Home Empreendedorismo Receber Pagamentos pelo Pix? Como e Melhores Opções

Receber Pagamentos pelo Pix? Como e Melhores Opções

0
Receber Pagamentos pelo Pix? Como e Melhores Opções

Você conhece as quatro maneiras de receber pagamentos pelo Pix? Elas são via código QR, chave Pix, opção “copiar e colar” e máquina de cartões.

comprando na internet - Receber Pagamentos pelo Pix
Receber Pagamentos pelo Pix – (Foto Pexels)

Desde sua introdução, Pix revolucionou a indústria e se estabeleceu como altamente eficaz e seguro. Os brasileiros agora preferem usar Pix como meio de enviar e receber pagamentos.

É fácil ver o quanto o uso de soluções para transações entre indivíduos e organizações têm aumentado quando comparamos as estatísticas do mês de lançamento do Pix (novembro de 2020) com os dados mais recentes.

Portanto, fornecemos o método mais eficaz para receber pagamentos pelo Pix – continue lendo para descobrir!

O que é o Pix?

O Banco Central desenvolveu um novo sistema de pagamento instantâneo chamado Pix. O objetivo é fazer dos pagamentos um método de troca mais seguro, mais rápido e mais eficiente.

De fato, entre suas muitas funções, ele permite que transferências e pagamentos sejam feitos em apenas 10 segundos, e estas transações podem ser concluídas todos os dias do ano, incluindo fins de semana e feriados, 24 horas por dia.

Além disso, as transferências podem ser feitas sem a digitação de qualquer informação contábil, simplesmente digitando o número de telefone celular do destinatário ou CPF.

Além disso, a Pix permite pagamentos em tempo real a lojas, restaurantes e outras empresas comerciais, bem como o pagamento de contas de serviços públicos, como água e eletricidade e até mesmo a cobrança de impostos.

Confira Também: Melhores nichos para empreender em 2023: se torne um grande empresário

Como funciona o Pix?

Antes de rever as várias formas de pagamento com Pix, é interessante considerar como e por que ele subiu rapidamente ao topo das opções de pagamento no Brasil.

O Banco Central do Brasil introduziu o Pix, uma forma de pagamento instantâneo, para agilizar as transações comerciais e pessoais.

Você pode enviar dinheiro instantaneamente a qualquer pessoa que tenha uma chave Pix, como o nome sugere. Este tipo de transferência bancária pode ser concluída sempre que você quiser, ao contrário do DOC e TED.

Outro benefício é que o Pix é econômico para as empresas e gratuito para os indivíduos. A razão para isto é que os Bancos Centrais têm como objetivo democratizar e agilizar a entrada no sistema financeiro.

As chaves Pix (códigos de identificação de contas bancárias) são feitos nas transações. Pode haver várias chaves Pix atribuídas a contas de uma única pessoa ou organização.

Diretamente na aplicação bancária ou via internet banking, a chave completamente nova deve ser registrada. 

  • Telefone
  • E-mail
  • CPF
  • CNPJ

Você também pode gerar chaves aleatórias se não quiser usar seus dados particulares.

Vantagens de receber via Pix em sua loja

Experiência de vendas: Com Pix, os empresários podem receber valor instantaneamente, enviar instantaneamente e ter disponibilidade imediata do valor transferido, assim como reduzir as etapas de pagamento. Os fatores acima mencionados aumentam a velocidade das vendas.

Economia: Pagamentos instantâneos também eliminam o uso de intermediários nas negociações. Isto tem facilitado a ligação entre os vendedores e clientes, às vezes reduzindo os custos. Transações como TED e DOC geralmente geram taxas, portanto, geralmente é a interrupção que aumenta o custo.

Eficiência do fluxo de caixa: Como tudo é registrado eletronicamente com o Pix, você tem controle total sobre o fluxo de caixa. Além disso, este componente permite o gerenciamento do estoque, para uso, por exemplo, no comércio eletrônico. Além disso, o pagamento imediato pode reduzir sua necessidade de crédito. Pix, em resumo, permite um rápido sucesso financeiro.

