Home Empréstimo Dicas infalíveis para economizar dinheiro no fim de ano

Dicas infalíveis para economizar dinheiro no fim de ano

0
Dicas infalíveis para economizar dinheiro no fim de ano

Todos nós precisamos de conselhos sobre como economizar dinheiro no fim de ano, quando ondas de ofertas irresistíveis chegam e nos fazem gastar o dinheiro extra que chega com o bônus de Natal e outros bônus similares. 

Se você quiser economizar dinheiro no fim de ano e evitar tanto as despesas de dezembro como a chamada inclinação de janeiro, deixamos estas dicas para evitar gastar tanto de agora em diante e você pode entrar no caminho para uma melhor saúde financeira.

Como festejar e economizar dinheiro no fim de ano?

Em anos anteriores você pode ter sido tentado a comprar mais do que pretendia.   Você pode ter percebido posteriormente os efeitos negativos que esses impulsos tiveram sobre suas finanças pessoais. Com as dicas de economizar dinheiro no fim de ano a seguir, você pode aproveitar a estação festiva sem se repetir e tendo consequências para suas finanças.

Evitar barganhas de final de ano

A partir das datas de final do ano é a estação absoluta das ofertas em diferentes áreas, e muitas vezes acabamos comprando porque é também o momento em que sabemos que teremos mais dinheiro. 

Em muitas ocasiões, gastamos em coisas desnecessárias que só nos atraem por causa de um preço mais atraente. Aqui a melhor coisa a fazer é evitar estas tentações e concentrar-se apenas no essencial. Se você vir barganhas em coisas que você sabe que vai precisar ou usar, como alguns móveis, pode ser bom gastar um pouco, mas também evitar gastar todo seu dinheiro de bônus de final de ano nisso. 

Planeje bem seus presentes

Às vezes, por causa da estação e da felicidade, compramos presentes sem considerar as despesas que isso pode representar. Claro, queremos dar coisas de qualidade e que valham a pena, mas às vezes podemos economizar um pouco mais se as planejarmos corretamente. 

Ou seja, às vezes compramos um presente que encontramos e decidimos comprá-lo na hora. Planejar pode significar verificar preços ou produtos diferentes e optar por um que seja um bom presente e não prejudique tanto sua carteira. Naturalmente, isto é considerando que você quer economizar. 

Estabelecer um orçamento 

Em geral, a dica chave se você quiser economizar é estabelecer um orçamento, e talvez seja melhor trabalhar nisso antes do final do ano para começar no próximo ano com o hábito. 

Para estabelecer um orçamento, simplesmente esboce sua renda líquida, reserve dinheiro para o essencial como aluguel ou comida, reserve um pouco para economias de emergência e finalmente estabeleça uma quantia mínima que você gastará “em você”, ou em seus presentes, tais como festas, passeios, hobbies e assim por diante. Desta forma, você evitará que o último absorva o primeiro e você terá um sistema de economia que poderá lhe servir no futuro. 

Estipular a quantia máxima de dinheiro que você pode gastar é uma boa maneira de manter o controle de suas finanças. A organização é fundamental a este respeito. Dividir as despesas em categorias (presentes, jantares ou transporte, por exemplo) lhe dará uma melhor perspectiva de quanto você pode gastar em cada uma delas. 

Neste sentido, muitos aplicativos bancários digitais oferecem um rastreador de pagamento baseado nestes temas, para que você possa ver se está aderindo ao seu planejamento.

Estabelecer um objetivo 

É sempre bom estabelecer uma meta de economia, e o final do ano pode ajudá-lo como um limite de tempo para essa meta. Digamos que você começa em meados de novembro, e você determina reservar uma certa quantia de dinheiro até 31 de dezembro. 

Dessa forma, você se tornará consciente de seus gastos e tentará evitar tanto em “indulgências” de final de ano. Por outro lado, quando terminar, você pode estabelecer uma meta. 

Se você quiser economizar para um carro ou algo semelhante, é fácil, mas nem sempre é necessário. Escolha um número, ajuste seu orçamento e tente se comprometer. 

Faça sua pesquisa e compare

A verificação de preços entre diferentes varejistas pode ajudá-lo a tirar proveito de promoções e ofertas em determinados produtos. 

Este simples exercício permite detectar estabelecimentos com o mesmo produto que você está procurando, e de outros concorrentes, a um preço mais baixo. Isto também é verdade para as lojas online.

Compre com antecedência

Após fazer uma comparação, é importante que você seja um comprador inteligente e não espere até o último minuto para fazer suas compras. Desta forma, você evitará os possíveis aumentos de preços que ocorrem em certos produtos sazonais. 

O custo também é mais alto em momentos em que a demanda por eles é maior. Outro fator a ser levado em conta é o efeito de situações econômicas como a inflação; os aumentos de preços tornarão sua lista de compras mais cara.

Preste atenção ao método de pagamento

A forma como você paga por suas compras pode influenciar quanto dinheiro você economiza. O planejamento permitirá que você tenha recursos financeiros suficientes e não tenha que recorrer ao financiamento.  Além disso, os empréstimos pessoais podem aumentar o valor de suas dívidas devido às suas taxas de juros.

Controle de compras

É essencial não ser absorvido pela avalanche de ofertas e promoções no mercado. A este respeito, é recomendável que você compre as coisas que o beneficiarão com o tempo. 

economizar dinheiro no fim de ano
Economizar dinheiro no fim de ano – (Foto Pexels)

Um exemplo ideal seria a compra de um fogão ou máquina de lavar de baixo consumo de energia, ou seja, substituir seus antigos aparelhos por aparelhos que economizam energia, em vez de outras coisas. 

Alguém impulsivo consome coisas descartáveis que, com o tempo, só produzem desequilíbrios em sua economia.

Outras recomendações

  • Evite cometer os dois principais erros de fim de ano: sobreendividamento e tomar ou emprestar dinheiro emprestado a outra pessoa.
  • Compare o maior número possível de preços antes de fazer uma compra. O mercado é amplo e as ofertas variam muito. Nesta estação é essencial que você compre cedo.
  • Economize pelo menos 30% de seu salário e deposite-o em uma conta que você não poderá acessar até depois de janeiro.

Considerações finais

Finalmente, os especialistas recomendam economizar dinheiro no fim de ano, comparar preços, opções de pagamento oferecidas por cada uma das lojas, bem como conhecer as condições de compra (termos, garantia, bônus, frete grátis, entre outros) e capacidade de gastos, uma vez que, de acordo com o Fundo Monetário Internacional, estes não devem exceder 30% da renda total, uma vez que a saúde das finanças pessoais dependerá disso, aproveite as dica e chegue em 2023 com as finanças organizadas.