Home Pessoal Como negociar dívidas? Guia completo passo a passo

Como negociar dívidas? Guia completo passo a passo

0
Como negociar dívidas? Guia completo passo a passo

Primeiramente, uma das opções mais populares para as pessoas que querem saber como negociar dívidas e alcançar a segurança financeira de seus sonhos.

É essencial saber que existem opções, mesmo para quem está em uma situação possa parecer um beco sem saída. Sabendo como negociar dívidas, você pode pagar sua dívida imediatamente e recuperar o controle de suas finanças.

Se você se considera o gerente de suas contas, não se culpe se você se endividar. Siga as dicas que preparamos para você, limpe seu nome e saia dos problemas!

Neste post você pode encontrar as instruções passo a passo mais seguras sobre como negociar dívidas para sair da inadimplência e acabar com seus problemas financeiros de uma vez por todas. 

Confira Também: Educação financeira: o que é e como ter bons ganhos

Porque ter o nome limpo é importante

Primeiro você deve entender o significado de um nome limpo. Para começar, conseguir um empréstimo é mais rápido e fácil se você não estiver endividado ou tiver problemas para pagar suas dívidas. 

Em outras palavras, devido a seu sólido histórico de pagamento, você tem acesso a coisas como cartões de crédito, empréstimos e financiamento.

A independência financeira que você almeja é outra virtude. Você pode perseguir seus sonhos, como iniciar seu próprio negócio ou comprar sua própria casa, sem estar limitado pelo seu nome sujo.

Você também não vai ter mais seu estresse financeiro. Tudo isso pode resultar em distúrbios físicos e mentais. Quantas vezes você já perdeu o sono por causa da dívida?

Por que tenho que pagar as dívidas?

Antes de tudo, sejamos claros desde já: pagar suas dívidas é um passo crucial para recuperar a segurança financeira e a paz.

Caso contrário, você não vai estar concentrado em atingir seus objetivos de conseguir uma casa ou visitar a praia no final do ano, vai viver para pagar contas, preocupando-se com cartões de crédito ou juros altos.

E, se você ainda não sabia, é possível pagar suas contas e ter uma reserva suficiente para alcançar seus objetivos. No entanto, você deve aprender a viver com dívidas. Este é um ponto importante na horea de saber como negociar dívidas.

Além disso, uma série de vantagens começam a surgir, incluindo a capacidade de evitar pagar juros exorbitantes sobre as contas vencidas e até mesmo desfrutar de uma boa noite de sono sem preocupações relacionadas à dívida.

No entanto, esta não é a única qualidade. Dito isto, quando você se encontra em uma situação financeira difícil, você é forçado a assumir o controle de seus gastos. Em resumo, a liquidação de suas dívidas o lhe traz:

  • Melhore seu nome e garanta o acesso a crédito com bancos se precisar dele;
  • aprenda a evitar padrões insustentáveis de endividamento e consumo;
  • negociar dívidas caras e “impossíveis” para as mais acessíveis;
  • obtenha prazos de pagamento mais longos e taxas de juros mais baixas sobre sua garantia;
  • parar o crescimento desenfreado do endividamento de longo prazo;
  • pagar suas dívidas e construir uma reserva.

Encontre a paz e alívio ao não estar em dívida com ninguém.

Como negociar dívidas: guia passo a passo

Não há necessidade de se desesperar se você solicitou um empréstimo de um banco ou outro credor e não fazer o pagamento na data certa. Falar com o atendimento ao cliente do banco ou instituição sobre a melhor opção de pagamento é a primeira coisa que você deve fazer.

Verifique se a instituição financeira tem o melhor interesse em obter o reembolso da dívida. Eles normalmente facilitam este tipo de negociação por causa disto e apresentam termos que são acessíveis.

Mas primeiro, verifique suas despesas mensais para ver quanto você pode reservar para o pagamento da dívida antes de falar o atendimento ao cliente. 

Como resultado, você terá a oportunidade de implementar uma iniciativa lucrativa tanto para o banco quanto para você mesmo.

Você pode começar a fazer listas para começar a negociar a dívida e alcançar estabilidade financeira fazendo o seguinte:

  • Faça uma lista de todas as dívidas que você tem, incluindo cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, saques a descoberto e saldos de contas.
  • Crie uma planilha com seu plano mensal de gastos. Sua conta bancária realmente experimenta entradas e saídas mensais. 
  • Faça uma lista de cortes no orçamento que sua família inteira pode cortar.
  • Faça uma lista de possíveis fontes de renda adicional. Você pode fazer doces e alimentos para vender, dar aulas particulares ou revender o item; qualquer coisa ajudará em seu orçamento. 
  • Faça uma lista de tudo o que pode ser vendido. 

Descubra o valor real de sua dívida

É importante conhecer sua dívida antes de tentar negociar. Isso facilitará a apresentação de uma iniciativa consensual e a determinação do valor total da dívida. 

Para isso, é aconselhável entrar em contato com o credor e solicitar uma atualização do valor da dívida, juntamente com a taxa de juros e todos os custos associados.

O melhor conselho durante uma revisão da dívida é contratar um administrador financeiro oficial que tenha um contrato de empréstimo. 

Para fazer isso, basta entrar em contato com sua filial ou com o banco através dos canais de atendimento ao cliente designados. Às vezes, além da simulação de novos termos de empréstimo, é possível solicitar uma revisão completamente on-line.

Defina um valor sobre o que você pode pagar

Você deve estar ciente de sua capacidade financeira se quiser atingir seu objetivo de pagamento da dívida. Estabeleça um limite e evite se comprometer com coisas que você não pode pagar.

Como exemplo, confira, considere uma família que deve R$5.000, mas só pode pagar R$110 por mês. Imagine que você recebe um empréstimo com um CET (custo total efetivo) mensal de 1,33%. O prazo de pagamento da dívida, neste caso, será de cerca de seis anos.

Procure por feirões

Tenha em mente que a principal preocupação da instituição financeira é pagar sua dívida. Para resolver este problema, os financiadores e as organizações de empréstimo estão promovendo feiras de negociação de dívidas que oferecem oportunidades fantásticas e condições únicas para a liquidação da dívida.

Esteja atento a tais ocasiões e aprenda sobre as condições que podem resultar em um desconto de 90% da dívida.

Tenha cuidado para não criar novas dívidas

Não se esqueça de pedir à carta de quitação após negociar nas melhores condições de pagamento e liquidar com sucesso suas dívidas. Se seu nome continua sujo, descubra quanto tempo levará para resolver sua situação Serasa.

Fora isso, se afaste de fazer novas dívidas. Mantenha sua planilha financeira atualizada e continue cortando e reduzindo despesas, especialmente despesas não essenciais. Além disso, faça um esforço para reservar parte de sua renda para imprevistos.

Considerações finais

Contudo, uma excelente maneira de limpar seu nome e até mesmo obter melhores condições de pagamento é através da negociação de dívidas. Como resultado, vale a pena aprender a negociar.

Ao fazer isso, você também garante sua segurança financeira e um aumento correspondente em sua qualidade de vida, tanto em termos de sua segurança financeira como em liberdade financeira.

Confira Também: Investir 1000 reais hoje? Confira como fazer o dinheiro render!