Home Empreendedorismo Como definir o preço de um produto: Calcule o lucro agora

Como definir o preço de um produto: Calcule o lucro agora

0
Como definir o preço de um produto: Calcule o lucro agora

Talvez você já tenha se perguntado: Como definir o preço de um produto? E se eu não puder manter esses preços? A aplicação da fórmula custo/preço de venda pode ajudá-lo a responder a estas e outras perguntas.

É natural que você se pergunte sobre preços. Embora as estatísticas mostrem que a experiência do cliente está ganhando cada vez mais espaço na decisão de compra, o preço continua sendo um ponto crucial.

Um exemplo do impacto do preço sobre o volume de vendas é as vendas que ocorrem todos os anos na última sexta-feira de novembro. A conhecida Black Friday gera uma significativa receita para muitas empresas.

Segundo a Statista, em 2018 o aumento das vendas que ocorreram durante a Black Friday excedeu em 663 % a média de dias de vendas nas mesmas organizações. O fator preço foi um fator determinante para este resultado. 

cartao e celular no app de compras
Como definir o preço de um produto – (Foto Pexels)

Em outro estudo realizado em 2020, 93% dos entrevistados disseram que comparavam os preços online antes de comprar um novo produto em loja física. E 95% afirmam tomar uma decisão de compra com base nesta comparação.

A mesma pesquisa reflete um fato interessante: 25% desses clientes comparam os preços novamente após finalizar sua compra. Esta comparação pode até mesmo resultar no retorno do produto, se o preço não for competitivo.

Então, como definir o preço de um produto? Neste post mostramos uma das fórmulas mais utilizadas para determinar o custo de venda: custo/preço de venda.

Confira Também: Empreendedorismo: como fazer planejamento de negócio

Como definir o preço de um produto, fatores a considerar?

Antes de saber como definir o preço de um produto e a estratégia de preços, é importante ser claro sobre quem é seu cliente alvo, os preços de seus concorrentes e entender a relação entre percepção de qualidade, posicionamento e preço.

Não há uma estratégia única que funcione para todos os mercados, por isso é importante entender como sua indústria funciona antes de tomar uma decisão. Aqui estão algumas estratégias possíveis:

Fixar o preço de seus produtos ou serviços 

Determine todos os custos de seu produto, levando em conta materiais, mão-de-obra, custos indiretos, etc. Preço com base nestes custos.

Sendo assim, convença seus compradores de que o preço de seu produto ou serviço é justo. Seja um empresário que calcula os preços de seus produtos de forma justa.

Avalie as necessidades e percepções de seu cliente. É fundamental saber o que é mais importante para eles.

Estabeleça um preço-alvo que corresponda ao valor que seus clientes pagariam pelos seus produtos ou serviços, ou seja, pense quanto você estaria disposto a pagar se você fosse eles.

Estabeleça seus preços de acordo com os preços de seus concorrentes

Faça uma análise de quanto seus concorrentes estão cobrando por serviços ou produtos similares.

Defina como você quer se posicionar em relação a eles. Em geral, um preço mais alto será percebido como de maior qualidade e um preço mais baixo como de menor qualidade. 

carrinho de compras e bolsa
Como definir o preço de um produto – (Foto Pexels)

Os consumidores estão interessados em obter o melhor custo-benefício (melhor qualidade ao menor custo), e não apenas o menor preço.

Certifique-se de que o preço seja consistente com a qualidade de seu produto ou serviço, e que seja mais alto do que seus gastos, para não sair no prejuízo.

Como definir o preço de um produto: Diferença entre custo, preço e valor

Quando falamos sobre como definir o preço de um produto, devemos distinguir entre três conceitos:

Custo: este é o valor que deve ser gasto para obtê-lo. Também conhecido como custo, inclui todas as despesas incorridas para que o produto esteja disponível para venda. O custo inclui despesas tais como:

  • Compra de matérias primas
  • Custos de produção
  • Custos administrativos
  • Custos de distribuição
  • Impostos

Preço: é o valor monetário de um produto, ou seja, o preço que um consumidor paga pelo produto.

Valor para o cliente: é o que o cliente entende que o produto vale para ele e está disposto a pagar.

Há três passos para definir o preço do produto, mas com valores diferentes. Se estamos falando de um serviço, por exemplo, um reparo de pneu em um veículo, para a garagem o “custo” poderia ser o valor do pneu (35 reais) mais a mão-de-obra (20 reais) mais o custo da garagem para aquele tempo (10 reais). 

No total, o custo é de 65 reais. No entanto, o “preço” que você vai definir para o cliente é de 85 reais para um lucro de 20 reais. É possível que o valor do serviço para o cliente tenha sido até mesmo superior a 100 reais, devido à urgência com que foi realizado.

Fatores que influenciam o cálculo do preço de venda

A determinação do preço de um produto ou serviço é baseada em um processo de avaliação minucioso e analítico. Tenha em mente que a receita e a saúde financeira de sua empresa dependem, em grande parte, desta análise.

O primeiro fator a ser considerado na determinação do preço é o custo. Para ser lucrativo, o valor do preço deve ser maior que o valor do custo. 

Outro que deve ser considerado é o preço do concorrente. Sendo assim, ao calcular o preço de venda de seu produto ou serviço, é essencial avaliar o preço pelo qual seus concorrentes oferecem por produtos similares aos seus. 

Outro elemento importante é o valor que o produto traz para o cliente. Além do custo de produção, é necessário avaliar em profundidade o quanto o cliente gosta do produto ou serviço. 

Portanto, o desafio é saber o que seus clientes valorizam. Mas nem sempre é possível. Muitas vezes são as pequenas coisas que fazem uma pessoa se sentir diferente, exclusiva. 

A qualidade do produto, o posicionamento da marca, a localização física do negócio, entre outros aspectos, também devem ser considerados antes de estabelecer o preço de seu produto.

Como definir o preço de um produto aplicando a fórmula custo/preço?

A aplicação da fórmula de custo/preço de venda é muito simples. Entretanto, o que pode acrescentar um certo grau de complexidade a este processo é determinar as variáveis que o compõem: custo e lucratividade. Vejamos a fórmula abaixo:

  • C = P*(100/100-R)

O significado das variáveis na fórmula custo/ preço de venda é o seguinte:

  • P= Preço de venda.
  • C= Custo de produção.
  • R= Rentabilidade ou lucro a ser obtido com a venda do produto.

Sendo assim, alguns requisitos importantes ao aplicar a fórmula custo/ preço de venda é que a variável lucratividade deve ser sempre positiva e inferior a 100.

cartao de credito
Como definir o preço de um produto – (Foto Pexels)

Vejamos a aplicação da fórmula de custo/preço em um exemplo prático:

Vamos imaginar que sua empresa produz copos de vidro. O custo de produção de cada copo é de R$ 6 e a rentabilidade que você deseja obter com a venda de cada produto é de 31%. A fórmula funcionaria desta forma:

  • P= 6*(100/100-31)
  • P= 6*(100/69)
  • P= 6*1,45
  • P= 8,70

Bastante fácil, não é? Contudo, é mais fácil quando se trata de produtos que se sabe quanto quer ganhar, como no exemplo acima. No caso de serviços sem ideia de lucro, é mais complexo saber como definir o preço de um produto.

Confira Também: Como passar pela crise na sua empresa: melhores dicas