Início Empreendedorismo Trabalhar em Casa: Como aproveitar ao máximo seu home office

Trabalhar em Casa: Como aproveitar ao máximo seu home office

Trabalhar em Casa: Como aproveitar ao máximo seu home office
Trabalhar em Casa: Como aproveitar ao máximo seu home office
Publicidade

Nos últimos tempos, estabelecer um escritório e trabalhar em casa tem sido cada vez mais comum. Afinal, cada vez mais pessoas trabalham em casa ou adotam modelos de trabalho híbridos. E parece que a tendência não vai desaparecer tão cedo, com uma em cada quatro empresas continuando a permitir o trabalho em casa pelo menos parte do tempo. E mesmo após o fim das restrições esse modelo vem se solidificando em quase todo mundo.

Publicidade

Simplesmente ter um espaço para trabalhar em casa não é mais suficiente para quem faz uma mudança permanente. É importante garantir que seu escritório em casa esteja bem equipado e projetado para melhorar a produtividade e o crescimento do seu negócio se você for um empreendedor.

Neste guia, daremos a você nossas melhores ideias de home office e as principais dicas para aproveitar ao máximo o espaço do seu escritório. Então, vamos começar!

Trabalhar em Casa: Como aproveitar ao máximo seu home office
Crie um bom ambiente de trabalho (Imagem: Reprodução/Canva Pro)

Leia também: Planejamento: 5 dicas de como escrever um plano de negócios infalível para empresas

Escolha o espaço certo

Antes de adaptar seu escritório em casa para atender às suas necessidades, você precisa garantir que escolheu o espaço certo. Por exemplo, o ideal é separar seu escritório do seu ambiente de relaxamento sempre que possível. Dessa forma, você vai garantir ter um espaço que não te acomode ou tire seu foco. Além disso, vai ter seu outro para relaxar e descontrair no final do dia. Isso vai fazer você a manter o foco ao trabalhar, sabendo que o espaço em que você está é apenas para fins de trabalho. 

Se você está procurando por ideias de pequenos escritórios em casa onde uma sala separada não é uma opção, as divisórias podem ser ótimas para dividir uma sala em espaço de relaxamento e trabalho. Independentemente de seu escritório em casa estar em uma sala isolada ou parte de outro local, existem algumas outras considerações que você precisa fazer para garantir que seja o local certo. 

Publicidade

A iluminação natural é essencial para manter o foco e a produtividade em seu escritório em casa, portanto, sempre tente trabalhar perto de uma janela ou porta quando puder. 

Limpeza é importante

Manter seu espaço profissional, limpo e arrumado também é essencial, principalmente se você é alguém que precisa fazer videochamadas regulares. 

Ter um espaço que demonstra ser bem profissional é importante. Se você for criativo, também pode tentar garantir que tenha espaço suficiente para a geração de ideias em papel, anotando coisas importantes enquanto trabalha no computador. 

Publicidade

Certifique-se de que seus móveis são adequados

Depois de encontrar o melhor ambiente de trabalho, obter a mobília certa para o escritório em casa é o próximo da lista. Então, se você estava usando uma mesa de jantar e uma cadeira até agora, essa deve ser a hora de atualizar. 

Assim como em um local de trabalho tradicional ou em um escritório alugado, sua cadeira precisa ser confortável.  Investir em uma cadeira dessas é essencial para aqueles que trabalham sentados por longos períodos de tempo. Dessa forma, ao optar por uma com costas e fundo ajustáveis, vai ​​garantir um maior conforto e postura correta quando estiver em atividade. 

Publicidade

Você também deve considerar sua mesa de escritório em casa e se ela atende aos seus requisitos de conforto. Uma ideia pode ser optar por uma mesa ajustável que permita ficar em pé, pois isso melhora a postura e reduz a dor nas costas ou nos ombros.

Invista em tecnologia

Embora possa parecer óbvio, investir na melhor tecnologia para atender às suas necessidades é um elemento vital do seu escritório em casa. Começando com o essencial, você deve garantir que tenha um monitor colocado na altura certa para evitar fadiga ocular.

Se você é alguém que faz muitas ligações, um telefone também será essencial. Talvez você possa inclusive fazer o uso de duas linhas ou aparelhos separados, um para vida pessoal e outro para trabalho. Além disso, uma boa ideia é pesquisar algumas plataformas que possam te oferecer diversas conexões, como mensagem de texto, ligações, chamadas de vídeo, reuniões, entre outros.

Leve seu escritório para o mundo virtual

Mesmo que seu escritório em casa esteja totalmente equipado com tudo o que você precisa no dia-a-dia de trabalho, nem sempre é o melhor lugar para crescer os seus negócios. E é aí que ter o atendimento do seu escritório também no mundo virtual pode ser benéfico. 

Fazer o antendimento em seu escritório por meio do mundo virtual vai te poupar de ter gastos com um espaço físico. Você pode até mesmo utilizar o atendimento por meio chamadas para dialogar com seu cliente. Além disso, pode fazer o uso de e-mails para garantir ao cliente que você presta atendimento de qualidade e por vários canais. 

Publicidade

Afinal, isso permite que você mantenha o uso do escritório em casa e o endereço privado, ao mesmo tempo que tem o endereço virtual para todo atendimento. Tudo isso ao mesmo tempo em que apresenta uma imagem profissional da empresa para clientes e parceiros de negócios em potencial.

Publicidade

O poder de um endereço de escritório virtual nunca deve ser subestimado, ainda mais com tantos disponíveis em quase todos os cantos do mundo. Se você deseja crescer os seus negócios em um mercado específico, escolher um escritório virtual pode ser uma boa jogada. 

Trabalhar em Casa: Como aproveitar ao máximo seu home office
Organização vai te ajudar (Imagem: Reprodução/Canva Pro)

Veja também: Tomada de Decisão: 5 passos simples a tomar para uma tomada de decisão eficaz

Siga os passos ao trabalhar em casa

Quando se trata de trabalhar em casa e fazer o seu próprio escritório, cabe a você decidir como e onde trabalhar. Assim, seguir nossas dicas deve ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu espaço. Dessa forma, você garante uma maior produtividade e conforto para fazer um trabalho ainda melhor.