Home Empréstimo 5 Dicas de Investimento Imobiliário

5 Dicas de Investimento Imobiliário

0
5 Dicas de Investimento Imobiliário
Business people shaking hands together

Como você sabe, os imóveis são o tipo de investimento que permite que você proteja seus ativos e obtenha retornos. Por isso, atualmente o investimento imobiliário é um dos mercados mais procurados em um mundo em que gerar renda e manter a estabilidade financeira é crucial.

investimento imobiliário

O investimento imobiliário é, portanto, enquadrado como uma oportunidade não apenas para maximizar seus recursos financeiros, mas também para construir seu futuro.

Confira Também: Como ter boa relação com o banco para conseguir crédito

O que é investimento imobiliário?

Poderíamos dizer que investir em imóveis envolve colocar dinheiro no mercado para obter ganhos futuros. Há várias maneiras de fazer isso, pois não há uma única maneira melhor de investir em imóveis.

Os ativos reais são propriedades. Esses ativos proporcionam uma fonte de diversificação de portfólio por estarem vinculados ao desenvolvimento da economia real. Veja por que essa é uma das estratégias mais eficazes para maximizar o retorno de seu investimento.

Que tipos de imóveis existem?

Para começar no mundo do investimento imobiliário, você deve conhecer os diferentes tipos de imóveis e escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades.

  • Residencial: imóvel usado para fins pessoais específicos.
  • Comercial: estruturas usadas para gerar renda de capital, incluindo escritórios, fábricas e shopping centers.
  • Terrenos: espaços abertos com potencial de desenvolvimento.

Agora, se você está interessado em investir em imóveis, é fundamental que entenda que essa pode ser uma ótima estratégia para aumentar seu legado se for feita de forma correta e profissional. Por isso, queremos lhe dar 5 dicas de investimento imobiliário, para ajudá-lo a tomar decisões sábias e maximizar seus retornos.

5 dicas de investimento imobiliário

Pesquise o mercado imobiliário

A pesquisa aprofundada é a primeira de nossas dicas de investimento imobiliário porque permite que você tome decisões bem informadas. 

Você pode pesquisar vários tópicos antes de investir em imóveis, por exemplo, o que é um fundo de investimento imobiliário ou como começar no setor. 

O estudo da localização, da demanda de aluguel e das tendências de preço, bem como de quaisquer outros fatores importantes, deve ser feito com muito cuidado.

Estabeleça metas claras

É fundamental definir suas metas de investimento de curto e longo prazo, pois você mesmo estará emitindo o tipo de investimento, portanto, o que está procurando? Todo o seu esforço será recompensado, portanto, o que você está buscando? 

Ao definir metas claras, você pode concentrar seus esforços e criar estratégias de investimento bem-sucedidas que estejam de acordo com seus objetivos.

Conhecer seu retorno sobre o investimento imobiliário (ROI)

Antes de investir em imóveis ou em fundos de investimento imobiliário, é essencial entender os diferentes tipos de riscos de investimento para calcular o potencial de retorno sobre o investimento. 

Sua escolha será influenciada pela atratividade e certeza do ROI, bem como pela adequação aos seus objetivos.

Diversificar o portfólio

O fator mais importante em qualquer tipo de investimento é a diversificação, pois ela reduz o risco ao considerar vários tipos de fundos ou imóveis.

Além disso, a diversificação é uma tática para aproveitar melhor as oportunidades e obter retornos de longo prazo.

Consultoria financeira

Embora a obtenção de consultoria financeira tenha muitas vantagens, a mais importante é a proteção do seu investimento, pois ela ajuda a analisar contratos, garantir sua proteção legal e avaliar as possíveis consequências fiscais, além de ajudá-lo a estruturar seu investimento de forma eficaz.

Os investimentos imobiliários apresentam excelentes oportunidades, mas você deve receber orientação adequada para reduzir os riscos. 

investimento imobiliário

Tipos de propriedades de investimento imobiliário

Cada uma dessas ideias lhe dará uma visão mais clara quando se trata de investir em imóveis. 

Você também deve estar familiarizado com os diferentes tipos de propriedades de investimento que pode começar a construir em seus novos projetos, alguns dos quais estão listados abaixo.

Propriedades residenciais e comerciais 

Casas e outras residências, incluindo apartamentos, pertencem à categoria de propriedades residenciais, que é o investimento imobiliário tradicional. As propriedades comerciais, por outro lado, aplicam-se a locais e escritórios onde se pretende assinar contratos de aluguel.

Propriedades industriais e de varejo

Os industriais são modificados para incluir áreas para uso comercial. O oposto é verdadeiro para propriedades de varejo, que são baseadas nos centros de grupos de varejo em shopping centers. Ambos os tipos podem ser desenvolvidos para gerar renda a partir da criação de bens e serviços usando essas propriedades.

Propriedades de fundos de investimento 

Esse tipo de imóvel é aplicado sob uma figura de investimento coletivo, na qual uma participação é alocada a um fundo de investimento, de modo que você pode monetizar serviços de leasing, reavaliação de ativos ou investimentos em negócios que também estão listados no mercado imobiliário.

Vantagens que você recebe ao investir em imóveis

Para ganhos de longo prazo, um dos mercados mais estabelecidos é o imobiliário. Um dos principais benefícios de fazer isso é poder diversificar seus investimentos em vários novos nichos de negócios. Você também obtém um investimento futuro que lhe dá segurança e retornos.

Ao investir em imóveis dessa forma, você pode aumentar seu capital inicial e ganhar dinheiro de forma passiva ao longo do tempo. Portanto, você encontrará uma nova opção para manter uma renda adicional para seus projetos futuros.

Quão lucrativo é o investimento imobiliário?

O setor imobiliário não é diferente de qualquer outro negócio lucrativo no sentido de que depende muito dos clientes que estão ansiosos para comprar um produto. Sempre haverá uma oportunidade de negócio enquanto houver uma pessoa que precise de um imóvel.

Há uma necessidade de 70.000 casas, por exemplo, na maior cidade do Brasil, que tem 22 milhões de habitantes, isso leva em conta apenas a demanda por aquisições.

Você ainda tem a oportunidade de se beneficiar dos ganhos de capital que sua propriedade acumula ao longo do tempo, mesmo que não a venda ou alugue.

Diante do exposto, é seguro concluir que o investimento em imóveis pode gerar retornos sólidos se for feito corretamente.

Conclusões 

Se você deseja embarcar em um novo empreendimento comercial, o investimento imobiliário, deve prestar atenção a todas as dicas fornecidas para criar melhores oportunidades de investimento no mercado imobiliário atual.

Confira Também: Empréstimo Nubank: 5 coisas que você precisa saber antes!