Home Notícias Como sacar o FGTS? Saiba como retirar seu dinheiro!

Como sacar o FGTS? Saiba como retirar seu dinheiro!

0

O objetivo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é manter as reservas do trabalhador utilizando as contribuições mensais do empregador enquanto o trabalhador estiver em serviço, você sabe como sacar o FGTS?

Quando esta conta deixar de aceitar depósitos. Se por qualquer razão a transferência não for mais efetuada, a conta será desativada e o saldo indicado será mantido. 

Leia abaixo mais informações sobre o que acontece no FGTS, as condições sob as quais você pode sacar fundos e as regras de saque.

Vantagens e desvantagens do saque FGTS

Finalmente, você sempre tem a opção de retirar o FGTS. Entretanto, para ajudá-lo a saber como sacar o FGTS, confira alguns dos prós e contras dessa opção.

Vantagens

  • Ganhe renda adicional sem sacrificar seu orçamento mensal. 
  • Não há risco de perda, pois o desconto é aplicado diretamente em seu saldo. 
  • Mais atraente do que outros tipos de empréstimos. 
  • O pagamento da renda leva anos para ser recebido. 
  • Permite que você invista de forma mais produtiva.

Contras:

  • Em caso de demissão sem causa, você não poderá sacar todo o saldo. 
  • Se você decidir devolver a forma de separação/despedimento, as mudanças entrarão em vigor após dois anos. 
  • Se você quiser sacar pelo aniversário, você deve considerar seus juros.

Como o FGTS funciona?

Antes de tudo, o Fundo de Garantia do Desemprego (FGTS) beneficia os trabalhadores subcontratados, sejam eles trabalhadores agrícolas, autônomos, trabalhadores temporários, menores, aprendizes ou trabalhadores domésticos. 

Sendo assim, este fundo é uma conta poupança do empregado e é feito para ajudar os empregados em uma variedade de situações.

Todo mês, um empregado com um contrato assinado receberá necessariamente uma renda do FGTS em uma conta aberta em seu nome por seu empregador. 

Um trabalhador temporário deve receber renda mensal do FGTS em uma conta aberta em seu nome por seu empregador.

Vai estar disponível automaticamente entre 20 de abril e 15 de junho, de acordo com o cronograma acima. 

Portanto, nenhuma aplicação especial é necessária. Se você não planeja acessar o recurso, cancele seu saldo (desfazimento) antes de 10 de novembro ou espere até o prazo final.

Você pode acessar os saques instantâneos da Caixa Tem de seu computador ou do aplicativo.  

Contido, os depósitos serão pagos no sétimo dia de cada mês e o empregador pagará o total dos salários pagos aos trabalhadores até o oitavo dia.

Método básico para sacar o FGTS

Atualmente, existem várias maneiras de sacar o FGTS, cada uma com suas próprias condições e regras. O que você faz?

  • Despedimento sem justa causa
  • Financiamento imobiliário;
  • Em caso de condições médicas graves;
  • Aniversário;
  • Aposentadoria.

Além disso, o governo federal implementou duas novas medidas em 2019: Retirada de aniver e saque imediato. 

A legislação permite uma combinação destas opções. Uma é a retirada de imediato, que proporciona alívio financeiro para o restante do ano, e a outra é o saque de emergência decretado pelo governo para enfrentar toda a crise nacional.

Métodos para sacar o FGTS: Passo a Passo

Agora que você tem uma melhor compreensão dos tipos de pagamento mais comuns do FGTS, vamos ver como solicitar os tipos de pagamento acima. Descubra passo a passo abaixo.

Como receber o FGTS?

Basta se inscrever através do aplicativo do FGTS e receber créditos do FGTS em sua conta bancária de sua preferência. Verifique mais tarde: 

  1. Entre no aplicativo do FGTS e faça o login com seu CPF e senha registrados.
  2. Selecione a alternativa “Minha Retirada”.
  3. Clique em Registrar conta bancária para receber créditos do FGTS.

