Quando uma empresa se compromete a comercializar serviços e/ou produtos, ela exige um certo número de formas de pagamento para empresas. Isto porque os consumidores têm preferências diferentes, alguns preferem usar um cartão de crédito enquanto outros nem sequer usam um cartão de crédito. 

A fim de decidir quais procedimentos de pagamento a serem implementados em sua empresa, você deve considerar certos pontos. Qual desses procedimentos é melhor ao seu tipo de negócio? Por exemplo, a loja virtual é excelente com cartões, pix e boletos, mas não funciona com dinheiro físico.

Como escolher as formas de pagamento para empresas?

Os procedimentos de pagamento são os meios que uma empresa oferece e que um comprador opta por pagar por um produto ou serviço. 

Clássico é o dinheiro, a principal e aceita troca para todas as transações até os dias de hoje. 

Por outro lado, os métodos de pagamento que foram comuns por vários anos estão se tornando cada vez mais raros. Os cheques são um bom exemplo: você consegue se lembrar da última vez que viu alguém usando um? 

Em seu lugar, apareceram outros meios de pagamento mais seguros e convenientes, tais como cartões de crédito e/ou débito, boleto, TED, DOC e finalmente Pix.

Com as mudanças na tecnologia e no perfil do consumidor, os métodos de pagamento continuam a evoluir em direção à transformação digital. 

Hoje, já é possível pagar as compras segurando um smartphone ou relógio inteligente perto da máquina de cartões ou apontando a câmera do telefone celular para o código QR usando exemplos.

Quais são as formas de pagamento mais usadas nas empresas?

Existem várias formas de pagamento para empresas. Apenas algumas das oportunidades são consistentemente lucrativas para a empresa. Entretanto, os procedimentos básicos devem ser implementados para evitar perder não apenas as vendas, mas também os clientes potenciais. Veja as formas de pagamento para empresas mais importantes:

Dinheiro

Embora o “dinheiro de papel” seja cada vez mais utilizado por praticidade, o dinheiro ainda tem um lugar na carteira brasileira. 

É utilizado principalmente pela população não bancária e por instituições com preços médios de ingressos baixos. 

E muitas pessoas não têm uma conta bancária ou acesso a serviços financeiros. De acordo com um estudo publicado pelo Instituto Locomotivo em 2019, há 45 milhões de pessoas sem banco no Brasil. 

Portanto, os pagamentos em dinheiro não podem ser ignorados, não importa quão avançada seja a tecnologia neste ambiente.

O comerciante tem um benefício duplo: liquidez, porque recebe o dinheiro no momento da venda; e economia, porque, ao contrário de outros métodos de pagamento, não há comissão cobrada para cada transação. 

No entanto, receber dinheiro na caixa não é tão seguro e pode acabar acidentalmente na mira dos ladrões. 

Além disso, aceitar apenas dinheiro como meio de pagamento afeta o desempenho de uma organização, por menor que ela seja.

Cheque

Um cheque é um instrumento de pagamento em dinheiro emitido por um titular de conta bancária designado e usado para fazer pagamentos. 

Existem 2 tipos de cheques: 

  • Cheque ao portador: quando o recebedor do pagamento ou pessoa jurídica não é mencionado, então é pagável ao remetente. 
  • Cheque indicado: onde é indicado o recebedor do pagamento designado.

Cartão de crédito e débito

A aceitação de cartões de crédito e débito como meio de pagamento é uma forma de facilitar as compras dos clientes. 

Os clientes de cartões de crédito e débito também se beneficiam do fato de que o consumidor não precisa se preocupar com mudanças na localização de seu recibo de caixa. 

Sem mencionar a estabilidade, pois – mesmo que os cartões sejam roubados ou perdidos – é possível ativar o banco digital para impedir seu uso.

Independentemente de sua base, um estabelecimento comercial requer a presença deste meio de pagamento para proporcionar estabilidade, praticidade e agilidade ao comprador. 

É também uma oportunidade de evitar compras feitas com cartão de crédito ou “a crédito” onde o consumidor parcela o pagamento e o comerciante não está seguro de recebê-lo. 

O recurso também permite a gestão do fluxo de caixa e evita a permanência de dinheiro na loja. 

Entretanto, o empregador deve avaliar as condições de recebimento dos fundos (que podem ser 2 dias de débito e um mês de crédito) além das taxas de transação, que normalmente variam de 1% a 5% do merchandising.

Boleto bancário

Para compras on-line, o boleto bancário pode ser considerado em dinheiro. É amplamente utilizada no comércio eletrônico, por ser uma opção mais clássica, e também permite que aqueles que não têm outras formalidades, como cartões de débito e/ou crédito, possam fazer compras. 

Do ponto de vista organizacional, ao escolher esta forma de pagamento, é importante prestar atenção às taxas de emissão cobradas pelas plataformas de emissão de boletos. Eles podem ser bastante altos, mas se você escolher um bom sistema, você pode lidar bem com este problema.

Pix 

A última forma de pagamento para empresas a ser desenvolvido ganhou muita popularidade devido à simplicidade e facilidade que oferece tanto aos consumidores quanto às organizações. Pix tornou-se um facilitador das transferências de conta feitas pela TED ou DOC, o que otimiza o tempo e simplifica o processo com pagamentos instantâneos. 

Outra diferença é que o Pix pode ser feito a qualquer dia e a qualquer hora sem parâmetros de transferência. Entretanto, vale notar que para proteger seus consumidores, alguns bancos estabelecem o custo de uma transação noturna acima de R$1.000.

Por que ter várias formas de pagamento?

Vamos imaginar uma situação hipotética. O inverno se aproxima e José da Silva percebe que precisa comprar uma blusa de moletom. Na mesma situação, você e sua empresa vendem roupas. 

José fez uma pesquisa em um mecanismo de busca on-line e encontrou sua loja on-line. Enquanto navegava pelas opções disponíveis, ele encontrou um casaco que adorava. Ele o colocou no carrinho, mas durante o checkout e a compra: “- Onde está a opção de pagar com boleto? Ele não o encontrou e foi até o concorrente para procurar o produto necessário. 

Esta é uma história hipotética, mas é bastante simples de acontecer na realidade, se um comprador potencial vier à sua loja e você não tiver o procedimento de pagamento que ele está procurando, mesmo que seu produto seja bastante impressionante, suas chances de abandonar o carrinho são enormes.

Sem mencionar que se uma pessoa abandona um produto sem o método de pagamento desejado, ele provavelmente não vai voltar à sua loja. 

Portanto, administrar sua empresa também é oferecer múltiplos formas de pagamento para empresas. Desta forma, os hábitos de compra de seu comprador crescerão exponencialmente. Você não quer perder as vendas, quer?