Home Empréstimo Como ganhar dinheiro com seus investimentos em 2023

Como ganhar dinheiro com seus investimentos em 2023

0
Como ganhar dinheiro com seus investimentos em 2023

No primeiro mês deste ano, a bolsa de valores brasileira B3 atingiu 5 milhões de contas de investimento de capital e mais de 10 milhões de contas de investimento de renda fixa. Para muitos, foi a primeira vez que investiram em suas vidas. É por isso que temos o economista para dar algumas dicas de como ganhar dinheiro com seus investimentos em 2023 para aqueles que estão começando no mundo financeiro. 

“Cada investimento requer tese, proposta de cenário e assimetria”, aconselha o professor de economia da Fundação Getulio Vargas em São Paulo por 20 anos. E isso se aplica tanto ao mercado doméstico quanto ao global.

Com estas premissas, a Top5Melhores projetou um post especial “Como ganhar dinheiro com seus investimentos em 2023” destinada a investidores que querem aprender como ter sucesso com dinheiro em tempos de incerteza. 

Descubra como ganhar dinheiro com seus investimentos em 2023

Muitos brasileiros têm medo de onde investir para ganhar dinheiro porque não conhecem o mercado financeiro ou a melhor oportunidade de investimento para ganhar dinheiro e não conseguem realizar seu sonho de estabilidade financeira. 

O número de pessoas físicas investindo em profissões B3 no mercado acionário brasileiro aumentou de 91.2.2020 para 2021 e foi de 3.229.318 contas. 

Apesar do crescimento, este número representa apenas 3% do Brasil. Em regiões como os Estados Unidos, 55 por cento da população investe em ocupações.

Além disso, de acordo com o estudo Brazil Investor Radiography realizado pela ANBIMA com a ajuda da Datafolha, menos da metade da população brasileira (44%) investiu em produtos de investimento em 2019. Isto equivale a apenas 42 milhões de brasileiros. 

Em comparação com 2017 e 2018, esta porcentagem, no entanto, mostra um aumento, pois apenas 42% da população investiu.

É possível ganhar dinheiro com seus investimentos em 2023? 

Ao contrário do que muitos pensam, fazer dinheiro com investimentos é possível, mas não é rápido. O processo exige compreensão e persistência, o que permite novas oportunidades e retornos mais altos o tempo todo. 

Portanto, é principalmente necessário concentrar-se em uma perspectiva de longo prazo para atingir os resultados esperados. No entanto, existem outras formas de ganhar dinheiro no mercado financeiro, como a especulação, que se concentra no curto prazo. 

Esta atividade pode ser lucrativa, dependendo do seu nível de conhecimento e experiência. Entretanto, a especulação carrega um nível de risco maior, pois o investimento (também chamado de trader) se aproveita das flutuações do mercado em busca de retornos.

De qualquer forma, é preciso disciplina e a capacidade de aprender e controlar bem suas emoções para obter resultados consistentes. Entretanto, se estamos falando de investimento real, não há especulação envolvida. 

A razão disto é que, a longo prazo, você obtém resultados mais consistentes e rígidos, o que torna possível alcançar múltiplos objetivos.

Como fazer dinheiro em 2023 com seus investimentos?

As economias internacionais estão sofrendo uma recessão induzida pela pandemia e uma inflação alta que ainda não terminou. Acrescente-se a isso o impacto do conflito em curso entre a Rússia e a Ucrânia, que está abalando os mercados e trazendo incerteza para as maiores economias do mundo. 

No Brasil, a campanha eleitoral para o próximo presidente é um fator que afetou diretamente os mercados financeiros e os investidores estão atentos às probabilidades dos resultados das eleições deste ano. Entretanto, as oportunidades surgem em cenários tempestuosos e incertos. Se você quer saber como ganhar dinheiro com seus investimentos em 2023, confira as seguintes dicas.

Defina o seu perfil de investidor 

Não é possível ganhar dinheiro com seus investimentos em 2023 se você não conhecer seu perfil de investidor. Esta etapa é necessária para escolher os produtos e bens que melhor se adaptam às suas necessidades, para que você possa obter o retorno esperado. 

O perfil de um investidor reflete simplesmente suas preferências, necessidades e objetivos. Uma das características mais importantes é sua tolerância ao risco. Enquanto cada investimento envolve um certo nível de risco, o nível varia. 

Muitos são mais seguros e mais estáveis, mas oferecem menores retornos. Outros podem ser mais atraentes em termos de retorno, mas têm um risco maior de perda. É importante, portanto, que você pense em qual destas funções é mais interessante para você. 

Portanto, é possível traçar 3 perfis de investimento. Descubra as principais características de cada um deles: 

  • Conservador: Você valoriza a estabilidade e, portanto, aceita um retorno limitado sobre seus investimentos; 
  • Moderado: Eles são um pouco mais dinâmicos e aceitam ativos mais arriscados em busca de melhores retornos, principalmente a longo prazo. No entanto, eles valorizam a estabilidade; 
  • Arrojado: Priorizar a produtividade e aceitar abandonar a estabilidade necessária para alcançá-la.

Tente manter-se informado

Os investidores devem estar atentos e bem informados sobre o que está acontecendo no cenário econômico brasileiro e mundial. Em outras palavras, é importante definir clara e rapidamente o portfólio de acordo com a funcionalidade dos cenários, antes de combiná-los e fazer as mudanças necessárias para otimizar os retornos. Quanto mais cedo você colocar, mais dinheiro você pode ganhar.

Diversifique sua carteira de investimentos

A diversificação é uma medida chave para aqueles que querem minimizar o risco de suas carteiras e proteger seus ativos. A diversificação baseada em metas e objetivos de curto, médio e longo prazo é altamente recomendada para manter sua carteira planejada, equilibrada e com o melhor desempenho possível.

Renda extra com fundos imobiliários

Eles permitem que qualquer pessoa invista em imóveis e receba renda com eles, sem ter que gastar bilhões ou mesmo milhões de reais para comprar um ativo físico. Você pode receber renda dos fundos na conta todos os meses e encurtar o caminho para a renda extra de seus sonhos. Em resumo, na maioria dos casos, os pagamentos diminuirão regularmente a cada 30 dias.

Fundos imobiliários

O número de pessoas investindo em imóveis aumentou em 660% nos últimos 3 anos e espera-se que continue a crescer. Entretanto, os investidores devem estar cientes dos riscos associados a esta classe de ativos. Como os investidores são classificados como ativos patrimoniais, eles devem estar cientes de que os preços das unidades do fundo podem mudar conforme negociam na bolsa de valores.

Um momento oportuno para a renda fixa

O contínuo e acentuado aumento das taxas de juros deu lugar a táticas mais sofisticadas, como a compra de títulos do governo ou papéis emitidos por organizações ligadas à inflação e sua venda antecipada com lucros “superfaturados”. 

Na prática, um investidor que compra um título de renda fixa a uma taxa de juros mais alta provavelmente o venderá a um preço mais alto no futuro e realizará um ganho de capital se as taxas de juros sobre o título forem mais baixas no momento da transação.

Conclusão

Agora que você sabe como fazer dinheiro com investimentos, sente-se e pesquise sua situação financeira e seus objetivos. Lembre-se de que o mercado oferece muitas oportunidades para investir e construir riqueza, e é importante escolher sabiamente.