Home Cartão de crédito Como aumentar limite do cartão de crédito 

Como aumentar limite do cartão de crédito 

0
Como aumentar limite do cartão de crédito 

Em busca das melhores dicas para aumentar limite do cartão de crédito, os brasileiros estão se enchendo de cartões de crédito. Segundo a pesquisa da SERASA, 29 pessoas têm 5 ou mais cartões de crédito. 

Se você chegou a essa estatística e continua estabelecendo novas estratégias para aumentar limite do cartão de crédito, é hora de aprender como aumentar o limite do seu cartão de crédito. Isto lhe permite manter apenas as melhores ofertas e planejar aumentos se necessário.

Qual é a importância do cartão de crédito para as finanças brasileiras?

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas e Serviços de Cartões de Crédito (Abecs), somente no primeiro trimestre de 2022, as compras com cartão de crédito, débito e pré-pago totalizaram R$ 758,6 bilhões. 

Somente com cartões de crédito, os gastos de janeiro a março de 2022 serão de R$ 78,5 bilhões. 

78,5 bilhões. Um aumento de 42,4% em comparação com o mesmo período em 2021.

A razão é simples. Porque usar um cartão de crédito é uma maneira rápida e fácil de fazer compras. Se for bem organizado, o valor da compra já foi fornecido e será pago no próximo mês sem nenhum problema. De acordo com a mesma pesquisa, o maior gasto é em supermercados e alimentos com 17%, seguido por gastos em farmácias e compras com cartão com 15%. 

No entanto, muitos brasileiros estão endividados por causa desta prática. De acordo com a Serasa Experian, em abril de 2022, 77,7 lares no Brasil estavam atrasados ou em situação de inadimplência nos pagamentos com cartão de crédito.

Portanto, embora os limites dos cartões de crédito sejam uma excelente alternativa, é preciso entender como eles funcionam para poder aumentar limite do cartão de crédito.

Como funciona o limite de cartão de crédito?

Seu limite de cartão de crédito é o valor estabelecido pelo banco que você pode gastar em compras em parcelas. Em outras palavras, é o valor total de crédito que você tem disponível para compras. 

O limite é reduzido a cada compra, e para se livrar do limite total do cartão, a conta deve ser paga até a data de vencimento.

Note que este limite é um empréstimo, não um suplemento de renda. Portanto, esteja muito ciente de como funcionam os limites do cartão de crédito e entenda que o dinheiro não é seu para evitar dívidas.

Mas os limites do cartão não são necessariamente um problema. Na maioria dos casos, é uma forma de aumentar limite do cartão de crédito que permite o pagamento em prestações.

Como aumentar limite do cartão de crédito: 5 dicas práticas para você!

Confira as dicas para aumentar limite do cartão de crédito.

Mantenha sua renda em dia

Os bancos e instituições financeiras precisam conhecer sua renda para entender qual limite é compatível com suas necessidades e qual é a probabilidade de pagar uma dívida potencial. 

Compartilhe sua prova de renda mais atualizada para que a instituição possa avaliar quanto crédito ela pode fornecer sem comprometer sua vida financeira. 

Quando você receber uma promoção ou mudar de emprego, certifique-se de atualizar os detalhes de quanto você ganha a cada mês.

Pague sua “fatura” a tempo

É muito importante pagar suas contas antes da data de vencimento e evitar deixar valores pendentes. Qualquer que seja sua resolução de pagamento (saldo mínimo, saldo sem juros ou saldo total).

Sabemos que às vezes ocorrem eventos imprevistos e as instituições oferecem planos de financiamento para clientes que não podem pagar suas contas na totalidade. 

Mas sempre que possível, tente pagar suas despesas na totalidade. Este comportamento indica que você está usando seu cartão com responsabilidade e contribui para um histórico de crédito positivo.

Se você descobrir que não será capaz de pagar a fatura de seu cartão, entre em contato com sua instituição para tentar negociar. Pagar algo é melhor do que não pagar nada, e muitas vezes é possível chegar a algum tipo de acordo com taxas de juros mais baixas do que pagamentos atrasados. 

Concentre seus gastos em seu cartão de crédito

Lembre-se de que os provedores de crédito precisam de informações sobre você. Para que isso seja possível, você precisa ter um histórico de crédito no mercado.

Se você usa vários cartões de crédito e quer aumentar o limite de um deles, centralize todos os seus gastos com aquele cartão e faça dele uma prioridade. Isto pode ajudá-lo a aumentar seu limite pré-aprovado, pois a instituição entenderá que você explorou bem o limite disponível.

Outra dica é usar seu cartão de crédito mesmo para aquelas pequenas compras diárias: padaria, loja de esquina, limpeza… Você sabe, aquelas pequenas despesas diárias. Essas compras, mesmo que sejam menores, quando somadas, farão com que seu gasto total com o cartão seja um pouco maior. 

É importante lembrar de economizar a quantia que você usaria para pagar essas compras. Assim, em vez de pagá-las na hora com seu cartão de débito ou dinheiro, pague com seu cartão de crédito e depois use o dinheiro economizado para pagar sua dívida. 

Evite cair no Serasa de Crédito

Se você não pagar a uma empresa por um produto adquirido ou um serviço prestado, essa empresa pode registrar seu comportamento em Nome Sujo. “Serasa é uma empresa privada autorizada pelo Ministério que presta serviços de coleta, administração e entrega ou envio de informações sobre o histórico de crédito de indivíduos e empresas, bem como operações de crédito e outras de natureza similar que tais pessoas mantêm com instituições financeiras.

Quando você está nas listas do Serasa, você tem um ponto negativo que joga contra você, ou seja, as instituições financeiras levarão em conta este histórico baseado em seu comportamento para estender seu crédito, que não está limitado apenas a um cartão de crédito, mas também a automóveis ou casas.

Antes de conceder crédito a alguém, as instituições geralmente consultam estas bases de dados para analisar o risco que esta pessoa representaria. Se o nome de alguém aparecer nestas listas por causa de uma dívida mal resolvida em outro lugar, é provável que lhe seja negado crédito, mesmo que mantenha seus pagamentos atualizados no banco onde solicitou um limite mais alto.

Está negativado e buscando opções de cartões de crédito? Confira como conseguir cartão de crédito com nome sujo: passo a passo

Construa um relacionamento

Às vezes, não importa quão bem você se comporte e quanto você saiba que pode pagar taxas mais altas, a empresa ainda não o conhecerá bem o suficiente para assumir mais riscos. Em outros casos, o atraso na liberação de um limite mais alto tem mais a ver com a instituição do que com você.

Portanto, o conselho adicional é ter a paciência de construir essa relação com sua instituição financeira. Pouco a pouco, serão coletadas informações sobre seu perfil de gastos e você poderá ter um limite que seja mais compatível com suas necessidades.

Conclusão

Um limite novo aumenta a estabilidade, mas é importante lembrar que você pode perder dinheiro se não cumprir suas condições de pagamento. 

Portanto, não se contente com mais valor do que você precisa. Seja confiante e continue comprando para aumentar limite do cartão de crédito.