Embora existam cada vez mais plataformas de financiamento coletivo crowdfunding que agilizam o processo, planejar e ter uma estratégia aumentará a probabilidade de sua campanha ser bem-sucedida.

Financiamento Coletivo Crowdfunding

O crowdfunding tornou-se um novo método de financiamento de projetos e startups. Há alguns anos, era impossível iniciar um negócio ou lançar um produto sem usar os métodos convencionais de financiamento, mas hoje, graças às plataformas de crowdfunding, muitos projetos têm recebido financiamento de vários usuários.

Hoje vamos lhe dar algumas dicas sobre o que fazer antes, durante e depois de lançar qualquer tipo de campanha.

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Dicas para ter sucesso em financiamento coletivo crowdfunding

Se você pensou em realizar uma campanha de crowdfunding para financiar seu projeto, a coisa mais prática a fazer é dividir o processo em três fases. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a planejar a agenda de sua campanha de crowdfunding e saber o que fazer em todos os momentos.

Escolha a plataforma certa

As plataformas mais conhecidas para a promoção de projetos são provavelmente Catarse, Kickante, Benfeitoria, Vakinha e Idea.me, mas há muitas outras que também podem ser benéficas.

Antes de escolher uma delas, você deve saber como funcionam e ler seus termos com atenção, pois, embora sejam muito semelhantes, apenas pequenas variações em suas regras podem determinar se o seu projeto atingirá a meta que se propôs a alcançar.

Decida seu alvo

A confiança no destinatário é crucial em uma campanha de financiamento coletivo crowdfunding porque, afinal de contas, é ele quem gastará o próprio dinheiro. Portanto, se você não definir metas realistas para o seu projeto, ninguém vai querer lhe fornecer financiamento.

Seja claro sobre onde os fundos que você arrecadar serão usados e forneça informações precisas. Somente assim você dará a impressão de que analisou cuidadosamente e tem total controle da sua proposta.

Por outro lado, lembre-se de adicionar uma margem de orçamento igual ao valor total que você estima que custará para concluir seu projeto, por vários motivos.

  • A plataforma retém uma parte em comissão.
  • Você terá de pagar impostos quando o dinheiro for coletado.
  • Os projetos sempre acabam sendo mais caros do que o esperado porque surgem problemas ou questões inesperadas ou os custos excedem o orçamento, e você não quer abandonar seu plano no meio do processo.

Trabalhe a sua imagem ou a da empresa

A percepção do público sobre o seu projeto será amplamente influenciada pela qualidade do anúncio que você fizer. Portanto, o profissionalismo de sua proposta será prejudicado por um conteúdo que contenha erros ou apresente uma imagem ruim. Aqui estão algumas ideias:

Para ser aceito no projeto, você precisará de uma imagem de capa e de fotografias adicionais para a galeria. Para isso, você deve criar o pôster provisório do projeto (não se esqueça de ajustá-lo às dimensões solicitadas pela plataforma) e fornecer amostras, esboços, animações ou storyboards.

Embora não sejam obrigatórios, os vídeos têm um impacto significativo. Crie mensagens em vídeo com os atores ou o diretor discutindo a inspiração por trás do conceito e da lógica do projeto. Incentive as pessoas a participarem transmitindo muita motivação.

Gaste tempo elaborando uma proposta atraente e intrigante que destaque seus benefícios. 

Tudo exige esforço. Não pense que o dinheiro vai cair do céu.

Ofereça algo em troca

Todos que contribuem com dinheiro devem receber algo em troca, de acordo com as regras do financiamento coletivo crowdfunding. Portanto, quanto mais bons seus clientes forem com você, mais você deverá recompensá-los. Em outras palavras, quanto melhores forem as recompensas que você oferecer, mais fácil será persuadi-los a doar mais.

Como resultado, você deve especificar diferentes tipos dessas recompensas. Não se esqueça de incluir algo para empresas que queiram patrociná-lo (por exemplo, incluir o logotipo delas). 

Também é recomendável que você tenha um objetivo alto. Os organizadores geralmente oferecem uma variedade de opções por R$10, R$50 ou até R$100, o que dificulta o alcance da meta porque muitas pessoas precisam participar. 

O melhor é que suas recompensas sejam multiplicadas e não representem uma grande despesa, caso contrário, elas podem ficar fora de controle e você pode acabar gastando metade do que ganhou com elas em vez de financiar seu próprio projeto.

E, é claro, não se esqueça de dar o que prometeu quando terminar o projeto.

Encontre seu público

A maior parte da arrecadação de fundos ocorre durante os primeiros dias da campanha de financiamento coletivo crowdfunding, mas depois que seus amigos e familiares contribuem, a ansiedade geralmente diminui.

Não tenha medo de ser um pouco insistente; diga isso nas mídias sociais (não apenas no seu mural, mas também em grupos) e repita periodicamente. Muitas pessoas não clicarão em seus links até que você os repita até quatro vezes e, se você continuar insistindo, elas ficarão irritadas. 

Mantenha o interesse

Para que seu projeto seja bem-sucedido, você precisa envolver outras pessoas.

Envie aos seus seguidores atualizações regulares na forma de texto, fotos ou links detalhando o progresso do seu projeto para que eles possam ver como o seu sonho está se tornando realidade. Melhor ainda, você pode explicar os problemas que encontrou ao longo do caminho e como está resolvendo-os.

Escolha seu método preferido para fazer isso: você pode enviar um e-mail, iniciar um blog ou criar uma página no Facebook.

Você quer que eles comprem seu produto ou o recomendem aos amigos depois de concluído, e não há melhor maneira de fazer isso do que com as pessoas que participaram e já sentem uma conexão emocional com ele, em vez de começar do zero. 

As pessoas que confiaram em você e gostaram da experiência têm maior probabilidade de voltar; além disso, quem sabe se você não fará uma continuação ou outro projeto futuro.

Considerações Finais

Peça a um amigo ou conhecido que já tenha realizado uma campanha de financiamento coletivo crowdfunding para compartilhar suas ideias. Isso permitirá que você determine por si mesmo o que funciona e o que não funciona.

Por último, mas não menos importante, você deve ter em mente que nada do que dissemos neste artigo garante que sua campanha será um sucesso total, mas garante que você está indo na direção certa. O que, em última análise, determina seu sucesso é sua iniciativa, sua intuição e sua capacidade de aprender rapidamente tanto com suas perdas quanto com seus sucessos.

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