Home Empréstimo Os piores investimentos de 2022: evite e faça sua carteira render

Os piores investimentos de 2022: evite e faça sua carteira render

0
Os piores investimentos de 2022: evite e faça sua carteira render

Os últimos 365 dias têm sido tumultuosos para os investidores. De guerras inesperadas no continente europeu a taxas de juros crescentes em todo o mundo. As moedas criptográficas, especialmente Bitcoin (BTC), se destacaram como os piores investimentos de 2022 neste cenário assustador. 

Estas perdas ocorreram no Brasil e estão direta ou indiretamente relacionadas com o atual período de aperto monetário nas grandes economias.

“Foi um ano difícil, em geral. O mercado acionário americano sofreu sua maior queda em anos. À custa de organizações não classificadas”, Pesquisa VG. 

Descubra o que mais prejudicou e os piores investimentos de 2022 e o que você pode fazer para evitar a repetição desses erros em 2023.

Os piores investimentos de 2022: Bitcoin encabeça a classificação

Os bancos centrais desempenharam um papel fundamental nos piores investimentos de 2022. Isto aconteceu quando a Política da Reserva Federal dos EUA esmagou a moeda criptográfica do BTC.

Para combater a inflação do dólar, as taxas de juros em sua forma atual foram aumentadas em novembro de 2021, quando as moedas criptográficas atingiram o nível mais alto de todos os tempos. 

Como resultado, os ativos de renda fixa como o CDI se saíram bem em 2022, enquanto o Bitcoin caiu. De acordo com o Canaltech, o CDI retornou 11,99% no último ano, enquanto o Bitcoin caiu 66,6%.

O chamado longo inverno criptográfico foi prolongado por eventos após a macro-recessão de 2022. Tenho alguns lembretes a fazer. 

  • O súbito desaparecimento do protocolo LUNA custou ao mercado milhões de dólares. 
  • A crise de liquidez levou projetos como Celsius, Voyager e outras plataformas a bloquear depósitos e saques de consumidores.
  • Três Setas de Capital (3AC), um dos maiores fundos a ter um impacto significativo no Protocolo da Terra (LUNA), também foi forçado a fechar. 
  • Finalmente, o mercado já enfrenta outra grande retração com o colapso do FTX no final deste ano e a prisão do ex-assessor Sam Bankman-Fried (SBF).

Como resultado, o custo total do mercado de moedas criptográficas caiu 63% durante o período, se tornando um dos piores investimentos de 2022, deixando apenas US$ 1,4 trilhão em circulação no mercado de moedas criptográficas. A moeda envolvida nisso é a Bitcoin, uma moeda criptográfica que controla cerca de 4% do setor.

O aumento dos mercados acionários globais e das taxas de juros

A vida é dura, mesmo para aqueles que possuem uma parte de sua carteira através de suas operações nos EUA. 

O índice Nasdaq, que mede o desempenho das empresas de tecnologia, deve cair 33% em 2022, enquanto o Sandamp;P 500, que mede o desempenho das grandes empresas no mercado de ações dos EUA, caiu quase 19%.

Um período de inflação e aperto monetário, ou seja, um aumento da taxa do Federal Reserve Board (FRB), justifica ele entra para lista dos piores investimentos de 2022.

Fernando Araújo, gerente da FCL Capital, disse: “Somente a Sand&P caiu 20% este ano”, confirmou ele.

Cuidado com o IPCA

Os investidores não estão ganhando a vida simplesmente investindo em moedas criptográficas. Títulos vinculados ao IPCA de longo prazo também estão nas cordas em 2022, mas apenas marginalmente em comparação com o BTC. 

O IPCA do Tesouro é um título do governo emitido pelo Tesouro Direto. Como tal, é um programa federal de bens públicos comerciais. Mas, como diz o ditado, os investidores não vivem apenas de moedas criptográficas.

Títulos e IPCAs comprados não se saíram bem este ano, apesar do crescimento de seis vezes do Bitcoin. 

Estes títulos são os mais voláteis de todos os títulos públicos e serão atingidos se o mercado enfrentar uma grande crise financeira e as taxas de juros de longo prazo subirem. 

Em 2022, os investidores estarão cada vez mais interessados na renda fixa. Primeiro, o buraco no limite de gastos criado pelo governo de Jair Bolsonaro com medidas focadas principalmente na reeleição. O voto de Lula gerou receios de um governo mais pródigo antes do terceiro mandato do presidente.

