ser muito útil se você quiser aumentar a quantidade de milhas e pontos, pois quanto mais compras você fizer com seus cartões, mais pontos acumulará. Lembre-se de que você pode resgatar esses pontos em uma variedade de estabelecimentos.

Controle de gastos

O titular da conta terá sempre à mão as informações dos gastos feitos com os cartões por meio do extrato da conta. Ter todas essas informações disponíveis será fundamental para manter um melhor controle das finanças de sua família e cumprir seu orçamento mensal.  

Como qualquer produto financeiro, um cartão de crédito adicional representa grandes benefícios quando usado com responsabilidade. Ele também pode ser uma ótima maneira de apresentar uma pessoa ao mundo das finanças e ensiná-la hábitos saudáveis que a ajudarão no futuro.

Outros fatos importantes sobre os cartões de crédito adicionais

  • Os usuários de cartões adicionais não podem solicitar aumento de crédito, encerrar contas ou solicitar permissão para fazer compras acima do limite. 
  • Os cartões adicionais participam de promoções, meses sem juros e descontos. 
  • Um dos benefícios de ter um cartão adicional é que seu uso acrescenta pontos ao programa de recompensas do titular do cartão.

Considerações Finais

Contudo, ter uma abordagem responsável com os cartões de crédito é crucial para prevenir complicações financeiras a longo prazo. Garanta que os pagamentos estejam dentro de suas possibilidades e evite ultrapassar seus ganhos ao realizar as compras.

Perder o controle pode resultar no aumento da dívida do seu cartão de crédito, devido às elevadas taxas de juros.

O mercado oferece diversas opções para atender diferentes orçamentos e requisitos. Ao realizar uma pesquisa detalhada, fica mais fácil encontrar aquela opção que se alinha melhor às suas necessidades.