Home Empreendedorismo Como Abrir um Estabelecimento de Alimentação Saudável

Como Abrir um Estabelecimento de Alimentação Saudável

0
Como Abrir um Estabelecimento de Alimentação Saudável

Saber como abrir um estabelecimento de alimentação saudável requer investimento nos produtos escolhidos e muita atenção ao modo como eles são preparados. O mercado de alimentos é importante porque atende a uma necessidade fundamental da população e da economia brasileira.

Há muitas oportunidades de negócios em uma ampla variedade de setores na indústria de alimentos, que é um setor em constante expansão. A jornada inclui paixão e motivação, mas o processo de abrir uma empresa pode apresentar alguns desafios. 

Leia este artigo para obter dicas se você quiser saber como abrir um estabelecimento de alimentação saudável.

Por que abrir um estabelecimento de alimentação saudável? 

Aqueles que desejam investir em um novo negócio e se destacar sem fazer a mesma coisa que os outros devem considerar abrir um estabelecimento de alimentação saudável. 

Mais de 220.000 pessoas trabalham no setor de restaurantes do Brasil, que tem um valor de mercado de cerca de R$60 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Food Service (IFB).

Restaurantes, bares e outros estabelecimentos comerciais podem agora aproveitar a presença de dois poderosos canais de distribuição: o presencial e a entrega em domicílio.

Para concluir, é importante observar que, dependendo do estabelecimento, esse setor não exige grandes investimentos financeiros e, especialmente se a opção for pela entrega, não há custos associados à contratação de pessoal de ponto de venda ou de atendimento.

Confira Também: Como Abrir o MEI: Saia de Microempreendedor para Empresário 

Documentos

A primeira coisa é o desejo de abrir uma empresa e o conhecimento prévio do modelo de negócios, do tipo de produto e do mercado-alvo. É claro que esse é um bom ambiente para a produtividade. No entanto, para abrir um estabelecimento de alimentação saudável, você precisará de algumas formalidades.

  • Registro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
  • Certificado de Constituição – Os empreendedores que desejam abrir uma empresa, seja ela micro, pequena ou grande, utilizam esse documento.
  • Registro na Junta Comercial: eventualmente, você receberá um número de identificação de registro comercial (NIRE). Um empresário deve se registrar na Câmara de Comércio e Indústria para manter sua empresa aberta e obter um número de CNPJ. 

Lembre-se de que abrir e manter uma empresa exige muito comprometimento, bem como uma variedade de habilidades. Para desenvolver um plano de negócios sólido, você deve entender o mercado e o ambiente geral.

Como abrir um estabelecimento de alimentação saudável

Muitas pessoas podem se interessar pelo setor de alimentos e bebidas e ter curiosidade em saber como abrir um estabelecimento de alimentação saudável. Abrir um estabelecimento requer algumas etapas simples, bem como algumas calculadas, se você quiser ser bem-sucedido.

Criamos um recurso que descreve as regras mais importantes se você quiser abrir um restaurante de alimentos naturais. A Top5Melhores detalhou as etapas de planejamento necessárias para ajudá-lo a entender melhor como abrir um estabelecimento de alimentação saudável. Dê uma olhada nisso.

Obter a documentação necessária

Você deve primeiro adquirir as licenças necessárias para abrir um restaurante antes de iniciar seu negócio de alimentos saudáveis. Como resultado, você pode facilmente acomodar organizações responsáveis pela gestão de recursos públicos, como prefeituras, vigilância sanitária e outras organizações de gestão pública.

Compilamos uma lista dos documentos mais importantes de que você precisará, pois essa é uma etapa muito essencial.

  • Registro na Junta comercial do Estado;
  • Alvará de localização e funcionamento;
  • Inscrição Estadual;
  • Auto de vistoria do corpo de bombeiros;
  • Certificado de responsável técnico;
  • Certificado de Limpeza e Desinfecção dos Reservatórios de Água;
  • Procedimentos Operacionais Padronizados.

Analise seus concorrentes e estabeleça sua melhor posição

Analisar seus rivais deve ser a primeira coisa que você deve fazer ao pensar em abrir um novo negócio. Como resultado, ao decidir onde instalar a loja, considere os restaurantes rivais que competem pelos mesmos clientes.

Dê uma olhada em aplicativos de entrega, como iFood, Rappi e 99pop. Os cardápios e as opções disponíveis são interessantes. 

O cardápio deve ser excelente

Você precisa de um cardápio completo e interessante. Além dos vegetais e carnes usuais, deve haver muitas saladas disponíveis. Normalmente, as refeições saudáveis são ricas em proteínas e poucos carboidratos. Um cardápio fixo está disponível para todos os dias da semana.

Depois de sair da academia, muitas pessoas vão para os estabelecimentos comer, por isso, considere a possibilidade de oferecer sanduíches, shakes, sucos e lanches.

Escolha um local estratégico para seu estabelecimento 

Onde você deve abrir? É claro que é perto da academia. Geralmente, essa é a melhor opção, pois seu negócio pode se tornar um ponto de encontro para as pessoas que saem da academia. 

Escolha sempre uma área movimentada e analise também a popularidade da academia antes de escolher o local ideal. Tente manter um bom relacionamento com os proprietários desses estabelecimentos, pois eles podem recomendar seu restaurante para clientes que se alimentam de forma saudável.

O bom atendimento é uma prioridade máxima

Embora não seja necessário, dê preferência a funcionários que tenham experiência em serviços de restaurante. Mas por quê? A resposta é fácil. Porque as pessoas que estão acostumadas a comer alimentos naturais sabem como cozinhá-los melhor.

Elas também gostam do que fazem e ter funcionários que compartilham esses ideais certamente dará ao seu negócio uma vantagem.

Venda delivery

Os serviços de entrega de alimentos, como iFood, Rappi e 99pop, estão se tornando cada vez mais populares hoje em dia para as pessoas usarem quando pedem lanches e refeições.

Você deve se dedicar a esse incrível nicho pelo mesmo motivo. Sendo assim, é essencial aprender a abrir um estabelecimento de alimentação saudável que ofereça entrega de pedidos.

O marketing é a alma do negócio

O marketing é fundamental para o crescimento do estabelecimento. A retenção de clientes é ideal porque o mercado é muito competitivo. A publicidade pode ajudá-lo a conseguir isso, embora não seja fácil. 

Para esse tipo de estabelecimento, o Instagram é uma excelente plataforma de mídia social. Ao publicar fotos de sua comida, você pode influenciar seu público e chamar a atenção dele.

Como Abrir um Estabelecimento de Alimentação Saudável

Legalize sua empresa

Planeje também como sua empresa se tornará mais oficial. Você deve deixar em dia algumas documentações:

  • Obter CNPJ na Receita Federal;
  • Registrar foi empresa na Previdência Social e Secretaria da Fazenda;
  • Obter o alvará da vigilância sanitária;
  • Registrar a empresa na prefeitura e na junta comercial local;
  • Elaborar o contrato social da empresa.

Mas, como proprietário único ou microempresário, você pode abrir um restaurante. Lembre-se das diretrizes, menor ou igual a R$81.000 em vendas anuais.

Concluindo, quer você esteja abrindo seu estabelecimento de alimentação saudável ou decidindo investir na segurança de uma franquia, abrir um negócio exige uma disposição constante para aprender.

Confira Também: Como Calcular o Lucro de Vendas: Definição, Cálculos e Exemplos