Home Empréstimo Tipos de empréstimo: Qual o melhor para você?

Tipos de empréstimo: Qual o melhor para você?

0
Tipos de empréstimo: Qual o melhor para você?

Você quer estabelecer um tipo de empréstimo mas não tem certeza de quais tipos de empréstimo estão disponíveis nos mercados financeiros?

Podemos organizar várias variações para atender às mais diversas necessidades. Você pode escolher entre empréstimos comerciais, empréstimos pessoais e outros empréstimos. Os tipos de empréstimo podem ser pagos para diversos fins.

O empréstimo não é apenas dinheiro. Por exemplo, você pode solicitar um empréstimo para seus estudos, carro ou casa. Isto significa que você não pode nem mesmo ver o dinheiro porque precisa dele para pagar suas dívidas. 

Antes de utilizar os serviços financeiros, é importante conhecer e compreender as opções disponíveis para você. Continue lendo para descobrir quais são os tipos de empréstimo mais comuns e qual é a melhor opção para você.

O que é um empréstimo?

Um empréstimo é um contrato entre um indivíduo e uma instituição sob o qual uma parte utilizará um produto fornecido pela outra parte por um período de tempo específico. 

Por exemplo, em um empréstimo financeiro, um indivíduo ou entidade pede a uma instituição financeira que lhe empreste uma quantia específica de dinheiro, que é reembolsada com juros após um período de tempo específico. 

Por exemplo, você pode solicitar um empréstimo para pagar dívidas, comprar um apartamento ou um carro, ou financiar seus estudos ou viagens. Para tomar a melhor decisão, você deve conhecer os termos do empréstimo, incluindo as taxas de juros e os reembolsos. Abaixo estão os tipos de empréstimo mais comuns.

Quais são os tipos de empréstimos e seus benefícios?

Há muitos tipos de empréstimos, incluindo empréstimos pessoais e empréstimos comerciais. Cada um tem suas próprias características e é melhor em certas situações. Portanto, é importante entender como eles funcionam. 

Primeiro, é importante saber para que é. Essencialmente, é assim que um tipo de empréstimo é feito. A quantidade liberada pode ser utilizada livremente. Por exemplo, pagar dívidas, viajar, iniciar um negócio ou gastar dinheiro em uma emergência.

Empréstimos e vários tipos de financiamento são, portanto, tipos de empréstimo. O que os distingue é o uso que fazem dos recursos. No primeiro caso não há uma finalidade específica, mas no segundo caso o dinheiro deve ser usado para comprar bens como bens e veículos.

Com base na explicação acima, por que não aprofundar seu entendimento sobre os tipos de empréstimo e benefícios? Continue lendo.

Empréstimo Consignado

Esta opção, também conhecida como um empréstimo fiduciário, é uma solução popular porque você mesmo pode solicitá-la. Neste caso, o valor do empréstimo é deduzido diretamente do pagamento do mutuário ou da mensalidade. 

A aprovação do empréstimo é geralmente muito fácil e rápida, pois os pagamentos são deduzidos de forma confiável do salário do mutuário ou do INSS. 

Você também pode se registrar para um crédito de remessa através da aplicação (on-line) de seu banco ou do website.

Entretanto, é importante esclarecer que esta linha de crédito deve ser planejada cuidadosamente. Simule o contrato no momento da assinatura, escolha a opção que se adequa às suas necessidades e evite arriscar outros pagamentos.

Cartão de crédito

O tipo de empréstimo mais popular e conhecido no mercado. No entanto, eles são frequentemente usados como um acréscimo a uma carteira porque são fáceis de comprar. 

Cartões de crédito são realmente apenas empréstimos. Funciona como um empréstimo pré-aprovado e sem aplicação.

Mas você ainda tem que pagar a tempo no final deste mês. Se você pagar apenas o valor mínimo da conta, você será automaticamente inscrito em um empréstimo de seu operador. O famoso e temido rotador. 

Como resultado, o valor residual é transferido para a conta com a taxa de juros mais alta de todos os tipos de empréstimo. A taxa de juros em um cartão de crédito pré-pago é de 14,3% ao mês, portanto, você deve sempre pagar o cartão a tempo.

