É difícil resistir às ofertas de empréstimo anunciadas sob o título “rápido e fácil”. Entretanto, você deve tomar cuidados ao solicitar um empréstimo.

Embora o uso do crédito permita que os usuários construam um histórico de crédito, é melhor obter um novo crédito somente quando estiver livre de outras dívidas, de modo que a soma de todos os pagamentos de crédito existentes não afete as finanças pessoais a cada mês.

Quando a situação financeira está apertada, é difícil pensar com clareza e é muito fácil ser vítima de golpistas que se aproveitam disso.

Cuidados ao solicitar um empréstimo

Você sabe o que dizem, “nem tudo que reluz é ouro” e não há nada mais verdadeiro do que essa premissa da cultura popular em nosso país. Para começar, você deve hesitar quando encontrar essas duas palavras juntas.

De acordo com dados da Comissão Nacional de Proteção e Defesa dos Usuários de Serviços Financeiros (Condusef), muitas dessas empresas fazem essa promessa porque não verificam seu histórico de crédito, nem sua renda, e também oferecem taxas de juros baixas e pagamentos fixos.

A agência afirma que esses tipos de empresas são conhecidos como gerentes de crédito e, como não são constituídas como instituições financeiras, não podem lidar com reclamações de qualquer tipo por descumprimento, porque não estão dentro de sua área de competência.

Esses tipos de empresas geralmente operam com adiantamentos mediante uma taxa de originação, que, na maioria dos casos, pode chegar a 6% do valor do empréstimo autorizado.

Depois que o solicitante deposita esse valor, a empresa alega que o empréstimo está em processo de autorização e nunca o deposita!

Confira Também: Como Viver de Tesouro Direto: Guia Definitivo

O que é um empréstimo?

Apesar do que muitas pessoas acreditam, empréstimo e crédito não são sinônimos. O costume de usá-los como sinônimos alimenta essa confusão, mas esse não é o caso.

Em uma definição rápida e básica, podemos dizer que um empréstimo é uma transação financeira que pode ser solicitada por uma pessoa física ou jurídica a uma empresa ou a outra pessoa física. 

Cuidados ao solicitar um empréstimo

Nessa troca, a parte solicitante pede uma determinada quantia de dinheiro em troca de reembolsá-la em um período de tempo acordado por ambas as partes e acompanhar essa quantia com os juros adquiridos.

Os créditos, por outro lado, são frequentemente solicitados a pessoas jurídicas. Ao contrário dos empréstimos, a parte solicitante não pode fazer uso da quantia total de dinheiro solicitada, comprometendo-se a reembolsar o dinheiro usado e os juros gerados por essa quantia. 

No empréstimo, por outro lado, a soma é fixa e os juros devem ser pagos sobre o valor final. É por isso que essa última ferramenta necessária é usada com mais frequência quando você sabe exatamente de quanto dinheiro precisa.

Cuidados ao solicitar um empréstimo: 5 precauções necessárias

Se você está lendo isto, é porque precisa de financiamento, seja para comprar um carro, fazer uma reforma, casar-se ou pagar seus estudos.

Seja qual for o motivo de sua necessidade de dinheiro, você deve ter em mente os cuidados ao solicitar um empréstimo.

Conhecendo essas recomendações, você escolherá com mais sabedoria e evitará uma má escolha.

Analise sua situação financeira

Antes de solicitar um empréstimo, você deve se perguntar se realmente precisa do dinheiro e para que precisa dele. Se não for uma emergência, a melhor coisa a fazer é economizar até ter o capital.

Conhecer sua situação financeira é essencial para determinar quanto dinheiro você gasta por mês e onde gasta.

Conhecendo o total de suas despesas obrigatórias (como casa, escolas, supermercado etc.), você poderá fazer um cálculo com uma estimativa de quanto poderá pagar. Analise também o quanto você gasta com lazer e se é possível reduzir esses custos.

Tente deixar uma margem para despesas imprevistas. Sempre há despesas inesperadas, portanto, é aconselhável deixar uma margem mensal para quando chegar a hora.

Não importa se essa margem é muito pequena, pois os imprevistos não acontecem todos os dias. Essa análise não é fácil, mas você pode encontrar aplicativos gratuitos que podem ajudar.

Analise o valor que você precisa e quando poderá pagá-lo

Antes de tomar um empréstimo, analise o valor que você precisa e quando poderá pagá-lo.

Com um período de amortização longo, a prestação será menor, mas você pagará mais juros, portanto, é aconselhável escolher um período que não seja nem muito curto nem muito longo.

Caso você defina um período de amortização muito apertado e surgirem imprevistos, você terá problemas para pagar a dívida. Se tiver problemas com essa decisão, entre em contato com um consultor financeiro ou com a própria instituição financeira para obter orientação.

Se for um imprevisto temporário e você não precisar de muito dinheiro, você tem a opção de solicitar microcréditos que podem ser pagos entre 7 e 60 dias. 

Faça uma comparação

Pesquise para encontrar o credor que oferece a menor taxa de juros e cobra as menores tarifas.

Para comparar cada credor, você precisará observar as condições, mas também verificar outros dados, como o que acontecerá em caso de pagamento antecipado ou atraso no pagamento.

Investigue todas as opções possíveis, desde empréstimos oferecidos por seu banco tradicional até empréstimos on-line.

Cuidados ao solicitar um empréstimo

O mercado está repleto de instituições financeiras e cada uma delas oferece ofertas diferentes para atrair clientes, como a promoção do primeiro empréstimo gratuito, ou seja, sem juros.

Também é muito importante encontrar um empréstimo que se adapte às suas circunstâncias. Você está com nome sujo? Tem alguém que possa lhe dar garantia? Tem algum imóvel em seu nome?

Analise as condições que você pode oferecer para descobrir que tipo de empréstimo você precisa.

Economize para emergências financeiras futuras

Analise friamente sua situação financeira: a quais prazeres financeiros você se dedica e quais prazeres financeiros poderia cortar? Você não pode imaginar o que poderia economizar em um dia.

Sempre leia os Termos e Condições do credor

Por incrível que pareça, muitas pessoas não leem os termos e condições e não tomam cuidados ao solicitar um empréstimo. Isso significa que, mais tarde, elas terão de arcar com taxas extras ou condições que não poderão cumprir.

Sempre verifique as condições de pagamento e as condições em caso de não pagamento ou atraso no pagamento. Entre em contato com a instituição e solicite todas as informações por escrito.

Confira Também: Como se aposentar: requisitos, economias e tempo