Como Faço para Receber Pagamentos pelo Pix?

Após dinheiro, preferido por 84% dos usuários, e cartões de débito, preferido por 85%, Pix ocupa o terceiro lugar entre os métodos de pagamento atualmente aceitos, de acordo com o relatório Zetta.

  • 73% dos entrevistados usam sistemas de pagamento instantâneo para pagar por bens e serviços;
  • 67% dos fundos serão utilizados para pagar prestadores de serviços e comerciantes;
  • 57% do total vai para as empresas que vendem mercadorias ou oferecem serviços.

Independentemente do tamanho de sua organização, mercado alvo ou outros fatores, estas porcentagens mostram que aceitar o Pix como forma de pagamento pode ajudá-lo a aumentar as vendas.

Carteira com dinheiro e cartões - Receber Pagamentos pelo Pix
Receber Pagamentos pelo Pix – (Foto Pexels)

Com isto em mente, pense mais cuidadosamente sobre como você pode obter suas opções para melhorar sua experiência de compra e aumentar a probabilidade de conseguir um bom negócio.

Como receber pagamentos com o código Pix QR?

Outra etapa de pagamento para Pix é criar um código QR e mostrá-lo ao cliente. Os códigos QR podem ser estáticos ou dinâmicos.

Código QR dinâmico

O código dinâmico QR para cada transação é diferente e só pode ser usado uma vez porque muda a cada vez.

Como resultado, cada vez que você recebe dinheiro através do Pix, você deve gerar um novo código QR.

O coletor, que gera o código, tem a capacidade de coletar dados e informações sobre o pagador, o que é outra distinção entre este tipo de pagamento e outros.

As transações on-line e os pagamentos oficiais são os dois usos mais frequentes dos códigos QR dinâmicos.

Código QR estático

Além disso, Pix aceita pagamentos através de códigos QR estáticos, que são assim conhecidos porque nunca mudam. Ao ler o código, o pagador pode informar o valor a ser pago.

O fato de que o pagador “ler” o código QR com seu telefone celular para concluir a transação, torna ele muito semelhante aos códigos de barras em itens em shopping centers.

Digite sua chave Pix

A chave Pix pode ser o CNPJ de uma empresa, o CPF de uma pessoa, um número de telefone celular, um endereço de e-mail do titular da conta ou uma chave aleatória gerada pelo sistema.

Estas chaves permitem identificar a conta e fornecer dados tais como nome, número da instituição, informações contábeis e de registro durante os pagamentos e transferências de valores.

Você deve seguir um procedimento diferente e fácil se desejar utilizar esta função para receber pagamentos através do Pix. Basta falar ao comprador qual a chave.

Pix Copia e Cola

Se “Pix Copia e Cola” for escolhido, o usuário que paga com o código de referência deve apresentar o código QR. 

Nos casos em que o pagador deseja finalizar a transação através do aplicativo móvel mas não pode usar a câmera do dispositivo para ler o código QR, esta opção pode ser útil.

Diretamente da máquina de cartões

Para colocar esta opção na lista de como receber pagamentos pelo Pix, selecione uma máquina de cartões que tenha esta função habilitada diretamente.

Você deve observar que Pix na máquina já existe, feito para melhorar as vendas.

Na verdade, este procedimento é comparável ao feito para receber pagamentos através de cartões. Para usar o Pix como forma de pagamento os varejistas devem escolher ele como forma de pagamento nas maquininhas compatíveis.

Dividas - Receber Pagamentos pelo Pix
Receber Pagamentos pelo Pix – (Foto Pexels)

O Pix é seguro?

Este recurso é tão seguro quanto qualquer outro modelo de transferência e é completamente seguro. O PIX é seguro por:

  • criptografia;
  • autenticação multi-fator; e
  • Segurança nos bancos onde as senhas são armazenadas para manter a segurança. Exemplos incluem o uso de senhas, biometria ou reconhecimento facial.

Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados e o Regulamento 105 do Banco Central fornecem provas de mecanismos para garantir a privacidade dos dados individuais dos clientes.

Confira Também: Como definir o preço de um produto: Calcule o lucro agora