Home Empréstimo Investimentos com CDI: Veja os que mais rendem hoje

Investimentos com CDI: Veja os que mais rendem hoje

0
Investimentos com CDI: Veja os que mais rendem hoje

É importante para todos os investidores entender como funciona o CDI. Quando procuramos investimentos, nos deparamos com vários tipos que não entendemos. Um deles é muito importante para quem quer começar a investir. Trata-se dos investimentos com CDI.

Calcular o CDI envolve a aplicação de uma fórmula que leva em consideração a taxa diária e o prazo. O rendimento, por sua vez, é a diferença entre o valor final e o inicial do investimento. Além disso, a taxa CDI é fundamental para a estabilidade do sistema financeiro, influenciando outras taxas de juros e, consequentemente, o panorama econômico como um todo.

Contudo, examinamos cuidadosamente as melhores oportunidades de investimentos com CDI disponíveis no momento, oferecendo uma perspectiva global aos investidores que buscam ampliar seu portfólio.

O que é CDI e como funciona?

O CDI, que significa Certificado de Depósito Interbancário, é uma garantia emitida por um banco ao emprestar dinheiro a outro banco, um título emitido pelo banco para corrigir ou reverter o saldo. Assim, se o valor do seu saque for maior do que o saldo do banco, outros bancos lhe emprestarão dinheiro para que não acumule um saldo negativo.

Se o retorno sobre o investimento for maior que o CDI, isso significa que ele é maior que o custo médio do investimento. Considerado seguro e estável, sendo usado como referência para comparar o desempenho de vários investimentos financeiros. Entretanto, negociados somente no mercado interbancário com data de vencimento de um dia útil.

Qual o valor do CDI hoje?

A avaliação do desempenho do CDI não se limita apenas ao seu histórico de valor, mas também incorpora os valores de volatilidade associados a ele. Os investimentos com CDI podem ser representados em diferentes bases temporais, seja anual, mensal ou diária, em termos mensais, o CDI é calculado como a média dos seus pagamentos diários nos últimos 30 dias. Para ilustrar o desempenho do CDI, apresentamos alguns exemplos.

  • Anual: anualmente, um investimento com um rendimento de 100% do CDI corresponde exatamente a uma taxa de 12,15%. Nesse contexto, 100% CDI representa precisamente esse valor.
  • Mensal: no âmbito mensal, o CDI apresenta um rendimento de 0,96%. Embora tradicionalmente seja divulgado como uma taxa anual, é possível calcular a média mensal do CDI dividindo o valor anual acumulado por 12 meses.

100% do CDI é um bom investimento?

Sim, com a Selic 100% o investidor ganhará mais, melhorando se o índice for alto. Portanto, investimentos com CDI maior que 100% são considerados mais rentáveis, representando preços mais altos do que a média do mercado acionário brasileiro.

Por outro lado, é importante saber que, após 100% do CDI, ele pode ser considerado um investimento seguro, sem surpresas ou imprevistos. Se você está procurando segurança e dinheiro, seria melhor ficar com o CDI. No entanto, se você estiver disposto a arriscar mais para obter retornos mais altos, vale a pena explorar alternativas atrelado ao CDI. 

Investimentos com CDI que mais rendem

Amplamente utilizado como uma referência, torna-se complexo abordar investimentos em títulos sem levar em conta o CDI. Títulos e fundos são as principais opções de investimento vinculadas ao CDI. Vamos agora analisar alguns desses investimentos.

CDB

Um Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um instrumento emitido por um banco para conseguir recursos para suas operações. O rendimento varia de pré fixada, pós-fixada e híbrida. É pouco comum encontrar CDBs de grandes bancos com rendimentos superiores a 90% do CDI. Contudo, bancos de menor porte podem oferecer retornos de até 110%. Nas modalidades com taxas fixas do CDB, o retorno fica estabelecido com base na taxa predefinida.

LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliário e as Letras de Crédito do Agronegócio são títulos emitidos por instituições bancárias com o objetivo de captar recursos para direcionar empréstimos no setor imobiliário ou agrícola. Esses investimentos têm a isenção de imposto de renda, dada sua relevância para a economia nacional. Com possibilidade de adquirir antecipadamente, em condições pré-determinadas por meio físico ou digital e muitas vezes estão atreladas às taxas do CDI.

LC

A letra de câmbio, ou LC, é uma forma de crédito emitida por uma instituição financeira como comprovante de uma ordem de pagamento sem destinação específica. Ao contrário da LCI e LCA, a LC está sujeita à tributação do imposto de renda, com uma alíquota de 22,5% e também sujeita a alíquotas preferenciais de 15%.

Tesouro Direto

Nesse formato de investimento, uma instituição financeira utiliza seus recursos para emprestar dinheiro, neste caso esses fundos para o governo em questão. Além dos investimentos em títulos, as opções de CDI também podem variar para aqueles interessados em investir em diversas moedas, como ações.

Bolsa de Valores e investimentos internacionais

Recursos acessíveis aos investidores no mercado de ações, como ações, FIIs (fundos de investimento imobiliário), BDRs (Brazilian Depositary Receipts), ETFs (Exchange Traded Funds), entre outros, impactam a eficácia dos CDIs, especialmente em uma perspectiva de longo prazo.

Vale a pena investir em CDI?

Antes de concluir este artigo, pode ser relevante mencionar que o CDI 100% tem se mostrado como um investimento sólido nos últimos anos, ao falarmos nele, estamos nos referindo a alocar recursos em títulos vinculados ao índice DI

Contudo, torna-se crucial diversificar nossa carteira de investimentos, incluindo títulos de diferentes índices, como CDI, Selic, inflação, entre outros. Isso porque os títulos ajudam a manter o desempenho de nossas carteiras durante períodos de crise e a reduzir a volatilidade dos investimentos. Além disso, mesmo que haja variações, o índice CDI geralmente não sofre alterações significativas de um dia para o outro.

Por isso, é aconselhável considerar parte de seus ativos em investimentos com CDI. A proporção ideal dependerá dos seus objetivos e do seu perfil de risco. Para iniciantes que preferem investimentos mais diretos, uma taxa de retorno do CDI em torno de 90% pode ser uma escolha inicial.