Home Empréstimo Ibovespa ou CDI: Qual indicador rendeu mais?

Ibovespa ou CDI: Qual indicador rendeu mais?

0
Ibovespa ou CDI: Qual indicador rendeu mais?

Inflação, Ibovespa, CDI, dólar, poupança… Estes termos aparecem diariamente nas notícias financeiras juntamente com porcentagens, anos, comparações de séries cronológicas e muito mais. Mas quem mostrou a maior diferença em relação aos outros, qual índice cresceu mais ao longo do tempo, Ibovespa ou CDI?

A comparação entre o CDI e o Ibovespa mostra a posição de liderança do mercado acionário. Ajustados pela inflação, os CDIs (como os CDBs) têm retornos positivos. 

Qual indicador rendeu mais?

Quando se trata de retornos no mundo dos investimentos, os investidores sempre se perguntam se vale a pena investir em rendimentos sólidos de títulos ou desafiar o mercado acionário na esperança de maiores retornos.

Mas se o sonho do investidor ousado de hoje é estar sempre “vendido”, então esteja ciente de que assumir riscos no mercado de ações nem sempre vale a pena.

O debate sobre quais métodos de investimento são os mais valiosos está em constante mudança. Os benefícios e razões para colocar essas classes de ativos à frente de outros variam de acordo com o momento do mercado. 

Veja um interessante estudo comparativo. Fornece uma resposta sobre quem ganhou o sobre os retornos das obrigações e das ações no mercado acionário brasileiro nos últimos anos. 

Os cortes de taxas escolhidos para este fim são feitos através de um dos principais índices de taxas de juros, o CDI, e o principal índice de ações do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa.

Qual é a razão deste movimento e qual é o retorno das contas poupança? O que rende mais, uma conta poupança ou um CDI? Quais são os melhores e piores investimentos para o início de 2023?

Ibovespa ou CDI

Uma pessoa que investiu R$199 no Ibovespa em 22 de agosto de 2000 terá um saldo de R $2.062,42 em 22 de abril de 2022, um retorno de 1,962% ao longo de 22 anos. Em comparação com a inflação medida pelo IAPC de 590% durante o mesmo período, isto parece um aumento significativo. O mesmo investimento inicial de 100 Reais lhe dará um saldo de 5586,43 Reais e um retorno de 5637%.

Não se trata de qual classificação é melhor, trata-se apenas de comparar as duas métricas nos últimos 22 anos. Considerando todos os anos de 2000 a 2022, o Ibovespa tem 1,4 “vitórias” em comparação com os 13 “vitórias” do CDI. 

O mercado acionário pode vencer a inflação? Um estudo de desenvolvimento a longo prazo é valioso para esta comparação. 

Nos últimos 22 anos, o Ibovespa derrotou a inflação 11 vezes. No entanto, esta posição é apenas uma conclusão superficial, pois a longo prazo temos que olhar para os valores cumulativos.

Entre 2000 e 2022, o Ibovespa cresceu mais de 580%, com uma inflação acumulada de 285% no mesmo período. 

Em outras palavras, se você tivesse uma carteira de ações que simplesmente seguisse os movimentos de Ibovespa nos últimos anos, você poderia ter alcançado retornos semelhantes e superado ligeiramente a inflação.

O desempenho passado não é desempenho futuro

No entanto, há algumas considerações. O primeiro é o clássico “o desempenho passado não é garantia de resultados futuros”. 

Não se pode esperar que Ibovespa repita as taxas de crescimento do passado. As obrigações não podem funcionar como antes. O contexto está em constante mudança. 

Por exemplo, hoje as taxas de juros estão em seu ponto mais baixo, e a desaceleração da atividade econômica e a baixa inflação sugerem que estas taxas continuarão por algum tempo.

A situação atual torna o mercado acionário mais atraente. Os baixos rendimentos dos títulos do governo e a baixa inflação expõem os investidores a maiores riscos. 

Com o aumento da demanda por ações, muitas empresas estão olhando para o retorno das ações sob uma nova perspectiva. Os mercados de capitais são uma forma atraente de financiamento para as empresas.

Os CDIs e sua rentabilidade

Para entender melhor o que são CDIs e como eles funcionam, é importante entender o significado destas siglas: Certificados de Depósitos Interbancários. 

Este tipo de transação interbancária é suportada. Em outras palavras, o direito de uma instituição financeira de enviar dinheiro para outra instituição financeira. Este problema é geralmente de curta duração. 

Uma simples compreensão do que é um CDI é que seus tipos são como empréstimos entre instituições financeiras.

O termo refere-se ao desempenho daqueles envolvidos em investimentos de renda fixa, tais como CDBs, LCIs e LCAs. Portanto, se você quer saber mais sobre o universo dos investimentos, você precisa saber o que é CDI e como ele funciona. 

Também conhecido como CDI ou DI interest, tem as características de títulos regulares. No entanto, as transações são apenas entre bancos. Em outras palavras, aproveite o mercado interbancário e termine o dia com uma nota positiva. 

Em resumo, a taxa CDI representa mudanças na taxa de juros selic (taxa básica econômica) e nas condições de liquidez do mercado (mudanças). A taxa CDI é, portanto, o limite global para os títulos emitidos no mercado de ações.

A primeira coisa a entender quando se comparam os retornos de dois investimentos é que olhar para o histórico completo pode ser enganoso. 

Isso não significa que valha a pena. Veja o exemplo acima. E se houvesse algo especial nos anos 90 que não funcionasse hoje? 

É possível saber qual tem melhor desempenho?

Entretanto, esta comparação não pode ser tomada como uma verdade absoluta entre renda fixa e ações. Finalmente, o Ibovespa tem seus problemas. É muito focada em commodities e bancos. Se você quiser investir em Ibovespa, provavelmente o fará através da taxa de administração ETF. 

Comparação de ETFs de equidade, como IBOV11 e CDI. A ETF superou o CDI em termos de desempenho. A ETF teve um desempenho superior ao CDI em 2,6% em três anos e 38,9% em cinco anos. Entretanto, BOVA11 cresceu apenas 0,5% ao longo de 10 anos. 

Ibovespa ou CDI - (Foto Pexels)
Ibovespa ou CDI – (Foto Pexels)

Curiosamente, o mercado acionário brasileiro também tem tido historicamente um desempenho inferior ao do mercado de títulos. E isso não parece ter mudado nos dias de hoje. Veja, por exemplo, o caso de BOVA11 , que começou depois de 2008 e continua a perder para o CDI.

Entretanto, também é importante ter em mente que o mercado de ações teve alguns períodos excelentes. E quando o mercado acionário ganha, ganha mais, e quando perde, perde menos.

Na verdade, ela perde a continuidade da conexão. Portanto, a diversificação de portfólio continua sendo o melhor investimento. 

A diversificação não só reduz os riscos, mas também expande as oportunidades de mercado para investimentos.