Home Empreendedorismo Como Abrir o MEI: Saia de Microempreendedor para Empresário 

Como Abrir o MEI: Saia de Microempreendedor para Empresário 

0
Como Abrir o MEI: Saia de Microempreendedor para Empresário 

Antes de abrir seu novo negócio, você deve estar ciente de como abrir o MEI. Para administrar um negócio bem-sucedido, você deve ter esse documento que vai te beneficiar e ajudar na sua trajetória como empreendedor.

Antes de saber como abrir o MEI, você precisa construir sua marca e criar um grupo de pessoas dispostas a comprar o negócio quando ele for lançado.

Uma parte importante do desenvolvimento de um plano de negócios é realizar uma pesquisa de mercado minuciosa sobre seu setor-alvo e os dados demográficos de seus clientes potenciais. Isso inclui a realização de pesquisas, grupos de foco, pesquisa de dados públicos, bem como dados sobre o mercado específico que você deseja atingir.

Tarefas como a escolha do nome da empresa e a criação de um logotipo são óbvias, mas não se esqueça das etapas menos conhecidas, mas igualmente importantes! Seja para determinar a estrutura do negócio ou abrir o MEI.

Confira Também: Como Começar a Vender Roupas: Guia Completo

Como abrir o MEI sem custo!

Muitas pessoas que procuram como abrir o MEI para abrir um negócio como microempreendedor acabam clicando em um link para uma página de registro para receber o pagamento em troca de fazer ele.

Sendo assim, não deixe de acessar o Portal da Empresa correto. Caso não tenha certeza se concorda com a contratação desses serviços, não imprima seu boleto nem tire foto dele. O registro como MEI junto ao governo é gratuito.

Passo a passo – como abrir um MEI gratuito em 2023

O site gov.br (que centraliza o acesso dos cidadãos a diversos serviços sociais e outros portais públicos) deve ser aprovado. Os empreendedores devem se registrar no site https://sso.acesso.gov.br, caso ainda não tenham se registrado.

Após fazer o login no site gov.br, o empreendedor deve criar seu MEI no portal do empreendedor. Acesse as informações fornecidas nas instruções e siga as instruções. Como mencionado acima, o registro é gratuito.

Como abrir o MEI: comece como empreendedor e se torne um empresário

Levantar de manhã com toda a energia e querer mudar não é suficiente para ser um empreendedor. Também não basta ser um bom encanador, um bom engenheiro, um bom advogado, um bom médico….

Tudo isso é importante e essencial, mas além da motivação e do domínio do ofício, como abrir o MEI começar como empreendedor e se tornar um empresário?

Ter uma base de números

Se você deseja abrir uma empresa, precisará ter clareza sobre muitos conceitos para poder tomar uma série de decisões, além de fazer o gerenciamento administrativo e de outros tipos. Isso significa dominar alguns conceitos básicos de gestão empresarial, desde saber como elaborar um plano de negócios até conhecer os conceitos básicos de contabilidade.

É essencial ter essas noções básicas para poder definir os principais indicadores de sua empresa, como retorno sobre o investimento, receitas e despesas, fluxos de caixa e assim por diante. Por exemplo, por quanto tempo poderei me manter se não me sair bem nos negócios? Fazer cálculos e previsões faz toda a diferença.

Tanto para o plano de marketing quanto para o plano de negócios em geral, você precisa de números que lhe permitam fazer estimativas, analisar retornos e tomar decisões estratégicas. 

Por exemplo, se você não sabe se deve abrir um MEI ou simplesmente operar como autônomo, isso depende se você vai contratar pessoas ou não.

Saber como dirigir, liderar e gerenciar equipes

No dia em que você decidir se tornar um MEI, estará assumindo a responsabilidade de se tornar o capitão de um navio: você será o líder de uma empresa e precisará tomar decisões, delegar, gerenciar as pessoas sob sua responsabilidade e assim por diante.

De nada adianta ter grande visão, conhecimento do negócio e talento, se sua equipe não estiver à altura ou se você não souber como tirar o melhor proveito dela, com motivação e um sistema de trabalho eficiente.

Há três perguntas fundamentais sobre seu negócio que você deve saber responder para começar: o que, com o que e para quem.

  • O que eu faço? O produto ou serviço que ofereço.
  • Com o quê? Como você vai gerar e vender esse produto ou serviço.
  • Para quem? Seu público-alvo, alvo ou buyer persona.

Automatize os processos 

Não importa quão eficiente você seja e quão boa seja sua equipe, você terá um teto de crescimento se não contar com a tecnologia. Graças a um software especializado, você pode impulsionar sua empresa em todos os pontos, gerando um crescimento exponencial. Caso contrário, estaremos sempre dependendo de alguém.

Por exemplo, com um programa de contabilidade, você pode economizar até 70% do seu tempo automatizando o faturamento, controlando as despesas com mais eficiência e fazendo diagnósticos constantes da sua empresa com um painel abrangente para tomar decisões melhores.

Como Abrir o MEI

Algumas dicas práticas para se tornar um MEI

Certifique-se de que você pode sustentar a empresa pelo menos nos próximos 2 ou 3 meses, mesmo que as coisas deem errado.

Evite injetar dinheiro pessoal no capital da empresa, pois isso significa problemas burocráticos, tributários e bancários.

O rei dos negócios é o dinheiro: certifique-se de priorizá-lo e aprenda a negociar com fornecedores e clientes nesse sentido.

Mantenha sempre a autodisciplina – só porque você é seu próprio chefe, precisa ser autodisciplinado.

Embora todos esses sejam desafios que você terá de superar e que permitirão que você dê o salto do MEI e se torne um empresário, nem tudo são dificuldades e desafios. Junto com todo esse esforço, o empreendedor tem uma série de recompensas.

Conclusão

Abrir o MEI e fazer suas primeiras vendas é apenas o começo de seu trabalho como empresário. Para obter lucro e permanecer no topo, você sempre precisa desenvolver e modernizar sua empresa. Isso exigirá tempo e esforço, mas você conseguirá obter os retornos de sua empresa pelos quais tanto se esforçou.

Lembre-se de que não existe um plano perfeito. Iniciar um negócio sempre exige uma boa preparação, mas é muito provável que as coisas possam dar errado. Para administrar um negócio bem-sucedido, você precisará se adaptar às mudanças nas situações do mercado.

Você pode ter o melhor plano, mas assim que começar a trabalhar, as coisas podem mudar dinamicamente e você deve ser capaz de resolver os problemas rapidamente!

Confira Também: Como Definir o Preço De Um Produto: Calcule o Lucro Agora