Home Empreendedorismo Como Começar a Vender Roupas: Guia Completo

Como Começar a Vender Roupas: Guia Completo

0
Como Começar a Vender Roupas: Guia Completo

Você gostaria de aprender a como começar a vender roupas no Brasil? Há muitas coisas que devem ser levadas em conta para que esse tipo de negócio se desenvolva. 

como começar a vender roupas

É por isso que, na Top5Melhores, confira este artigo em que explicaremos como iniciar um negócio de roupas do zero e ter sucesso.

Confira Também: Como Abrir Uma Empresa no Brasil em 2023

O que é uma empresa de roupas e como abrir uma?

Antes de tudo, uma empresa de roupas é uma combinação de criação e venda, pois esse empreendimento envolve a criação de uma linha exclusiva ou única de roupas que você pode vender, pessoalmente ou online, para ganhar dinheiro. Para ter sucesso na criação de uma empresa de roupas, você precisa ter três habilidades sociais muito importantes:

  • O olhar criativo de um designer de roupas.
  • Paixão pela moda e suas mudanças sazonais.
  • A visão necessária para administrar um negócio.

O setor de vestuário pode ser um mercado muito competitivo, com tendências de estilo que mudam a cada estação, portanto, também é importante que você esteja atualizado com as últimas tendências da moda. 

É por isso que, antes de começar a vender roupas, você deve criar um plano de negócios simples com base nestas perguntas:

  • Que tipo de roupa as pessoas de seu nicho querem usar?
  • O que elas estão procurando?
  • Que estilos e cores estarão em demanda nesta temporada?
  • Onde esses produtos podem ser encontrados atualmente?
  • O que meus concorrentes estão fazendo?
  • Quem é o público-alvo do meu produto e que estratégias de publicidade devo implementar?

Como começar a vender roupas: guia completo

Cada vez mais pessoas querem saber como começar a vender roupas, principalmente porque é possível ter um nível de lucro alto. Além disso, ter uma loja e conectar-se com os clientes pode ser muito fácil.

Portanto, se você produz roupas ou tem uma loja física, suas estratégias de vendas provavelmente integram cada vez mais ferramentas online. Seu objetivo é alcançar mais clientes, independentemente de onde estejam localizados. Se esse for o seu caso, siga nossas recomendações para entender como começar a vender roupas.

Defina seu modelo de negócios

Nesta primeira fase de como começar a vender roupas, é importante definir detalhadamente como você vai tornar suas vendas lucrativas.

Para fazer isso, você precisa responder às seguintes perguntas:

  • Você vai criar loja online, quer começar a vender roupas fisicamente ou os dois? 
  • Que tipo de roupas você vai vender, roupas novas ou roupas de segunda mão?
  • Que categorias de roupas você vai vender: roupas femininas ou masculinas? Vai vender roupas de bebê ou moda para meninas e meninos? Vai vender roupas esportivas ou de banho?
  • Você vai criar as roupas? Como vai produzi-las: internamente ou terceirizado? Você prefere comprar roupas de outros fornecedores para revendê-las? Que fornecedores?

Conheça seu público-alvo

Depois de responder a todas essas perguntas, a próxima etapa é conhecer a fundo seus clientes. Para fazer isso, é preciso conhecer detalhes importantes, como:

  • Dados demográficos: idade, sexo, nível de renda etc. Também informações sobre a localização deles. Lembre-se de que, no setor de moda, o clima é muito importante.
  • Seus interesses, valores e motivações: Dessa forma, você pode comercializar roupas que combinem perfeitamente com o estilo de vida e as necessidades deles.
  • Seus padrões de consumo: como eles compram roupas na Internet, por quais redes fazem isso, quais são suas marcas de referência, o que eles valorizam nessas marcas, quais são seus limites de compra?

Conhecer a fundo o público-alvo é fundamental não apenas para criar um catálogo de produtos, mas também para escolher as plataformas digitais para vender os produtos e até mesmo os métodos de pagamento a serem aceitos.

Conheça bem o tipo de roupa que você deseja vender

Conhecer o perfil do cliente, entender como funciona o mercado em que você atua e definir sua proposta de valor é essencial se você quiser saber como vender roupas. Também é essencial saber que tipo de produtos você vai oferecer e como levá-los ao público.

Se quiser responder à pergunta “como começar a vender roupas”, a prioridade é ter em mente o tipo de roupa que você vai vender.

Saber quem são seus clientes em potencial lhe ajuda a dar o próximo passo, que é posicionar seu produto e sua empresa por meio de sua marca. A marca é a combinação de nome, logotipo, cor, design e tema ou a combinação desses elementos que ajudam a criar uma identidade para seus produtos e serviços e a diferenciar você dos concorrentes no mercado.

Como Começar a Vender Roupas

Além disso, você precisará começar a definir a personalidade da sua loja de roupas. Para isso, convidamos você a fazer o seguinte exercício. Imagine que sua marca é uma pessoa e pergunte a si mesmo: que tipo de pessoa ela é, é animada, descontraída, chamativa? Com essas informações, você terá as ideias certas para criar um nome para sua marca e uma imagem para sua empresa.

Para criar o melhor nome para a sua marca, recomendamos que você faça um brainstorming de ideias, do qual certamente surgirá um nome que tenha mais ressonância para você do que outros. 

Depois de esclarecer todos os itens acima, você pode se concentrar na criação de um logotipo. Como parte desse processo, você precisará escolher a paleta de cores, a tipografia, os gráficos e a ilustração que melhor se adaptem à sua loja ou marca de roupas.

Desenvolva uma boa estratégia de vendas e de fidelização de clientes

Para que um empreendimento seja lucrativo, a marca deve desenvolver uma estratégia para se conectar com clientes potenciais e atingir suas metas iniciais de vendas.

Para isso, ela deve definir:

  • Quais são os objetivos da loja.
  • Quais recursos estão disponíveis para realizar diferentes ações de aquisição de clientes, tanto em termos humanos quanto econômicos.
  • Definir em quais canais a marca estará presente e programar as diferentes ações de marketing.
  • Preparar todos os materiais necessários para as campanhas, sejam eles audiovisuais para a própria loja online ou para as redes sociais, publicidade em mídia digital, campanhas de marketing por e-mail, colaborações com influenciadores, etc.
  • Estabelecer as ferramentas para medir o desempenho das campanhas e analisar os resultados.
  • Lance a campanha, observe os resultados obtidos e implemente melhorias para o futuro.

Além disso, outro fator bônus fundamental para a lucratividade quando se aprende a como começar a vender roupas é a fidelidade do cliente. 

O desenvolvimento de uma estratégia para fazer com que eles comprem de forma recorrente é fundamental para a viabilidade do negócio a longo prazo.

Confira Também: Como definir o preço de um produto: Calcule o lucro agora