Home Empréstimo CDI: O que é, como funciona

CDI: O que é, como funciona

0
CDI: O que é, como funciona

Você sabe o que é CDI? Quem quiser começar a investir, sem dúvida encontrará este e vários outros sinônimos que fazem parte do espaço, mas que podem ser confusos para quem não está familiarizado com o assunto. 

Com isso em mente, criamos este artigo para ajudá-lo a entender o que é o CDI e como funciona este . Continue lendo.

O que é o CDI?

Se você quer entender o mercado financeiro, já deve ter ouvido falar do índice, pois  é um dos indicadores mais utilizados no mercado atualmente. Mas pouca gente sabe o que é CDI, como funciona essa categoria e qual  sua importância tanto na economia quanto no mercado de investimentos. 

CDI significa Certificado de Depósito Interbancário. São títulos emitidos por instituições financeiras com o objetivo de transferir dinheiro de uma organização para outra em um curto período de tempo.

CDI - (Foto Pexels)
CDI – (Foto Pexels)

Atua como empréstimo entre instituições financeiras e também atua como referência em investimentos remunerados como CDB, LCI e LCA. Por isso é importante entender o que é o CDI e como ele funciona para começar a investir com sabedoria. 

Também conhecidos como taxas CDI, os Certificados de Depósito Interbancários têm as mesmas características de qualquer taxa padrão, como o CDB. No entanto, eles têm uma diferença muito fundamental:

Eles são negociados apenas entre as próprias empresas, banco a banco, no chamado mercado interbancário. 

Portanto, o CDI é usado como um meio para os bancos emprestarem um ao outro. Esta estabilidade permite que uma organização com excesso de recursos possa financiar os necessitados, garantindo que cada organização termine o dia com um fluxo de caixa positivo e que o sistema bancário permaneça equilibrado.

Por que os bancos fazem este tipo de transações?

O banco central estipula que cada banco deve terminar o dia com mais dinheiro do que começou, ou seja, com um saldo positivo. Seu objetivo é evitar o risco de colapso do Sistema Financeiro Nacional (NFS) em favor das dívidas da organização. 

No entanto, como entendemos, há várias razões pelas quais as instituições não fecham positivamente. Por exemplo, se um determinado banco tiver mais saques do que depósitos naquele dia. 

Para cobrir esta lacuna e manter um fluxo de caixa positivo, o mesmo banco deve pedir dinheiro emprestado. Quem emprestaria dinheiro a um banco de qualquer maneira? É isso mesmo, outro banco. Ainda que sejam concorrentes do mercado. 

Desta forma, os bancos não somente protegem o sistema financeiro, mas também os bens dos consumidores.

O que o CDI significa para bancos e investidores?

Se a taxa for suficientemente alta, isso significa que o custo do dinheiro também é significativamente mais alto. Isto afeta os custos e, em certa medida, a inflação nacional. 

No entanto, o aumento desta taxa gera otimismo entre aqueles que investiram dinheiro, pois pode significar grandes lucros. Mas em geral, o índice mostra que a economia não está indo bem. 

Este evento ocorre claramente porque o CDI normalmente reinicia a Selic. Assim, se o cenário indicar um aumento da inflação, o banco central aumenta a taxa de juros de referência, numa tentativa de conter custos acelerados.

Se o contrário acontece, quando o CDI cai, o rendimento sobre o principal geralmente cai com a taxa de juros. Isto os torna menos rentáveis e, portanto, menos atraentes. 

No entanto, os investimentos permanentes são, em última análise, mais interessantes, pois o interesse permanece o mesmo mesmo mesmo mesmo se houver flutuações. Por estas razões, é importante definir bem seus objetivos antes de escolher um investimento. Entendendo o CDI e como ele funciona também é necessário para que os novos investidores tomem as decisões corretas. Isto porque este imposto é importante para os movimentos primários das instituições financeiras.

Como a taxa de CDI prejudica você e seus investimentos

Embora os indivíduos não tenham acesso ao índice CDI, seu custo é frequentemente utilizado como um indicador do desempenho do investimento. 

Você pode fazer investimentos de renda fixa indexados ao CDI. Por exemplo, a CDB rende 115% do CDI. 

Outro ponto importante é que o CDI afeta as taxas de juros sobre empréstimos bancários a organizações e indivíduos, o que enfraquece a disponibilidade de crédito no mercado. Uma alta CDI geralmente torna o empréstimo mais caro. 

Assim, indivíduos e organizações deixam de tomar empréstimos e começam a levantar dinheiro que seria usado, por exemplo, para comprar imóveis ou clusters industriais.

A taxa CDI também é frequentemente encontrada em outros contratos comerciais, tais como taxas de juros sobre a dívida da organização e risco cambial. 

A economia geralmente se beneficia de uma baixa taxa de CDI porque o dinheiro flui mais com o investimento empresarial. 

Uma alta taxa de CDI faz com que o “prêmio” de não gastar dinheiro valha mais a pena do que aceitar o risco de investir esse capital. 

O CDI tende a seguir o SELIC porque ele também reflete a liquidez do mercado, que o banco central monitora operacionalmente ao estabelecer a meta SELIC.

O que significa render 100% do CDI?

Agora que você sabe o que é CDI, é muito mais fácil entender o significado da expressão “retorno de 100% CDI”, que é amplamente utilizada em propostas de investimento. 

Basicamente, isso significa que um determinado investimento terá o mesmo retorno se investido durante um determinado período de tempo. Em outras palavras, se o CDI for de 2,4%, o dinheiro renderá os mesmos 2,4% durante o mesmo período. 

CDI - (Foto Pexels)
CDI – (Foto Pexels)

Entretanto, deve-se observar que quando a taxa de juros muda, o montante do título também muda, por isso é importante pesquisar cuidadosamente seus investimentos. É por isso que é importante pesquisar cuidadosamente seus investimentos em taxas de CDI, pois as taxas mais altas de CDI nem sempre geram os maiores retornos.

Para melhor entender isto, analisamos a evolução da taxa de juros do CDI em 2020. No último mês do ano, o ano terminou em 0,16%, o que significa que de janeiro a dezembro, o CDI de 2020 acumulou 2,75%. Portanto, um CDI de 100 litros corresponde a 2,75% nesta fase. 

Agora que você sabe o que é CDI, como funciona e como afeta o mercado e seus investimentos, você sabe o valor de seguir as notícias diárias neste índice, certo? 

É importante que os investidores prestem atenção ao desenvolvimento do CDI e outros indicadores para entender o desempenho e as melhores oportunidades para cada contrato.

Entretanto, também é importante que os não-investidores entendam, pois o CDI também pode afetar as facilidades de crédito que as instituições oferecem a seus clientes.

CDI Histórico – De 2008 a 2020.

  • Ano (%)
  • 2008 12,37
  • 2009 9,90
  • 2010 9,74
  • 2011 11,59
  • 2012 8,41
  • 2013 8,05
  • 2014 10,81
  • 2015 13,23
  • 2016 14,00
  • 2017 9,95
  • 2018 6,42
  • 2019 5,97