Empréstimo pessoal

Os empréstimos pessoais, são um dos tipos de empréstimos mais fáceis e mais populares no mercado. Eles são oferecidos por instituições financeiras e as condições e taxas de juros variam muito. 

O dinheiro emprestado normalmente não está relacionado com a compra de nenhum produto. Em outras palavras, ele pode ser usado de acordo com a vontade do consumidor.

Portanto, é necessário realizar simulações e verificar a duração do contrato, a taxa de juros e o valor final. As agências exigem certas informações como CPF e comprovante de renda. Após completar a análise de crédito, você decide se quer liberar ou não a quantia solicitada. 

Deve-se observar que a taxa de juros utilizada para este tipo de empréstimo é mais alta do que para outras opções. Isto porque o risco de inadimplência é maior e não há garantia de reembolso.

Como já mencionado, este é um dos tipos de empréstimos mais procurados para a obtenção de crédito. Isto se deve, sem dúvida, a seus benefícios. Dê uma olhada em alguns deles abaixo. 

Disponibilidade rápida: Talvez o ponto mais atraente dos empréstimos pessoais seja a forma como eles são empregados. Geralmente, este tipo de empréstimo está disponível rapidamente, sem a necessidade de documentação demorada e extensa.

Além disso, é muito comum que as pessoas que já têm um relacionamento com uma instituição financeira tenham uma quantia pré-acordada que é mais fácil e mais rápida de usar. 

Acessibilidade: Outra vantagem dos empréstimos pessoais é sua ampla disponibilidade. Este método é acessível para a maioria das pessoas porque não tem as muitas restrições que outros tipos de contratos têm. Em geral, o candidato só precisa cuidar de suas próprias finanças, ou seja, ele ou ela deve ter um “nome limpo”.

Cheque especial

Os cheques especiais são um dos tipos de empréstimos mais populares no Brasil, pois esta linha de crédito é bastante fácil de obter. 

Os cheques de caixa são frequentemente confundidos com “dinheiro extra” oferecido pelos bancos aos usuários de contas correntes para saques. 

Portanto, se você tem R$ 100 em sua conta mas deseja sacar R$ 300, isso é possível com um cheque especial, que oferece valor agregado ao saque de acordo com seu perfil de crédito.

Portanto, os cheques especiais podem ser facilmente confundidos com saldos bancários, portanto, tenha cuidado. 

De acordo com o Banco Central do Brasil, a taxa média de juros cobrada pelas instituições pelo uso de cheques especiais bancários pode ser de 15% ao mês (mais de 300% ao ano), o que é uma das taxas de juros mais altas do país. 

Por um lado, o empréstimo é automaticamente liberado quando o usuário solicita o pagamento e, por outro lado, os juros sobre o descoberto são automaticamente deduzidos da conta.

Para evitar o risco de insolvência, o uso do excesso de economia deve ser uma exceção, um caso necessário, diz Jusivaldo Almeida, vice-presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin). “Se você precisar usá-lo, limite-o a não mais do que 30% da renda bruta. Se exceder esse montante, procure outras formas de refinanciar a dívida”, ensinou ele. 

Inevitavelmente, use o modelo de refinanciamento da dívida para consolidar os montantes da dívida em uma conta a uma taxa de juros mais barata e mais acessível que não prejudique seu resultado final.

Cuidado com as fraudes!

Em muitos casos, a urgência de solicitar um empréstimo pode resultar na tentativa de defraudar a parte errada, oferecendo um empréstimo falso ou não cumprindo com as regras do banco central. 

Um esquema comum é o caching. Neste esquema, os fraudadores cobram dos requerentes uma taxa de depósito para liberar o valor que pode ser “emprestado”. 

Tipos de empréstimo - (Foto Pexels)
Tipos de empréstimo – (Foto Pexels)

Depois de oferecer um depósito, a empresa desaparece sem liberar o dinheiro.

Também é importante lembrar o seguinte: não pedir emprestado a financiadores!

Os financiadores são pessoas que não podem fazer empréstimos pessoais e operam fora do controle dos bancos centrais. Eles fornecem dinheiro de acordo com as regras e sem segurança. Uma verdadeira fraude!