Vender na Shopee é, sem dúvida, um dos futuros das compras, mas montar sua própria loja online é caro e nem sempre acessível para todos.

É por isso que opções como a Shopee, onde você pode vender seus próprios itens e acessar as centenas de milhares de usuários que visitam essa plataforma todos os dias, são tão interessantes.

Além disso, vender na Shopee pode ser uma excelente maneira de expandir um negócio online e alcançar novos clientes.

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Shopee Brasil: primeira implantação do serviço fora da Ásia 

Dados do índice MCC-ENET mostraram que o comércio eletrônico brasileiro cresceu 73,88% em 2020. Os marketplaces tiveram um papel decisivo nesse crescimento e ganharam ainda mais destaque no comércio eletrônico. 

Foi nesse contexto que surgiu uma nova marca no país, a Shopee. Uma plataforma asiática de vendas online que, nos primeiros meses, conseguiu movimentar o setor e atrair a atenção de toda a América Latina. 

O Brasil foi o primeiro país fora da Ásia a receber investimento da plataforma para implementar o serviço. Em 2021, as operações foram expandidas para outros três países da região: Chile, Colômbia e México. Em 2022, a empresa também chegou à Argentina.  

A marca Shopee foi lançada com a proposta de dividir espaço com grandes marketplaces que operam nesses países, como Mercado Livre e Amazon. 

Esse posicionamento é o mesmo adotado na Ásia. Lá, a Shopee conseguiu ganhar espaço concorrendo com grandes empresas como AliExpress e Wish. 

Porque Vender na Shopee? 3 Diferenciais da Plataforma

A seguir algumas das vantagens de vender em um marketplace como a Shopee em vez de abrir sua própria loja online:

Sem problemas financeiros

Você não precisará pagar para usar a Shopee para começar a vender produtos online imediatamente. Por outro lado, se você optar por operar sua própria loja online, terá que pagar pelo domínio, hospedagem e desenvolvimento do site (algo que uma pequena empresa pode não estar bem preparada).

Tráfego intenso

É preciso começar do zero ao abrir uma loja de e-commerce para gerar interesse e tráfego. Entretanto, se você se inscrever para vender na Shopee, poderá montar sua loja online sem gastar dinheiro e ter tráfego gratuito, o que significa que terá a oportunidade de fazer vendas logo após abrir sua loja.

Não há necessidade de se estressar com a logística

Se você tem um negócio de comércio eletrônico, deve fazer uma parceria voluntária com serviços de logística específicos para ajudá-lo com a entrega do produto. Quando receber seu primeiro pedido como vendedor da Shopee, você poderá retirar e entregar seu produto.

Vender na Shopee: Passo a Passo

A melhor maneira de entender a lógica de vendas da Shopee é começar a usar a plataforma. Se você quiser começar a explorar o canal de vendas imediatamente, siga nosso guia passo a passo: 

  1. Faça login no site da Shopee e clique em “Sign up” (Cadastrar) no menu superior direito. 
  2. Siga as etapas indicadas pela plataforma para validar seus dados. 
  3. Na área “Central do Vendedor”, configure sua loja on-line 
  4. Crie seu primeiro anúncio 
  5. Ao receber seu primeiro pedido, siga as instruções do sistema de gerenciamento para enviá-lo, de acordo com as regras da plataforma. 
  6. Depois de estruturar seus anúncios e começar a vender na Shopee, você vai aprender com o tempo a aprimorar sua estratégia de vendas. 

Ao realizar suas primeiras vendas, você já terá acesso às ferramentas de gestão para impulsionar seus pedidos e vender ainda mais.

Como funciona a comissão na Shopee?

Contrariamente a outros canais, o Shopee não exige pagamento de taxas de registro, portanto, o registro é totalmente gratuito. Contudo, o marketplace cobra uma comissão de 12% sobre cada venda.

Se considerarmos que essa porcentagem é essencial na cobertura de seus gastos com campanhas de marketing e custos operacionais, ela se torna rapidamente um dos canais de publicidade mais lucrativos.

A Shopee também estabeleceu um limite para o valor da comissão, com um máximo de R$100 a pagar à plataforma, como parte de uma atualização recente das políticas de comissão.

Vender na Shopee

Como você pode vender na Shopee com sucesso?

A Shopee está oferecendo muitas oportunidades de vendas como um dos principais mercados do Sudeste Asiático. No entanto, ao mesmo tempo, ela também é bastante competitiva. 

Encontrar os melhores produtos para vender na Shopee é crucial, mas você também precisa dos seguintes itens para se manter competitivo no mercado.

Listagens de produtos otimizadas

Imagens principais de alta qualidade são importantes porque podem influenciar a decisão de um cliente de adicionar ou não o produto ao carrinho. Além disso, você deve espalhar palavras-chave adequadamente direcionadas nas descrições de seus produtos.

Excelente classificação de pesquisa

Conforme mencionado acima, você deve colocar estrategicamente palavras-chave nas listagens de produtos. Como resultado, sua classificação de pesquisa aumentará e você aparecerá na primeira página das SERP (páginas de resultados de mecanismos de pesquisa) do Shopee.

Anuncie seus produtos

Embora melhorar sua classificação de pesquisa seja uma forma de marketing, você deve combiná-la com estratégias pagas e orgânicas para obter os melhores resultados.

Além de melhorar a classificação nos mecanismos de busca, você deve usar grupos e páginas do Facebook para promover seus produtos. 

Além disso, seria uma boa ideia executar o Shopee MyAds ou os anúncios do Facebook durante as principais épocas, como os principais feriados de compras.

Vale a pena vender na Shopee?

É muito provável que o uso dos recursos básicos da Shopee gere um aumento em seus pedidos. Em suma, aproveitar ao máximo os recursos da plataforma é o que pode realmente impulsionar suas vendas no marketplace. 

Além disso, está claro que, por enquanto, vale a pena vender seus produtos na Shopee: eles apenas cobram comissão, você não paga pelo frete (nem você nem seus clientes) e tem grande visibilidade em uma plataforma que está crescendo em um ritmo muito rápido no Brasil.

Por outro lado, lembre-se de que é provável que você tenha mais sucesso se vender produtos locais ou artesãos que não são facilmente encontrados na plataforma, pois a concorrência será muito menor.

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