Ações no Brasil

Comparado com seus pares globais, o mercado acionário brasileiro não parece muito ruim em 2022, com a Ibovespa ganhando 4,7% ao longo do ano. Entretanto, esta atividade não é a mesma para todas as atividades.

“Houve várias indústrias que fazem parte dos piores investimentos de 2022, incluindo o varejo, as companhias aéreas e o setor imobiliário. Estas são as organizações de maior interesse com pior desempenho”, disse Thiago Celestine, economista e sócio da empresa de consultoria de investimentos Dom Investimentos.

Por exemplo, a atividade do Magazine Luiza será reduzida em 60 por cento efetivamente até 2022. O impacto das consequências sobre o Ibovespa e outros jornais em situação semelhante às tendências de contratação lucrativa em 2022. A tendência coloca muito peso na estrutura do índice, como por exemplo, a localização da Vale, que está acima de 14%.

Como escolher um investimento?

Novos investidores podem ficar confusos sobre como escolher um investimento com tantas ofertas. Há muitos termos que podem ser bons. Mas como você finalmente escolhe investir?

Com tudo isso, devo admitir que, para começar, havia um contexto um tanto confuso. Mas depois de um pouco de pesquisa e investigação, você vai começar a investir e evitar os piores investimentos de 2022.

VEJA TAMBÉM: Investir 1000 reais hoje? Confira como fazer o dinheiro render!

Defina seus objetivos

Os mercados financeiros contêm uma grande variedade de ativos, todos os quais desempenham diferentes papéis dentro de uma carteira. Portanto, antes de comprar, nós o encorajamos a se perguntar para que serve sua compra. 

Algumas pessoas visam lucrar especulando sobre flutuações de curto prazo nos preços das commodities. Portanto, você deve escolher ativos com alta volatilidade e ótima alavancagem financeira para aumentar os retornos.

Se você está procurando investir para a aposentadoria, táticas como comprar e manter são uma boa opção. Desta forma, os ativos continuam a existir por décadas. 

Isto significa que a seleção de ativos é feita sob medida para os objetivos de cada investidor. Como resultado, as opções são mais atraentes para algumas pessoas do que para outras. Desta forma, você entenderá quais são suas prioridades e quais recursos são necessários para alcançá-las de forma eficaz.

Entenda as armadilhas

Encare sempre a verdade ao investir. Todos os investimentos, não importa quão pequenos, envolvem risco. Portanto, ignorá-lo é um grande erro. 

Em geral, quanto maior o risco de um investimento, maior é o retorno. Entretanto, a exposição a estes riscos pode nem sempre valer a pena se seu objetivo de investimento for preservar o valor financeiro ou de mercado.

Os riscos de investimento podem surgir por uma variedade de razões. Por exemplo, as flutuações nos custos de investimento implicam em risco de mercado. Há também risco de crédito. Isto indica que a instituição financeira na qual você investiu seu dinheiro pode sumir. 

A melhor maneira de evitar essas armadilhas é planejar e diversificar seus investimentos. Em outras palavras, é uma boa ideia investir em diferentes programas em vez de todos em um só. Além disso, avaliar os atuais cenários econômicos regionais e globais pode ajudar a evitar surpresas.

Avaliar os custos e a produtividade

Quase todos os investimentos são recompensados através de receitas fiscais ou taxas de manutenção. Se a carga for suficientemente grande, ela interferirá na produtividade alcançada. 

Portanto, a produtividade das aplicações deve ser sempre avaliada, considerando o impacto dos custos sobre o retorno disponível para os investidores. Portanto, sempre faça os cálculos antes de tomar uma decisão.

Conclusão

Não esqueça que se você retirar dinheiro antes da data prevista, você pode experimentar um aumento na taxa de mercado. 

computador com grafico - Os piores investimentos de 2022 - (Foto Pexels)
Os piores investimentos de 2022 – (Foto Pexels)

É claro que estamos usando valores exatos neste exemplo hipotético, mas você tem que começar com o que você tem e, com o tempo, você encontrará o poder do propósito do investimento. Portanto, certifique-se de que a adição de juros compostos o ajude a obter mais pelo seu dinheiro.

Isto afeta a produtividade de seu investimento. E agora você sabe quais são os piores investimentos de 2022, só precisa de um objetivo para escolher o melhor investimento.