Início Educação Orçamento: Veja como criar um orçamento e conseguir segui-lo Um orçamento...

Orçamento: Veja como criar um orçamento e conseguir segui-lo

Um orçamento é essencial tanto para a vida pessoal como para os negócios. Assim, ao criar um e manter-se fiel a ele, vai estar no caminho certo para o sucesso financeiro

Fazer e cumprir um orçamento é um passo fundamental para controlar sua dívida e trabalhar em direção a uma meta de economia, de qualquer tipo. Digamos que você queira reservar dinheiro para emergências ou queira economizar para um objetivo muito maior. Como um carro, um adiantamento de uma casa ou algum outro item de desejo. Até que você tenha uma imagem realista de quanto dinheiro está ganhando e para onde ele está indo, é difícil saber se vai sobrar o suficiente para guardar.

Por isso, hoje o Top 5 Melhores vai te trazer um guia de como fazer um orçamento corretamente e também de como conseguir segui-lo. Então, se você está querendo saber como se organizar financeiramente e ter uma melhor visão dos seus gastos, confira!

Orçamento: Veja como criar um orçamento e conseguir segui-lo
Faça um orçamento detalhado (Imagem: Reprodução/Canva Pro)

Como criar um orçamento

Começar pode ser a parte mais difícil, especialmente se suas finanças parecerem fora de controle, mas essas etapas fáceis de seguir foram projetadas para ajudá-lo a criar um orçamento que realmente funcione para você. Então, vamos ao passo a passo:

Passo 1: De onde vem meu dinheiro? 

O primeiro lugar para começar é obter uma visão completa de onde vem o seu dinheiro. Você pode ser autônomo, ter vários empregos ou receber pensão alimentícia ou benefícios governamentais. Assim, todas essas fontes devem ser levadas em consideração na hora de saber quanto ganho e quanto precisa ter disponível para sobreviver. 

Dessa forma, com uma visão mais acertada de todo sua renda mensal, você vai ter uma noção melhor de quanto vem gastando e de quanto pode sobrar. Mas para isso, você precisa saber o que faz com o seu dinheiro, confira no passo a seguir.

Passo 2: Para onde vai meu dinheiro? 

Igualmente importante, mas o ponto mais importante aqui é registrar seus gastos de forma detalhada para que você tenha uma imagem realista de para onde o seu dinheiro mensal está indo. Para isso, você pode ter uma agenda ou aplicativo para controle de gastos. Isso vai ajudar você a controlar e classificar seus gastos por categorias, como serviços base, alimentação e gastos com moradia. 

Se isso parecer muito difícil de fazer logo de cara, comece aos poucos fazendo uma analise suas despesas uma semana de cada vez, revisando seus pagamentos e o dinheiro restante ou negativo de cada semana. Você também pode iniciar um registro diário de suas despesas para ter certeza de capturar essas pequenas despesas. Como por exemplo, comprar café da manhã ou almoço em vez de levar um de casa com você. Essas pequenas despesas que se somam ao longo do tempo podem gerar um gasto significante ao final.

Etapa 3: Quais são todas as minhas contas e quando elas vencem? 

Se você estiver com falta de dinheiro no final do mês, pode ser que o tempo para pagamento de suas contas e recebimento de sua renda não correspondam. Por isso, você deve lembrar quando suas contas vencem, mas também tenha em mente as semanas em que você precisa ter cuidado com seus gastos até receber seus pagamentos. Afinal, a falta de pagamentos ou o não pagamento em dia também podem ter impactos maiores em seus débitos, graças aos juros, assim atingindo o seu bem-estar financeiro geral. 

Passo 4: Crie seu orçamento de trabalho

Depois de identificar todas as suas fontes de renda e começar a acompanhar seus gastos e quando suas contas vencerem. Criar um orçamento vai te ajudar a descobrir se você tem dinheiro suficiente para cobrir suas despesas. Além de ter o suficiente para economizar ou gastar em algo extra que você pode querer para você ou sua família. Certifique-se de atualizar seu orçamento se você experimentar uma mudança no emprego ou em seus hábitos de consumo.

Aderindo a um orçamento

Mudar seus hábitos financeiros não vai acontecer da noite para o dia. Pois, fazer e manter um orçamento exige esforço e dedicação. Mas aqui estão algumas dicas importantes para ter sucesso nessa caminhada. Confira:

  • Crie uma fórmula que funcione para você: Seja realista e comece a analisar suas finanças um mês de cada vez. Crie uma maneira fácil de acompanhar receitas e gastos em tempo real, seja um diário ou colocando recibos em uma pasta que você revisa no final de cada semana. 
  • Analise seus hábitos de consumo: Esta é uma oportunidade de dar uma olhada mais ampla em seus gastos e também é a maneira mais fácil de procurar áreas onde você pode cortar gastos. Se você sabe que está propenso a gastar por impulso, crie um plano realista para ajudá-lo a limitar esses gastos. Por exemplo, sair sem o cartão de crédito e com dinheiro limitado.
  • Defina uma meta: Seja pequeno ou grande, é útil ter um objetivo final e algo para o qual você está trabalhando para conseguir. Além disso, recompensar a si mesmo, mesmo em pequenas coisas, pode te motivar a acompanhar qualquer progresso que tenha feito.
  • Desenvolver um sistema de apoio: Como manter uma rotina de exercícios, é mais fácil quando você está cercado por familiares e amigos em quem pode confiar para lhe oferecer apoio. Dessa forma, seja fazendo um orçamento com você ou ouvindo quando estiver com dificuldades, você vai estar evoluindo.

Controle suas finanças

Então é isso, encontre formas para facilitar o gerenciamento de dinheiro, buscando ferramentas e estratégias que vão se encaixar no seu padrão de vida. Assim, ao começar a gerenciar sua dívida fazendo um orçamento mais inteligente, pagando suas contas em dia, rastreando seus gastos, pagando dívidas existentes e ganhando uma renda extra, os seus problemas vão diminuir.