Home Pessoal Principais erros nos investimentos: evite e tenha altos rendimentos

Principais erros nos investimentos: evite e tenha altos rendimentos

0
Principais erros nos investimentos: evite e tenha altos rendimentos

Aprenda a como evitar os principais erros nos investimentos, assim você já vai conseguir altos rendimentos. A seguir, confira em detalhes quais são esses erros de investimento, por que os cometemos e como você pode facilmente evitá-los.

Principais erros nos investimentos - graficos
Principais erros nos investimentos

De fora, o mundo dos investimentos é frequentemente visto como muito complexo, exigindo grandes somas de dinheiro e conhecimentos técnicos específicos. No entanto, este não é necessariamente o caso.

Como você vai ver, estas dicas não se aplicam apenas aos investimentos na bolsa de valores, mas a qualquer outro investimento em que você possa estar interessado.

Confira Também: Como comprar ações com dividendos: Guia para ganhar dinheiro

Ser guiado por suas emoções e não ter uma estratégia de investimento bem definida

As emoções podem sem dúvida ser um dos principais erros nos investimentos, especialmente se ele ou ela for um novato.

É muito fácil deixar-se levar pelo medo em tempos de queda do mercado, ou ser muito confiante diante de certos investimentos de alto risco. É claro que esta pode ser a receita perfeita para o desastre.

Portanto, antes de começar a investir, é muito importante que você defina da melhor forma possível:

  • Quanto você vai investir: em princípio, deve ser uma quantia que você pode perder e que não vai precisar a médio ou longo prazo.
  • Que nível de risco é adequado para você: todos são diferentes a este respeito, como veremos na próxima seção.
  • Em que tipo de ativos você vai investir: escolhendo-os de acordo com o risco e o retorno esperado, e com a diversificação adequada.
  • Quando você vai comprar e quando você vai vender: neste ponto, a diversidade de opções e estratégias é muito grande. O essencial é que ela esteja alinhada com sua situação pessoal, seu nível de risco e suas expectativas de retorno.

Desta forma, você será capaz de manter a cabeça fria para lidar com qualquer situação de mercado e não se deixar levar por impulsos irracionais.

Não ter um bom sistema de gestão de risco

Um dos principais erros nos investimentos para iniciantes é ficar ansiosos com uma determinada classe de ativos, acreditar que é uma oportunidade única e irrepetível e, portanto, arriscar demais.

Se você quiser evitar os erros graves que podem resultar deste comportamento, considere as seguintes questões:

  • Pesquise o nível de risco de cada tipo de ativo: investir em imóveis não é o mesmo que investir em derivativos (tais como opções ou futuros), Forex, criptomoedas, fundos de índice ou títulos do governo.
  • Encontre seu ponto de equilíbrio: que parte de sua poupança você pode destinar ao investimento e não precisará a médio prazo, que porcentagem máxima você estaria disposto a perder, etc. Você pode então alocar seu capital entre os diferentes ativos de acordo com seu nível de risco, de modo que o risco global de sua carteira corresponda ao seu perfil.
  • Automatize algumas decisões: por exemplo, programando a subscrição automática de um determinado montante mensal em um fundo de índice, definindo a perda máxima que você está disposto a suportar em uma ação, etc.

Como você pode ver, este segundo erro de investimento está intimamente ligado ao primeiro, pois, sem uma boa gestão de risco, é mais provável que você se deixe levar pelas emoções.

Não diversificar

Mais uma vez, o terceiro dos principais erros nos investimentos está muito claramente relacionado com os dois anteriores. Afinal, a diversificação é uma das melhores maneiras de reduzir o risco da carteira e deve estar no centro de qualquer estratégia.

Basicamente, diversificação significa “não colocar todos os seus ovos em uma cesta”. Portanto, trata-se de distribuir seus recursos por diferentes ativos:

  • Tipos de bens.
  • Mercados.
  • Áreas geográficas.
  • Moedas.
  • Setores.
  • Empresas.

Portanto, se um de seus investimentos está indo mal, é provável que você tenha outro que mais do que compensa com fortes aumentos.

Falta de paciência e busca de ganhos instantâneos

Sem dúvida, a paciência é uma das maiores vantagens dos melhores investidores da história. E o contrário também é verdade: ser impaciente é um dos principais erros nos investimentos que se pode cometer.

As melhores carteiras são aquelas que são construídas pouco a pouco, melhorando-as progressivamente e deixando que a “bola de neve” cresça cada vez mais.

Principais erros nos investimentos - estatísticas

Se você vender assim que tiver um pequeno lucro ou se não consegue lidar com a menor perda, dificilmente vai conseguir administrar bem seus investimentos.

Deixar seus investimentos nas mãos de outros

Um dos principais erros nos investimentos é desvincular-se dos investimentos e entregar a responsabilidade a um banco, a um gerente ou a outras pessoas. As principais razões pelas quais isto é um erro são as seguintes:

  • Limita seu aprendizado: efetivamente, esta abordagem é um grande freio em sua educação, pois não permite que você realmente aprenda a investir. Naturalmente, você não vai ser capaz de julgar se sua carteira está sendo administrada adequadamente.
  • Limita seus retornos: há um grande número de produtos e serviços financeiros que são realmente ineficientes, caros e que oferecem retornos baixos. Eles podem até recomendar produtos mais pelos lucros que geram para o intermediário do que pela sua qualidade real. Assim, os serviços de gestão implicam taxas bastante altas e os resultados muitas vezes deixam a desejar.

Portanto, mesmo que seja necessário um pequeno esforço, aprenda o básico do investimento para que possa ser incentivado a administrar sua carteira você mesmo.

Acreditando que você pode prever o futuro do mercado

Você deve ter lido este aviso: “o desempenho passado não é garantia de retornos futuros”. Em termos simples, isto significa que ninguém pode prever o futuro.

Não importa quanta experiência você tenha ou quanto conhecimento você tenha acumulado. O mercado é essencialmente imprevisível, pois é afetado por inúmeros fatores que são impossíveis de controlar.

Naturalmente, a experiência, juntamente com algum conhecimento de análise técnica e fundamental, pode nos ajudar a navegar seus altos e baixos e agir de acordo com eles.

Portanto, mantenha sua estratégia e faça os ajustes necessários a qualquer momento, de acordo com a situação do mercado.

Investir sem saber o que você está fazendo

De certa forma, este erro engloba todos os outros. Afinal, a falta de conhecimento pode fazer com que você caia em qualquer um dos anteriores.

Portanto, antes de tomar qualquer decisão de investimento, pergunte-se quais são as razões que o levam a investir.

Se você não for claro, talvez precise descobrir mais, parar e pensar, e continuar aprendendo.

Principais erros nos investimentos - homem no grafico

Qual é a melhor maneira de evitar erros de investimento?

De fato, a educação é uma das melhores maneiras de minimizar os principais erros nos investimentos. Quanto mais você souber, melhor você vai investir seu dinheiro.

Confira Também: Como negociar dívidas? Guia completo passo a passo