Home Empréstimo Como comprar ações com dividendos: Guia para ganhar dinheiro

Como comprar ações com dividendos: Guia para ganhar dinheiro

0
Como comprar ações com dividendos: Guia para ganhar dinheiro

Não há dúvida de que saber como comprar ações com dividendos é uma das estratégias de investimento mais atraentes para um grande número de pessoas de todos os perfis.

Como comprar ações com dividendos - investimentos
Como comprar ações com dividendos – (Foto Pexels)

A razão é que a possibilidade de ter uma fonte de renda passiva que também pode ser reavaliada ao longo do tempo oferece inúmeras vantagens sobre outras abordagens de investimento, embora também possa ter certos problemas.

Portanto, neste artigo, vou explicar o básico desta estratégia, desde o básico até a melhor maneira de como comprar ações com dividendos.

Confira Também: Plano de investimentos pessoais: dicas para ter altos ganhos

Por que você deve investir em dividendos?

De fato, comprar ações com dividendos é uma estratégia clássica de investimento que sempre teve muitos seguidores e é extremamente atraente.

Aqui estão as principais vantagens:

  • É relativamente fácil de implementar
  • Embora exija um pouco mais de esforço do que outras estratégias, o investimento em dividendos é relativamente fácil de administrar, especialmente se você tiver uma abordagem de longo prazo (o que é recomendado).
  • Você só precisa se concentrar em uma carteira pequena mas bem diversificada de ações de alta qualidade compradas a preços razoáveis.

A seguir veja as vantagens para escolher estas ações com as melhores chances de ganhos.

Ele permite gerar renda passiva e crescente

Como dito na introdução, um dos pontos mais atraentes da saber como comprar ações com dividendos é que elas permitem que os investidores recebam uma renda recorrente e passiva.

Assim, pelo simples fato de possuir este tipo de ações, você receberá periodicamente o montante de dividendos que a empresa decidiu distribuir.

Isto pode ocorrer entre uma e quatro vezes por ano, como regra geral, dependendo da empresa em questão. 

Por outro lado, as empresas de mais alta qualidade tendem a ter uma política de aumento de dividendos. 

Isto significa que elas aumentam regularmente o valor do dividendo a ser distribuído aos acionistas. Desta forma, sua renda não só será passiva, como também crescerá.

Beneficie-se de juros compostos

Como você sabe, os juros compostos consistem em receber um retorno econômico tanto sobre o capital inicial contribuído quanto sobre os juros gerados anteriormente.

Isto se traduz em um efeito de bola de neve que pode ter um enorme impacto em sua carteira.

Como comprar ações com dividendos - grafico
Como comprar ações com dividendos – (Foto Pexels)

Reinvestimento de dividendos. Assim, ao coletar dividendos, você pode usar esse dinheiro para comprar novas ações nas mesmas empresas, aumentando sua carteira pouco a pouco.

Desta forma, como você possui mais e mais ações, mais e mais dividendos serão gerados nos próximos anos, crescendo exponencialmente a um ritmo cada vez mais rápido.

Este efeito será tanto mais poderoso quanto mais tempo você possuir as ações em sua carteira.

Duplo benefício: dividendos e valorização

Ao investir em ações que pagam dividendos, você tem o potencial de gerar um duplo benefício de sua carteira de investimentos:

  • Os próprios dividendos: ou seja, a parcela dos lucros corporativos que a empresa decide distribuir a seus acionistas.
  • O ganho de capital potencial: em geral e tendo em vista os dados históricos, o preço das ações de empresas de qualidade tende a subir ao longo dos anos. Portanto, é muito provável que sua carteira aumente de valor ao longo do tempo, gerando um ganho de capital latente que você poderia realizar no dia em que decidir vender as ações.

Portanto, idealmente, você deve investir em empresas que não só pagam bons dividendos, mas que são subvalorizadas, a fim de poder realizar estas reavaliações potenciais.

Volatilidade baixa a moderada

Em geral, as empresas de qualidade que pagam dividendos sustentáveis tendem a ser menos voláteis do que outras empresas. 

Em outras palavras, os preços de suas ações tendem a se mover menos, oferecendo maior estabilidade a longo prazo e melhor desempenho em tempos de crise.

Isto porque, como regra geral, elas são empresas mais maduras e consolidadas com um histórico muito sólido.

Em contraste, empresas que são menos sólidas, mais vulneráveis a crises e mais voláteis provavelmente não serão capazes de oferecer um histórico de crescimento e dividendos maiores ao longo dos anos.

Protege você contra a inflação

O investimento em dividendos é uma boa maneira de combater os efeitos da inflação.

Assim, quando a inflação permanece em níveis normais, é relativamente fácil ganhar um rendimento de dividendos acima desses números, de modo que seu dinheiro não está sendo desvalorizado em termos reais.

Se você também investir em empresas com dividendos crescentes, você pode esperar que seu rendimento cresça ao longo do tempo, apesar da inflação.

Retornos positivos em mercados em queda

Mesmo quando as bolsas caírem, a maioria das empresas de dividendos (ou pelo menos as realmente sólidas) continuarão paagndo dividendos a seus acionistas.

Isto o ajudará a compensar quaisquer perdas (mesmo que ainda estejam latentes) que você possa experimentar com a queda dos preços das ações.

Além disso, se sua estratégia for realmente de longo prazo, as quedas são o momento perfeito para comprar novas ações a preços mais atraentes, aumentando o rendimento que você poderá ganhar com dividendos futuros.

Que retornos posso esperar ao investir em dividendos?

Embora seja difícil generalizar, a maioria das empresas que pagam dividendos sustentáveis a longo prazo tendem a estar na faixa de 3% a 10% de rendimento anual, embora algumas estejam bem acima destes números.

Em qualquer caso, para calcular o retorno de um investimento em ações que pagam dividendos, existem certos conceitos-chave que devem ser claros:

Pagamento

O chamado “pay-out” é uma relação que indica qual porcentagem dos lucros de uma empresa é alocada para a distribuição de dividendos.

É, portanto, um indicador muito relevante para estimar se os dividendos são razoáveis e sustentáveis ao longo do tempo ou se, ao contrário, podem se tornar insustentáveis.

Como comprar ações com dividendos - mesa com pessoas e gráficos
Como comprar ações com dividendos – (Foto Pexels)

Entretanto, não é o único fator a ser levado em conta.

Por exemplo, embora a Coca-Cola tenha uma taxa de pagamento bastante alta (próxima a 75%), o fato é que ela vem aumentando seus dividendos ininterruptamente há 62 anos, o que é um sintoma de sua solidez.

Além disso, como veremos mais adiante, seu rendimento de dividendos (em comparação com o preço das ações) é muito razoável.

Dividendo por ação (DPA)

O dividendo por ação ou DPA é o montante de dividendos que corresponde à propriedade de cada ação da empresa.

Para calculá-lo, basta dividir o montante de lucros que a empresa vai distribuir como dividendos pelo número total de ações da empresa.

Este é o valor que você encontrará ao procurar informações financeiras sobre as ações de qualquer empresa. Por exemplo, o EPS 2022 da Coca-Cola foi de US$ 1,76. Portanto, por cada ação desta empresa que você possui, você receberia US$ 1,76 bruto por ano em dividendos.

Confira Tambem: Investir 1000 reais hoje? Confira como fazer o dinheiro render!