Home Empréstimo Como escolher ações que vão render em 2023? Guia Completo

Como escolher ações que vão render em 2023? Guia Completo

0
Como escolher ações que vão render em 2023? Guia Completo
Como limpar o nome sujo em 2023 - (Foto Pexels)

O mercado acionário é talvez um dos mercados que mais atrai investidores no mundo; é por isso que muitos deles estão sempre se perguntando como escolher ações que vão render em 2023; neste post falaremos sobre como escolher empresas para investir nelas.

Se você estiver determinado e quiser ter um retorno maior sobre seu dinheiro. Você deve avaliar estes três critérios ao escolher ações para sua carteira de investimentos.

Como escolher ações que vão render em 2023?

A métrica é um dos melhores critérios para reduzir a lista de ações que vão render em 2023. 

Se aplicado corretamente e consistentemente, você minimizará os riscos e aumentará o retorno sobre seu investimento. Ele não apenas protegerá seu capital, mas também lhe dará uma boa chance de cultivá-lo.

Há muitas métricas que você pode usar para fazer uma lista das melhores ações que vão render em 2023. 

Muitos investidores preferem olhar para fatores fundamentais, tais como declarações anuais de lucros para entender a saúde financeira de uma empresa. 

Por outro lado, há aqueles que olham para fatores técnicos como as tendências atuais para descobrir as ações que vão render em 2023.

Para o bem de ambos os tipos de investidores, vamos olhar tanto para fatores fundamentais quanto técnicos.

Viés de proximidade

Geralmente a maioria dos investidores, especialmente quando começam a investir no mercado de ações, concentram-se nas maiores empresas do mercado doméstico.

Ou seja, Inditex, Telefónica, Banco Santander, BBVA, Repsol, Iberdrola, etc.

Mesmo que o desempenho das empresas tenha sido bom ou ruim, o fato de não sabermos como selecionar as empresas para investir significará que perderemos oportunidades.

Quantas vezes já dissemos, eu sabia que esta empresa iria subir…. Mas eu não comprei.

Além disso, se aprendermos as noções básicas de como aplicar filtros ou peneiras, evitaremos comprar empresas quando elas estiverem comercializando em múltiplos altos. 

Investir no mercado de ações consiste basicamente em selecionar empresas que possam crescer no futuro obtendo maiores lucros e que, no momento de comprá-las, não estejam negociando com múltiplos exigentes. 

Índices de avaliação

Para fazer isso, vamos ver quais são os principais pontos que levaremos em conta. Onde podemos obter as informações e porque selecionaremos ou não uma empresa de acordo com seus dados. 

Tentaremos ao menos chegar perto de um preço razoável para reduzir nossa exposição a ter uma carteira supervalorizada. 

Antes de começar com os dados a serem levados em conta para fazer uma seleção adequada dos títulos, devemos entender que tanto pequenas como grandes empresas são listadas nas bolsas de valores, e que as pequenas empresas, em geral, tendem a ter mais potencial de crescimento e consequentemente seus múltiplos tendem a ser mais exigentes, embora, como veremos, tudo isso dependa.

Para evitar contradições, é interessante comparar os múltiplos de uma empresa com os do setor e também com dados históricos, bem como previsões futuras. 

Embora existam muitos websites que oferecem dados fundamentais, a experiência me diz que é mais conveniente e confiável obter os dados de um corretor que tenha as informações que desejamos.

O que levar em conta na filtragem de estoques?

Embora existam muitos filtros, vamos analisar alguns dos mais importantes aos quais podemos ter acesso fácil e rápido.  Aspectos a serem levados em conta na escolha das ações que vão render em 2023:

  • Lucro líquido por ação: Dividir o lucro líquido (depois de impostos) pelo número de ações. É útil na medida em que levamos em conta os aumentos/reduções de capital, o que nos dá uma visão mais realista do lucro que iremos obter como acionistas. 
  • Rendimento dos dividendos: Do lucro que é distribuído entre as ações, o rendimento dos dividendos nos diz qual a rentabilidade que obteremos no final do ano, dos dividendos coletados, comprando as ações a um determinado preço, obviamente teremos que mantê-las até recebermos o dividendo. 

