Home Pessoal Como Economizar para Comprar um Carro: 6 Passos Essenciais

Como Economizar para Comprar um Carro: 6 Passos Essenciais

0
Como Economizar para Comprar um Carro: 6 Passos Essenciais

Você quer começar a economizar para comprar um carro e não sabe por onde começar? Então você está no lugar certo. Elaborar uma estratégia que lhe permita economizar dinheiro para comprar um carro é a melhor coisa que você pode fazer, pois isso é bom para você e seu bolso. 

Se você tem um carro específico em mente, as coisas podem ficar um pouco mais complicadas, pois o fato de você ter chegado até aqui nos diz que você não tem certeza de como conseguir o dinheiro para pagar por ele.

Não se preocupe, hoje vamos apresentar as coisas que você precisa ter em mente para economizar na compra de um carro e poder colocar as mãos no volante o quanto antes. 

Como economizar para comprar um carro?

A empresa norte-americana de serviços financeiros Bankrate recomenda que as pessoas sigam as seguintes dicas para conseguir o dinheiro necessário para comprar um carro:

Faça um orçamento 

É difícil estimar qual carro você pode comprar se não tiver feito as contas. Analise sua renda mensal e seus compromissos financeiros, como pagamentos de aluguel ou financiamento, mensalidades escolares dos filhos, contas de serviços públicos e assim por diante. 

Também é aconselhável manter um registro de suas despesas para ter uma ideia do que você gasta em coisas como comida, refeições fora de casa ou compras. Isso o ajudará a determinar quanto deve economizar para o pagamento da entrada, caso pretenda optar por um financiamento.

Saiba mais sobre os preços dos veículos

É importante se informar sobre os preços dos veículos. Pesquise os preços dos carros para ter uma ideia geral do que você pode esperar pagar por um carro. Há muitos recursos online, como o nosso site, que podem ajudá-lo a encontrar o modelo de carro certo para sua situação financeira e suas necessidades. 

Ao conhecer seu orçamento, você saberá exatamente que tipo de veículo pode comprar. As pessoas geralmente compram seus veículos com economias ou financiamento. Se estiver pagando à vista: quanto você pode gastar?

Se precisar de um empréstimo, esteja preparado e faça sua pesquisa: você tem seu histórico de crédito bom? Quais são as taxas de juros e os termos de empréstimo para veículos novos e usados? Quanto você tem de entrada (o ideal é pelo menos 20% do valor do veículo que deseja comprar)?

Limite as despesas desnecessárias

Se o seu salário atual não permite que você economize muito para comprar um carro, encontre maneiras de reduzir as despesas desnecessárias ou até mesmo cortá-las. Isso não significa que você tenha que ficar sem nada permanentemente, mas pode ser útil cortar certas despesas por um tempo para economizar dinheiro.

Por exemplo, talvez você queira parar de usar o cartão de crédito para determinadas compras que considere não serem muito dispensáveis. Além disso, procure maneiras de reduzir um pouco suas despesas regulares, como eletricidade e alimentação. Tudo isso contribuirá positivamente para a compra de seu novo carro.

Abrir uma conta poupança

Agora que você sabe quanto e como limitar seus gastos, a próxima etapa é encontrar um lugar seguro para o seu dinheiro. Uma boa alternativa é abrir uma conta separada para que você não se sinta tentado a usar as economias do carro novo para outros fins.

Se você tiver alguns anos para economizar e a compra de um carro for uma meta de longo prazo, uma opção é colocar seu dinheiro em uma conta de poupança de alto rendimento para que ele possa crescer e deixar essas reservas intactas até a hora de comprar o carro.  

Avalie suas necessidades

Faça uma lista de suas principais prioridades para o novo veículo, como segurança, confiabilidade, eficiência de combustível, assentos para passageiros e espaço para carga. Seja realista ao distinguir entre necessidades e desejos. 

Você pode se sentir tentado a considerar um modelo muito caro, mas avalie se faz sentido para o seu orçamento pagar por ele. É importante pensar na funcionalidade e em como você planeja usar o carro. Lembre-se também de que suas necessidades podem mudar no futuro. 

Nem todos os veículos são adequados para todos. Quando analisamos os recursos de que precisamos em um veículo, fica mais fácil selecionar um modelo que nos atenda. Ao economizar para comprar um carro, é importante se perguntar:

Você vai dirigir sozinho ou acompanhado, Precisa de espaço para transportar equipamentos ou mercadorias, Está interessado em um motor ou em um carro, alto consumo de combustível ou baixo consumo de combustível?

Obtenha uma fonte de renda adicional

Se o seu emprego de período integral não permite que você economize muito, talvez seja possível conseguir um trabalho extra para aumentar esse valor. Ter uma fonte de renda extra pode ajudá-lo a economizar mais. Por exemplo, você pode vender produtos online ou trabalhar como assistente virtual. Hoje em dia, há várias opções de trabalho remoto disponíveis. 

Até agora, vimos 6 dicas para economizar dinheiro para comprar um carro. Embora economizar para comprar um carro novo possa parecer um pouco complicado, você pode facilitar esse processo de várias maneiras. Não se esqueça de seguir essas dicas e dividir sua meta em objetivos alcançáveis e você estará no caminho certo. Esperamos que essas informações tenham sido úteis!

Qual é o melhor momento para comprar um carro?

Não é uma ciência exata, mas é verdade que, usando a lógica, podemos encontrar o melhor mês para comprar um carro.

As concessionárias trabalham com base em metas, portanto, ir até elas nos últimos dias do mês pode lhe trazer um bom negócio na forma de um desconto. Se o mês tiver sido ruim, eles estarão focados em vender carros para aumentar sua cota de registro e atingir suas metas.

Além disso, a chegada dos modelos mais recentes costuma fazer com que os carros usados e seminovos tenham uma queda de preço, já que as atenções se voltam para as novidades. É uma ótima oportunidade para quem busca um veículo com um bom custo-benefício. 

Se estiver de olho em algo específico, esse período pode ser a hora certa para fazer um bom negócio. Já começou a economizar para comprar um carro novo? Quanto antes iniciar melhor!