Você deve digitar aqui os dados de sua conta para receber crédito. Após o registro, as informações de sua conta bancária devem ser feitas dentro de 48 horas. 

Assim que o pagamento for confirmado, você receberá automaticamente o FGTS em sua conta selecionada.

Escolhendo sacar o FGTS de aniversário 

Primeiramente, escolha o saque de aniversário é simples e fácil.

Vá até a aplicação do FGTS e clique em Login para a aplicação.

Digite seu número de CPF, selecione a opção Eu não sou um robô e clique em Próximo. Digite a senha do aplicativo e pressione Entrar.

Escolha outro “Saque Aniversário do FGTS”.

Leia os termos e condições, leia e aceite os termos. 

Se você seguir estes passos, você habilitará os aniversários para seu serviço. Você tem que esperar até o mês do seu aniversário para receber seu crédito.

Retirada extraordinária e de emergência

Neste momento, o saue de emergência não é possível. Lançada em 2022, a abordagem visa mitigar o impacto econômico da pandemia de Covid-19 em toda a região. 

Para evacuações de emergência, em caso de acidente ou doença grave, os pedidos de evacuação podem ser apresentados totalmente on-line através da aplicação do FGTS. Por favor, consulte o seguinte.

Digite a solicitação do FGTS e faça o login com seu CPF e senha registrados; 

Selecione a opção “Minhas descobertas”; 

Clique em “Outras situações de retirada”; 

Selecione “Infortúnio público” ou “Patologia grave, fim de vida, ortopedia e próteses”, conforme necessário; 

Clique em “solicitar saque”,

Traga a documentação necessária (carteira de identidade, comprovante de endereço, selfie). 

Tudo o que você tem que fazer é esperar pela confirmação de sua retirada e fazer a retirada assim que ela estiver disponível.

Como investir o FGTS?

O dinheiro em fundos garantidos ganha uma taxa de juros de referência (TR), além de 3% ao ano. A boa notícia é que o FGTS pode ser investido em instrumentos de alto rendimento que vai gerar retornos atraentes a longo prazo. Por isso, sugiro algumas maneiras:

Renda fixo

Você já deve ter ouvido falar do Tesouro Direto, CBD, LCI e LCA. Estes são tipos específicos de investimentos de renda fixa. Esta categoria é boa por ter regras para a concessão de apresentações de trabalho. É mais segura, portanto é um grande investimento para aqueles que estão apenas começando. 

Renda Variável 

Os investimentos de capital, por outro lado, não garantem a produtividade. Eles são conhecidos por produzir grandes resultados, mas isto também os torna mais arriscados. Como tal, eles são mais adequados para investidores cujo perfil já é agressivo e de longo prazo. 

Profissionais, fundos mútuos, BDRs, ETFs são alguns dos ativos que se enquadram nesta categoria.

Você sabia que você pode negociar ações com o FGTS? Em outras palavras, sustentabilidade através da privatização de fundos de investimento, uma ideia criada pelo sistema federal. 

Ela permite aos funcionários usar até 50% do saldo do FGTS para investir em instituições públicas que ainda estão sujeitas à privatização. Como a Eletrobrás em 2022 e anteriormente a Vale e a Petrobras.

Investindo para a aposentadoria

Contudo, o planejamento para o futuro é tão importante quanto a proteção do presente. Não é considerado um término antecipado. 

Portanto, muitas pessoas recebem bônus mensais após a aposentadoria que são significativamente menores do que seus salários anteriores. Aproveitar as opções para sacar o FGTS e investir na aposentadoria pode ser uma forma de ganhar mais por umas merecidas férias. 

Uma alternativa aos investimentos baseados em taxas de juros de longo prazo é o desenvolvimento de uma estratégia de aposentadoria pessoal.

Quer investir seu FGTS e não conhece os investimentos certo? Veja como investir 1000 reais hoje? Confira como fazer o dinheiro render!