Não só devemos olhar para o que vamos receber, mas nos dar uma visão de como o mercado valoriza as ações. Quanto maior o rendimento de dividendos, mais barato estamos comprando as ações.

Podemos comparar o rendimento de dividendos entre as empresas do setor e também com a história da empresa, de modo que temos uma medida simples de avaliação. 

PER

A relação entre o preço da ação e o lucro por ação nos diz quantas vezes estamos pagando o lucro de uma empresa, de modo que se calcularmos o inverso, ele nos dirá a rentabilidade anual esperada dessa ação. 

Da mesma forma, comparando-o com o setor e o PER histórico da das ações que vão render em 2023, saberemos onde estamos em termos de avaliação de mercado. 

Preço Alvo

Este é o preço que se espera que seja alcançado pela ação, de acordo com o consenso dos analistas. 

Os analistas estudam certas empresas, analisando constantemente as variáveis que afetam as empresas (notícias, novos contratos, evolução do setor, tributação, regulamentações, etc.).

Desta forma, eles incorporam novas informações em seus modelos de avaliação e atribuem um preço-alvo que varia de acordo com as informações relevantes que aprendem sobre as ações que vão render em 2023

O risco

Cada tipo de investimento tem um nível de risco esperado. Este risco é medido pela probabilidade de que o investimento será impactado por eventos imprevisíveis que podem dificultar a obtenção dos retornos esperados.

Se esses eventos são positivos ou adversos não significa que afetarão o investimento de forma positiva ou adversa: o investidor só está interessado em saber antecipadamente os possíveis impactos que esses eventos podem ter sobre o investimento.

O investidor que conhece o risco envolvido em um determinado investimento está em posição de tomar decisões informadas e sabe com antecedência exatamente o que está arriscando.

O nível de risco de um investimento está diretamente relacionado com o retorno esperado. Quanto mais incerto for o desempenho e o resultado de um investimento – e consequentemente o risco envolvido – maior será o retorno exigido pelo investidor.

Nem todos têm a mesma tolerância ao risco. Os investidores mais conservadores preferem um investimento com maior grau de certeza sobre o futuro, mas sabem que têm que sacrificar os retornos. 

No outro extremo, os investidores mais arriscados escolhem instrumentos de investimento que envolvem um menor grau de certeza, mas maior promessa de retornos futuros.

O conhecimento de todos esses fatos permite ao investidor definir o que é chamado de seu investidor ou perfil de risco.

Entenda como a empresa gera receita

Você pode estar familiarizado com das ações que vão render em 2023 listadas na Bolsa, ou mesmo algumas empresas globais listadas na SIC. Um dos pilares do investimento é entender de forma concreta como a empresa na qual se deseja investir gera receita.

Por exemplo, no caso de uma companhia aérea, ela deve vender passagens, cobrir custos, administrar a ocupação dos vôos e maximizar a rentabilidade dadas as condições atuais de entrada, como o petróleo ou o dólar, que podem influenciar seus resultados.

Conhecer o negócio e suas condições de sobrevivência

Como investidor, você precisa dominar o modelo de negócios da empresa e entender se o setor em que você está tem barreiras suficientemente fortes para impedir que um novo concorrente entre e assuma sua participação no mercado em um curto período de tempo.

É um modelo de negócio que permite que seu produto ou serviço seja replicado, os clientes demonstram fidelidade à marca, existe uma maneira pela qual a empresa pode ser substituída por soluções de outra empresa ou nova tecnologia, e existe uma maneira pela qual a empresa pode ser substituída por soluções de outra empresa ou nova tecnologia?

Pagar um preço justo para as ações que vão render em 2023

Uma das questões mais relevantes antes de optar pela compra de ações é justificar se o preço da empresa é apoiado por seus fundamentos, ou seja, por todas as informações disponíveis sobre ela.

O objetivo é saber se o estoque é caro ou barato em relação ao seu preço-alvo. Verifique os múltiplos da empresa, que é uma forma de estabelecer seu valor comparando-o com o valor das ações de outras empresas similares. 

Desta forma, você pode dizer se a empresa é barata ou cara em relação a seus concorrentes. Você também pode comparar o valor médio durante um período e compará-lo com o de outras empresas. Use todas as informações que você puder obter para descobrir se o preço das ações é atualmente justo ou alto.