Home Pessoal Como saber seu perfil de investidor? Guia passo e passo completo

Como saber seu perfil de investidor? Guia passo e passo completo

0
Como saber seu perfil de investidor? Guia passo e passo completo

Neste artigo, confira tudo sobre como saber seu perfil de investidor, para que seu plano de ação como investidor seja mais focado em seus gostos e limites. 

saber seu perfil de investidor -  tomando cafe vendo gráficos de investimentos

Leia até o final para que você possa saber seu perfil de investidor e ver que opções você poderia considerar de acordo com seu perfil. Você vai encontrar o melhor.

Confira Também: Como começar a investir em criptomoedas: um guia passo a passo…

Perfis de investidor

Os 3 perfis de investidor que existem de acordo com seu nível de risco. Geralmente existem 3: o conservador, o moderado e o agressivo, veja como saber seu perfil de investidor.

  • O conservador. Este é o mais calmo de todos eles. Eles não procuram riscos altos, ao contrário, procuram produtos financeiros que sejam o mais seguros possível, mesmo que isso signifique não ter retornos muito altos. Eles apreciam a segurança e o trabalho.
  • Moderados. Este é um intermediário entre o arriscado e o moderado. Eles gostam da idéia de risco em troca de altos retornos, mas não na medida em que ela afeta sua segurança financeira. Geralmente tem uma carteira equilibrada entre ativos de risco intermediário, ou uma mistura de alto e baixo risco.
  • Agressivo. O mais arriscado de todos. Aquele que busca o máximo retorno, mesmo que isso lhes custe perdas a curto ou médio prazo. Bastante ambicioso e geralmente investe em ativos de capital.

Agora que você sabe que tipos de investidores existem, para saber em que categoria você se enquadra, você deve se saber o seguinte para saber seu perfil de investidor:

Conhecimento

O conhecimento que você tem sobre o que você vai investir é um dos fatores mais importantes na definição para saber seu perfil de investidor. Lembre-se de que quando as coisas dão errado, é a confiança em seu conhecimento do investimento que o mantém calmo quando os ganhos estiverem baixos.

Por exemplo, se você trabalha no setor imobiliário há anos, você provavelmente está ciente de que quando as taxas de juros sobem, as vendas de casas geralmente diminuem. E, que é um bom momento para comprar casas a dinheiro, para que fiquem mais baratas.

Entretanto, se você acabou de comprar uma casa no ano passado cara, e você vê que ela está descendo de valor, você pode querer vendê-la antes que “desça mais”, porque você não sabe o que pode acontecer.

O mesmo se aplica às ações, empréstimos ou qualquer investimento que você queira fazer. Quanto mais você conhece um produto ou tem experiência com ele, mais você pode se dar ao luxo de ser “agressivo” com esse investimento.

Tolerância ao risco

Qual é a sua tolerância ao risco? Isto é uma coisa muito importante a fazer. Se você nunca investiu antes, pergunte-se como você lida com outras situações de risco ou estresse em geral.

Você é do tipo que em situações estressantes geralmente se comporta como a pessoa mais calma do grupo que acalma os outros, ou é do tipo que entra em pânico? 

saber seu perfil de investidor - grafico e calculadora

Como você se comporta se estiver praticando um esporte e sua equipe estiver perdendo? O que você faz em um incidente, o que você faz em qualquer momento que pareça ameaçador?

Ser um investidor é um jogo muito emocional, pois o mercado em geral é emocional. Pode haver momentos de pânico, e momentos de euforia, o importante é saber se você tem controle emocional suficiente para que sua mente não o traia.

Economia e capacidade de investimento

Se você tem uma alta capacidade de economizar, isto significa que você é uma pessoa que vive abaixo do custo do que você ganha, então você pode manter seu estilo de vida em caso de um acidente ou se algo der errado, graças ao dinheiro que você economizou ou em seu fundo de emergência. Quanto mais porcentagem de sua renda você economizar, mais agressivo poderá ser seu perfil, caso contrário, fica mais conservador.

Por outro lado, se você tem uma grande porcentagem dessas economias destinada a investimentos, você tem mais dinheiro para investir em geral. Isto permite que você invista periodicamente e a longo prazo, seja o que for que aconteça no mercado.

Lembre-se de que quanto mais tempo você tiver um investimento, mais chances você tem de ter lucros. Quanto mais porcentual você tiver reservado para investimentos, mais agressivo você pode se dar ao luxo de ser, caso contrário, vá para o lado conservador.

Se suas economias ou investimentos aumentarem com o tempo também é importante. Se eles subirem com o tempo porque você espera ganhar mais no futuro, você estará em uma posição muito melhor para ser agressivo.

Por outro lado, se você acha que elas irão descer no futuro, seja porque você planeja se aposentar em breve ou porque algo o impedia de obter maiores ganhos, então você deve ir mais pelo lado conservador.

Riqueza atual

Se você juntar todos os seus bens, incluindo propriedade, dinheiro, negócios, etc., e subtrair suas dívidas, qual seria a sua riqueza total? Isto representaria seu apoio financeiro quando você investe. Você também pode incluir coisas herdadas ou a serem herdadas a curto prazo.

Quanto mais riqueza você tiver, mais paz você pode ter, o que lhe permite ir para o perfil mais agressivo; enquanto que se você tiver menos, o ideal seria ser mais conservador. 

Isto pelo simples fato de que lhe custaria muito mais perder dinheiro se você tivesse pouco do que se você tivesse muito.

Prazo e metas de investimento

Em quanto tempo você quer retirar seus ganhos? Obviamente, isto vai de mãos dadas com seu principal objetivo de investimento. Ou seja, qual é a razão pela qual você quer investir? É para comprar um carro, para pagar sua mensalidade, para sua aposentadoria, etc.?

Por exemplo, se for comprar um carro, você pode precisar do dinheiro em 2 ou 3 anos, se for para uma casa, em 6 ou 7 anos, e se for para sua aposentadoria ou liberdade financeira, em 10 ou 15 anos.

Como mencionei anteriormente, há mais probabilidade de ganhar em um investimento a longo prazo do que a curto prazo, pois você pode superar a volatilidade do mercado.

Onde investir de acordo com seu perfil de investidor?

Agora que você viu como saber seu perfil de investidor, aqui estão algumas opções que você poderia considerar de acordo com seu perfil:

Conservador

  • fundos de renda fixa conservadora, como os fundos DI;
  • Tesouro Direto;
  • Certificados de Depósito Bancário (CDB);
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI);
  • e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

Moderado

  • fundos multimercados;
  • debêntures;
  • ações;
  • fundos de ações;
  • aluguel de ações;
  • fundos imobiliários;
  • e Letras Financeiras.

Agressivo

  • Ações em bolsa 
  • operações de bolsa com derivativos ou no mercado a termo.
  • Moedas criptocópicas com Binance.

Conclusões

Estas foram as coisas a considerar para saber seu perfil de investidor. Analisar bem qual é o risco de cada investimento e certificar-se de que ele esteja de acordo com seu próprio perfil de risco é elementar para evitar ter um mau momento em sua jornada de investimento. 

gráficos

Você pode preferir ganhar moderadamente desde que não sofra grandes quedas, ou, você pode não se importar com grandes quedas se quiser fazer ganhos altos no final. 

Qualquer que seja sua estratégia, tudo é bem-vindo neste mundo de investimentos. Com essas dicas a experiência vai ser a mais agradável possível, qualquer que seja seu perfil.

Confira Também: Principais erros nos investimentos: evite e tenha altos rendimentos