Home Empréstimo Como começar a investir em 2023? Guia básico para iniciantes

Como começar a investir em 2023? Guia básico para iniciantes

0
Como começar a investir em 2023? Guia básico para iniciantes

O guia completo para como começar a investir em 2023. Descubra tudo o que você precisa saber para mergulhar com confiança no mundo do investimento. 

Pare por um momento e pense: qual é a importância do dinheiro em sua vida? Para alguns, facilita a realização de seus sonhos; para outros, assegura a qualidade de vida da família. Independentemente da resposta, entendemos que o dinheiro tem um papel importante na vida das pessoas.

Mas para que desempenhe um papel importante, é necessário saber como administrá-lo bem. Economizar dinheiro é uma das formas mais importantes de investir. Entretanto, o dinheiro não deve ser deixado debaixo do colchão ou em contas, pois ele perde seu poder de compra com o tempo. 

É por isso que criamos este guia para lhe dar uma visão geral de como começar a investir em 2023, para que você possa começar a investir e a ganhar renda. Quer saber como? Continue lendo.

Por que começar a investir em 2023?

Imagine uma viagem geral, um plano de criança ou a compra de um apartamento. Estes são os objetivos que nos fazem poupar dinheiro e o investimento se torna um resultado com alto potencial de produtividade. 

Como começar a investir em 2023 - (Foto Pexels)
Como começar a investir em 2023 – (Foto Pexels)

Você sabia, por exemplo, que você pode comprar um título do governo diretamente por apenas 30 reais? Com isso em mente, você pode ver como o baixo preço faz seu dinheiro funcionar. 

Com isso em mente, selecionamos os melhores tipos de investimentos para iniciantes que podem se adequar às suas necessidades.

Renda fixa ou variável: que tipo de investimento escolher?

Em geral, a renda fixa é um tipo de investimento que prevê retornos futuros, pois a taxa de juros é fixa. Entretanto, as ações são imprevisíveis porque os custos variam de dia para dia, as taxas de juros, os impostos e os investimentos internacionais, ou seja, eles são afetados por fatores econômicos e políticos. 

O interesse pelas ações se acelerou devido à pandemia da covid-19. De acordo com o B3, a negociação na bolsa de valores atingiu a marca de 2 milhões só no primeiro semestre de 2020, por exemplo. 

A solução abriu oportunidades tanto para investidores novatos quanto para investidores mais experientes para aproveitarem esta oportunidade de retornos potencialmente altos no futuro.

Embora as ações sejam menos comuns que a renda fixa, elas são adequadas para aqueles que desejam uma renda a longo prazo e não têm medo de assumir riscos. 

A renda fixa, por outro lado, é mais específica para as regras definidas no momento da aplicação. Desta forma, o investidor conhece o termo e a taxa de retorno.

Como começar a investir em 2023 sem medo

Além de garantir a tranquilidade financeira, investir permite realizar sonhos como comprar um apartamento, transporte e até mesmo viajar para destinos surpreendentes. Ao investir sem medo, uma pessoa pode aumentar sua riqueza pessoal e alcançar seus objetivos de vida. 

No entanto, o fato é que muitas pessoas têm medo de investir e, portanto, não aproveitam as grandes oportunidades. Com isso em mente, elaboramos um guia de investimento básico para iniciantes. Confira logo abaixo.

Desenvolva seu planejamento financeiro

A primeira coisa que você precisa fazer para começar a investir é desenvolver uma idealização financeira. É uma ferramenta que lhe permite saber qual é sua realidade financeira e quanto de seu orçamento você pode destinar para novos investimentos. 

A idealização financeira permite que você saiba quais são suas fontes de renda e que dívidas você tem. Isto lhe dá a oportunidade de se organizar melhor, pagar dívidas e investir parte do dinheiro para aumentar sua renda. 

Hoje em dia, você tem a oportunidade de encontrar modelos de gestão financeira prontos para uso na Internet. Aqui está uma dica.

Pagar as dívidas

Um grande começo para o planejamento financeiro poderia ser o pagamento da dívida existente. E a lógica desta tendência é bastante simples: não faz sentido fazer um investimento que dê um retorno de 10% ao ano quando o investidor tem uma dívida que chega a 50% ao ano. Há um déficit na conta, o que enfraquece o projeto implementado anteriormente. 

O alvo deve ser o destinatário dos juros, não o pagador dos juros. Assim, as dívidas que consomem recursos devem ser incorridas todos os meses para alcançar a idealização financeira. E a melhor maneira de fazer isso é reduzir o principal, a dívida, até que seja zero. 

Trace seus objetivos para investir sem medo

Tão importante quanto desenvolver um plano financeiro é definir objetivos de investimento. Por exemplo, o que o motiva a investir? A resposta a esta pergunta é seu objetivo de investimento. Muitas pessoas investem para comprar uma casa ou um carro. Outros viajam. 

Ter uma meta clara e alcançável é fundamental para manter o foco no investimento e o quanto você precisa investir para atingir sua meta declarada.

Conhecer os investimentos para iniciantes

Para aqueles que são novos no mercado financeiro, é importante ir devagar. Pode parecer óbvio, mas um iniciante deve começar no início. Encontrar fontes confiáveis de educação financeira ajuda muito agora porque evita perder dinheiro em programas desconhecidos. 

Os iniciantes devem evitar investir, por exemplo, no mercado de futuros. Fundos mútuos e empréstimos com juros são uma boa maneira de iniciar a viagem. À medida que você avança nesta direção, você pode procurar investimentos que colocam seu capital em maior risco, como imóveis e ações.

Como começar a investir em 2023 - (Foto Pexels)
Como começar a investir em 2023 – (Foto Pexels)

Também é importante estudar os mercados financeiros ou de investimento, compreender a dinâmica de como eles são administrados e aprender sobre os tipos de investimentos disponíveis. 

Se você tem um melhor entendimento do mercado no qual deseja operar, é mais fácil tomar decisões e alcançar melhores resultados. 

Por exemplo, se você está pensando em investir no mercado de ações, é importante, antes de tudo, aprender sobre uma boa empresa para descobrir se ela é ou não um bom investimento.

Diversifique sua carteira

A diversificação deve ser parte de uma carteira de investimentos bem gerenciada. Entretanto, não é necessário esperar um grande movimento de ações, pois isso deve ser feito desde o início da carteira. Além disso, aqueles que querem investir apenas em renda fixa acharão interessante procurar diferentes papéis no mercado.

Conclusão 

Seguir estas dicas de investimento para iniciantes sem dúvida contribuirá para a criação de um patrimônio. Um ponto importante a ser observado é a necessidade de ser paciente com o processo, especialmente nos primeiros anos. Este comportamento leva ao sucesso quando se trata de investimentos de médio e longo prazo.