Home Empreendedorismo Como abrir um restaurante do zero – TopEmpreendedorismo

Como abrir um restaurante do zero – TopEmpreendedorismo

0
Como abrir um restaurante do zero – TopEmpreendedorismo

No Brasil, há cerca de 1,5 milhão de estabelecimentos dedicados à oferta de alimentos e bebidas, número que foi impulsionado pelo sucesso da gastronomia brasileira em todo o mundo, o que levou muitas pessoas a procurar como abrir um restaurante do zero.

como abrir um restaurante do zero

Abrir um restaurante pode ser sua melhor opção para ter seu próprio negócio, que pode ter bons lucros devido às suas altas margens, mas exige muito esforço e dedicação.

Se você está planejando abrir um negócio de alimentos, seja um restaurante, um bar ou um fast food, mas não sabe por onde começar, a Top5Melhores, orienta você com passos para começar o negócio de alimentos que você sempre quis ter:

O que é preciso ter para abrir um restaurante?

A primeira coisa de que você precisa, além do dinheiro inicial, é ter uma ideia muito clara do que deseja. Não basta ter claro que você quer abrir um restaurante, por exemplo, com comida americana. Você também precisa pensar em como fazer ser lucrativo.

Uma boa maneira de obter ideias é analisar a concorrência. Visitar estabelecimentos próximos, observando seus pontos positivos e negativos, é uma boa maneira de organizar suas próprias ideias. Também é uma boa ideia conhecer os cardápios que eles oferecem e, assim, poder criar seu próprio cardápio para se diferenciar deles.

Nesse tipo de negócio, a maneira mais comum de estabelecer um fator de diferenciação é a culinária. Entretanto, a escolha deve levar em conta o tipo de público que pode ser atraído no bairro ou na localidade.

Vale a pena pagar um pouco mais em troca de experiência e conhecimento. E isso vale tanto para os garçons quanto para os cozinheiros. Além disso, é um fator que favorece a fidelidade, com a consequente economia nos custos de aquisição de clientes.

Sem dúvida, a escolha do local e a compra dos equipamentos e móveis serão duas grandes dores de cabeça. No primeiro aspecto, você pode optar por alugar ou comprar. Ambas as possibilidades têm prós e contras, portanto, essa é uma decisão que precisa ser cuidadosamente considerada.

Quanto aos equipamentos e móveis, se o orçamento inicial não for alto, há ofertas interessantes de segunda mão. Isso também dependerá da ideia do restaurante que você tem em mente, mas você deve sempre tentar garantir que a imagem seja a melhor possível.

Confira também: como abrir um negócio sem ter experiência: guia passo a passo

Quanto custa montar um restaurante de pequeno porte?

Saber como abrir um restaurante do zero é um aprendizado constante. Antes de tudo, é preciso trabalhar duro para planejar e se organizar para encontrar o local ideal, equipar a cozinha, comprar alimentos, comprar móveis… 

Os custos de abertura de um restaurante dependerão do tamanho, do estilo, se você tem seu próprio local, se precisa reformar… mas deve ficar claro que, nos dias de hoje, o custo de abertura de um restaurante pode levar a um orçamento de cerca de R$50.000.

Quanto tempo leva para um restaurante dar lucro?

Para saber por quanto tempo leva para um restaurante dar lucro, definido como o tempo em que a empresa paga todos os seus custos (inclusive seu salário) e também gera lucros (o dinheiro que sobra para você), considere 12 a 24 meses.

Lista de equipamentos para montar um restaurante

A cozinha profissional é o local onde devemos ter os utensílios mais adequados e em perfeitas condições para dar a melhor eficiência e higiene ao cozinhar e preparar os pratos.

Em qualquer restaurante, a quantia de dinheiro que você vai gastar na cozinha será mais importante, sendo um dos pontos principais no guia de como abrir um restaurante do zero.

Por esse motivo, e devido à importância de adquirir equipamentos de cozinha de qualidade, você deve saber muito bem do que vai precisar e escolher muito bem a marca e a qualidade desses equipamentos; uma possível renovação futura pode ser cara e complicada.

Cozinhas

Uma parte essencial de um restaurante é o equipamento de cozinha. É importante ter em mente que ela deve ter espaço suficiente para cobrir o serviço completo que seu restaurante pode ter. Além disso, é absolutamente necessário ter um exaustor de fumaça.

Geralmente, essas cozinhas têm áreas de grelha, churrasqueira e fogão (o essencial). Dependendo do serviço que você oferece em seu restaurante, será necessário ter (ou não) uma mesa de vapor para manter os alimentos preparados quentes.

Utensílios de cozinha

Panelas, frigideiras, fritadeiras, panelas de pressão… todos esses itens o acompanharão durante todo o dia como equipamentos essenciais de cozinha, portanto, você deve escolher cuidadosamente a quantidade e a qualidade desses itens.

Utensílios de cozinha

Para poder usar os itens acima, você precisará dos utensílios de cozinha adequados para fazer bom uso dos utensílios de cozinha escolhidos. Alguns dos mais comuns são:

  • Raladores
  • Talheres e colheres grandes para mexer
  • Balanças e pesos para alimentos
  • Espátulas
  • Tábuas de corte
  • Recipientes de armazenamento
  • Forno

Dependendo do espaço disponível e do tipo de cozimento que será feito no restaurante, você precisará de um ou outro tipo de forno para equipar sua cozinha profissionalmente.

O mais comum é ter um forno de convecção e um forno padrão, ambos essenciais para um restaurante. Se o espaço for limitado, você pode optar por um forno combinado, que combina as duas funções.

Nesse ponto, você tem equipamentos de cozinha mais do que suficientes para oferecer um bom serviço.

Máquina de lavar louça

A máquina de lavar louça também é um elemento essencial em qualquer cozinha industrial.

No setor de restaurantes atual, é impensável ter que lavar todas as louças, talheres e utensílios de cozinha à mão. Portanto, é essencial adquirir uma lavadora de louças (ou mais de uma) para que ela esteja operacional em praticamente todos os horários de serviço.

A máquina de lavar louça é um elemento essencial do equipamento de cozinha do restaurante.

Área de trabalho

A área de trabalho deve ser um local confortável para cozinhar e ter as melhores condições de higiene.

Como abrir um restaurante do zero

Por esse motivo, o aço inoxidável é uma ótima escolha do material para a área de trabalho de um restaurante, devido à sua facilidade de limpeza.  Além disso, é importante ter os itens essenciais:

  • Torradeira
  • Máquina de café
  • Microondas
  • Batedeiras e liquidificadores
  • Fatiadores de carnes
  • Geladeiras e freezers

A capacidade que você tem em sua cozinha para refrigerar e congelar alimentos é essencial para o armazenamento de alimentos em seu restaurante.

Dependendo do espaço que você tem na cozinha do seu restaurante, você pode comprar esse equipamento de cozinha com mais ou menos capacidade.

Se você gostou do guia de como abrir um restaurante do zero, recomendamos para você os melhores nichos para empreender em 2023.