Home Empréstimo Investimentos para iniciantes: estratégias com retornos garantidos

Investimentos para iniciantes: estratégias com retornos garantidos

0
Investimentos para iniciantes: estratégias com retornos garantidos

Primeiramente, se você busca os melhores investimentos para iniciantes, talvez não saiba quanto investir, como investir e quando investir. 

Ao investir em ações, criptomoedas ou forex, é essencial ter estratégias de investimento concretas, pensadas e seguras para rentabilizar os investimentos e maximizar os lucros. 

Aqui no Top5Melhores, você aprende com especialistas como render seus investimentos, encontrar oportunidades, diversificar, reduzir riscos e investir consciente.

Confira Também: Como ter boa relação com o banco para conseguir crédito

Investimentos para iniciantes: por que ter uma estratégia?

Uma estratégia de investimentos para iniciantes é um plano de compra e venda de títulos com base nos objetivos, no momento e nas características pessoais do investidor. 

Muitas vezes, sem uma estratégia, os investimentos se tornam jogos de azar ou bombas relógios, e os investidores sofrem com o estresse quando os portfólios estão em queda.

Nessa visão, a estratégia de investimentos para iniciantes se torna um plano passo a passo para a alocação geral de ativos. Idealmente, todas as etapas devem ser registradas para que você possa verificar o investimento de tempos em tempos.

As melhores estratégias de investimentos para iniciantes

Dito isso, vamos falar sobre as estratégias de investimentos para iniciantes que coloca seu dinheiro para trabalhar para você. 

A ideia é que você estude e compreenda o máximo possível antes de decidir fazer seus investimentos. Para que possa ter certeza de que seu dinheiro rende o esperado.

Sendo assim, perguntas difíceis terão de ser respondidas: por que investir, por quanto tempo e quais riscos são aceitáveis. 

Essa etapa pode consumir muito tempo, pois é preciso planejar as despesas com antecedência e tentar calcular o possível retorno do investimento. 

Cada investidor terá seus próprios planos: comprar uma casa, garantir uma aposentadoria, estudos dos filhos. Consequentemente, o momento certo para cada investidor será diferente.

Segundo especialistas, as melhores estratégias para começar no mundo dos investimentos são:

Comprar e manter

A estratégia de investimento buy-and-hold é uma abordagem testada e comprovada que já demonstrou sua eficácia inúmeras vezes. 

Como o nome sugere, esse método envolve a compra de um investimento e sua retenção por um longo período de tempo; o ideal é nunca vender o investimento, mas manter por pelo menos 3 a 5 anos.

Ao se concentrar em ganhos de longo prazo e pensar como um proprietário. Essa estratégia de investimento evita as armadilhas da negociação ativa que muitas vezes prejudicam os retornos de muitos investidores. 

O buy-and-hold tem como foco o desempenho da empresa investida ao longo do tempo. O que pode permitir que você descubra os maiores do mercado e multiplique significativamente seu investimento inicial.

Um dos aspectos mais atraentes dessa estratégia é sua simplicidade: uma vez que você se compromete a nunca vender, não precisa pensar nisso toda hora. Essa estratégia ajuda a evitar impostos sobre ganhos, que podem afetar negativamente os retornos. 

Diversificação de investimentos

Uma das estratégias de investimento mais importantes para iniciantes é a diversificação. Investir em diferentes tipos de ativos (ações, títulos, imóveis etc.) reduz o risco e permite que você aproveite as oportunidades em diferentes setores. 

Quando estamos procurando uma estratégia de investimento, uma das melhores dicas para iniciantes é não fazer isso em um único lugar. 

Muitas vezes, quando investimos pela primeira vez, cometemos o erro de colocar nossa confiança e nosso dinheiro em um único ativo. 

Os investimentos para iniciantes existe o risco de perda e, se seu dinheiro estiver em um único lugar, você pode perder ele todo se o mercado se mover contra você.

Comprar fundos indexados

A estratégia de compra de fundos de índice envolve a identificação de um índice de ações promissor e o investimento em um fundo de índice baseado nele.

Índices bem conhecidos, como o ÁGORA ARROJADA INDEX FIA, BV AÇÕES EUA FI

 e o FIA CAIXA INDEXA SETOR FINANCEIRO, consistem em várias ações de alto desempenho, oferecendo a você uma gama diversificada de investimentos, mesmo que seja sua única participação.

Em vez de tentar superar o desempenho do mercado, essa abordagem envolve a propriedade do mercado por meio do fundo e a obtenção de seus benefícios. 

Investimentos para iniciantes

A combinação da estratégia de compra de fundos de índice com a estratégia de comprar e manter oferece um caminho direto para resultados potencialmente impressionantes. 

Seu desempenho refletirá a média ponderada por ativos do índice e, com um portfólio diversificado, você terá um risco menor em comparação com a posse de apenas algumas ações individuais.

Além disso, a estratégia de compra de fundos de índice simplifica o processo de investimento, pois você não precisa analisar ações individuais. 

Essa abordagem de baixa manutenção permite que você aproveite mais outros pontos da vida, enquanto seu dinheiro continua trabalhando para você.

Investimentos em dividendos

O investimento em dividendos envolve a propriedade de investimentos que produzem pagamentos em dinheiro, geralmente títulos e ações com dividendos. 

Parte do retorno vem na forma de dinheiro, que você pode usar para o que quiser, ou pode reinvestir os dividendos em mais ações e títulos. 

Se você possui ações, ainda pode aproveitar os benefícios dos ganhos de capital, além da renda em dinheiro. 

Você pode implementar facilmente uma estratégia de investimento em renda usando fundos de índice ou outros fundos com foco em renda, de modo que não precise escolher ações e títulos individuais. 

Os investimentos em dividendos tendem a flutuar menos do que outros tipos de investimentos, e você tem a segurança de um pagamento regular em dinheiro sobre seus investimentos. 

Além disso, as ações com dividendos de alta qualidade tendem a aumentar seus pagamentos ao longo do tempo, o que aumenta o pagamento sem nenhum trabalho adicional.

Considerações Finais

Lembre-se, entrar no mundo dos investimentos pode ser uma decisão inteligente para seu futuro financeiro. 

Toda estratégia tem perdas. Mas se o ganho for maior do que a perda, o investidor pode dormir tranquilo.

Cada estratégia de investimento tem seu próprio estilo e maneira de gerenciar riscos, portanto, certifique-se de escolher a que melhor atenda às suas necessidades. 

E não se preocupe com o fato de estar atrasado para o mercado: nunca é tarde demais para começar a investir.

Basta seguir a estratégia de investimento escolhida, determinar quanto risco você pode assumir e você estará no caminho certo para aproveitar ao máximo as oportunidades que o mercado tem a oferecer.

Confira Também: Os 5 melhores CDBs do mercado: rendimento de até 136%