Início Educação Pagar contas com cartão de crédito: Uma boa opção ou é melhor...

Pagar contas com cartão de crédito: Uma boa opção ou é melhor evitar?

Pagar contas com cartão de crédito: Uma boa opção ou é melhor evitar?
Pagar contas com cartão de crédito: Uma boa opção ou é melhor evitar?
Publicidade

Não tem jeito, as contas precisam ser pagas. Mas e como você faz os pagamentos? Você pode ter algumas opções lá. Dependendo da conta, você pode pagar de várias maneiras diferentes, inclusive com cartão de crédito, cheque e ordem de pagamento. Entretanto, você sabe dizer se é uma boa ideia pagar contas com cartão de crédito?

Publicidade

Claro, de todas as suas opções, usar um cartão de crédito para pagar suas contas pode ser a mais fácil e conveniente. Mas será que essa é a melhor solução para você? Vamos te dar essa resposta agora! Então, continue lendo para descobrir o que considerar ao pagar contas com cartão de crédito.

Pagar contas com cartão de crédito: Uma boa opção ou é melhor evitar?
Pagar contas com cartão de crédito: Sim ou não? (Imagem: Reprodução/Canva Pro)

Quais contas você pode pagar com cartão de crédito?

Existem certos tipos de contas que você geralmente pode pagar com cartão de crédito, mas eles podem cobrar uma taxa de conveniência para isso. Assim, estes podem incluir:

  • Serviços de utilidade pública, como contas de água e energia elétrica;
  • Serviços de TV a cabo e internet;
  • Celulares, sejam recargas ou pagamentos mensais de planos;
  • Serviços de assinatura e streaming, como Netflix, Amazon Prime, HBO Max, Disney+ e muitos outros.

Outros tipos de contas geralmente não podem ser pagos com cartão de crédito. Verifique com a empresa, mas estes podem incluir:

  • Pagamentos de financiamentos para compra de casas ou carros;
  • Aluguel;
  • Pagamentos de empréstimos automáticos;
  • Pagamentos de empréstimos estudantis.

Lembre-se de que você não pode pagar diretamente uma fatura de cartão de crédito com outro cartão de crédito. Inclusive, essa prática foi usada no Brasil por alguns usuários, até que as empresas começaram a notar a ação e bloquearam essa ação. Atualmente, isso é crime previsto em lei, portanto, fique atento.

Benefícios de pagar contas com cartão de crédito

Atualmente, o mercado de cartões de créditos é muito concorrido em todo Brasil. Por isso, muitas empresas buscam oferecer vantagens para atrair novos clientes e vencer a concorrência.

Publicidade

Logo, isso faz com que pagar contas com cartão de crédito possa vir a oferecer vários benefícios a depender da sua empresa. Mas, de uma modo geral estes podem incluir:

  • Construção de crédito: Se você usar seu cartão com responsabilidade ao longo do tempo, isso pode ajudá-lo a construir um histórico de crédito e melhorar sua pontuação de crédito.
  • Conveniência: Alguns cartões de crédito incluem uma variedade de benefícios quando você configura o mesmo para pagar contas recorrentes automaticamente.
  • Recompensas: Dependendo do seu cartão, você poderá ganhar recompensas, como dinheiro de volta, pontos ou milhas, ao pagar contas com cartão de crédito.
  • Flexibilidade: Seja qual for a sua opção de pagamento – online, por telefone ou pessoalmente – geralmente você pode usar um cartão.
  • Proteção: Os extratos do cartão de crédito podem servir como prova de pagamento em uma disputa.

Considerações antes de pagar contas com cartão de crédito

Se você usa um cartão de crédito para pagar contas, lembre-se de que está criando outra fatura para pagar. Portanto, antes de fazer isso, é uma boa ideia considerar se você pode gerenciar o pagamento. Por isso, considere se:

  • Você entende os termos do cartão de crédito: Se você leu o contrato do cliente de cartão de crédito e as divulgações de abertura de conta, saberá o que esperar quando se trata de datas de vencimento, taxas, taxas de juros e outras informações.
  • Você pode pagar a fatura do cartão de crédito em dia: Você deve fazer seus pagamentos em dia, sempre. Isso porque seu histórico de pagamentos é um fator importante quando se trata de sua pontuação de crédito. E pagamentos com cartão de crédito perdidos ou atrasados ​​podem afetar seu crédito e levar a taxas atrasadas e taxas de juros mais altas, dependendo do seu cartão.
  • Você pode pagar pelo menos o mínimo: Pagar seu saldo integralmente a cada ciclo de cobrança pode ajudar a evitar o pagamento de juros. Mas se você não puder pagar seu saldo integralmente, pague. Evite acumular juros de parcelas atrasadas que você poderia ter pago nos meses anteriores, não faça uma bola de neve.

Prós e contras de usar um cartão de crédito para pagar contas e impostos

Como tudo na vida, existem pontos positivos e negativos ao resolver pagar nossas contas com cartão de crédito. Por isso, vamos te listar os principais, para que você possa avaliar a sua situação (pois cada cliente pode estar passando por um momento financeiro diferente) e decidir melhor se vale ou não a pena. Então, confira:

Publicidade

Prós

  • A configuração automática para o pagamento de contas recorrentes é simples;
  • Manter o controle de suas despesas é fácil se elas forem pagas com seu cartão de crédito;
  • Você pode ganhar pontos ou recompensas mais rapidamente;
  • Pode ajudar a aumentar sua pontuação de crédito se você pagar a fatura do cartão de crédito todos os meses.

Contras

  • Pode acabar gerando algumas taxas adicionais;
  • Pode levar a dívidas de cartão de crédito se você atrasar o pagamento do saldo;
  • Sua taxa de utilização de crédito pode sofrer se você tiver um limite de crédito baixo.

Pagar suas contas com cartão de crédito pode simplificar muito a sua vida e te ajudar a construir crédito se você pagar seu saldo corretamente todos os meses. Além disso, se você usar um cartão de crédito de recompensas, poderá ganhar recompensas mais rapidamente do que de outra forma, como cashback ou bônus para viagens. No entanto, os cartões de crédito também têm altas taxas de juros, então você precisa ter certeza de que ainda está gastando com responsabilidade.

Imagem: Reprodução/Canva Pro

Confira também: Os benefícios de controlar gastos no cartão de crédito

Publicidade

Você deve pagar contas com cartão de crédito?

Então, realmente não há uma resposta definida para saber se você deve ou não fazer isso. Depende se o negócio permite e se faz sentido para a sua situação. Por fim, para ajudá-lo a decidir, você pode pesar os prós e os contras, como se você terá que pagar uma taxa e se pode evitar a cobrança de juros. Se você puder fazê-lo com responsabilidade, poderá descobrir que fazer pagamentos com cartão de crédito é uma boa opção para você.