Início Economia Descubra os melhores investimentos para cada perfil de investidor

Descubra os melhores investimentos para cada perfil de investidor

Perfil de investidor
Publicidade

Se você tem um perfil de investidor mais conservador, você pode optar por investimentos de baixo risco. Mas se você quiser ganhar maiores rendimentos no curto prazo, você pode optar por investimentos de alto risco.

Publicidade

Se você já conhece um pouco de finanças e gostaria de dar seus primeiros passos no mundo dos investimentos, este texto é para você! Vamos conhecer melhor os diferentes perfis de investimento?

O que é independência financeira?

Independência financeira significa poder manter o padrão de vida desejado sem ter que depender do salário de um emprego permanente. 

A ideia é ser financeiramente equilibrado e trabalhar por prazer ou por opção, não por causa da necessidade de pagar as contas no final do mês.

Ela pode ser construída a partir de uma combinação de renda, resultante do patrimônio líquido, como aluguel de propriedades e renda de investimentos, e outras receitas que são garantidas a serem recebidas, como pensões, aluguéis, ou dividendos.

Como começar a investir?

Há centenas de opções de investimento. Eles geralmente diferem em quatro pontos: tempo, taxa, valor e risco.

Publicidade
Perfil de investidor - Grafico positivo e negativo
Perfil de investidor (Imagem – Pexels)

O tempo é o período de tempo esperado para que esse dinheiro lhe dê retorno.

A taxa é o valor desse retorno. Pode ser fixo (ou seja, você recebe o valor independentemente do que acontece) ou variável (a taxa é de acordo com as condições acordadas no momento da venda).

Portanto, o valor é a quantia alocada. Alguns investimentos exigem valores maiores. Outros podem ser feitos com pequenas quantidades.

Publicidade

O risco está relacionado ao seu perfil de investidor. Quanto maior o risco, maiores são os ganhos e perdas potenciais. 

Perfil do investidor: o norte para seus investimentos

As pessoas reagem de maneira diferente a seus bens. Alguns preferem uma renda fixa, segura e sem perdas. Outros preferem otimizar o máximo possível seus retornos, mesmo que isso acarrete riscos.

Publicidade

Contudo, como existem diferentes tipos de investimentos, você deve antes de tudo conhecer seu perfil de investidor. Se você tem um perfil mais conservador, você pode optar por investimentos de baixo risco. Mas se você quiser grandes quantidades de renda a curto prazo, você pode optar por investimentos de alto risco. O ideal é diversificar e ter um pouco de cada um.

Por que você deve conhecer seu perfil de investidor?

Visto que, um investidor em desenvolvimento deve levar em conta suas necessidades, objetivos, a disponibilidade de seu capital e o nível de risco que está disposto a tolerar em sua carteira de investimentos.

Juan Carlos Pliego, assessor financeiro internacional, explica em uma entrevista que o risco que o investidor está disposto a tolerar é um dos elementos determinantes na escolha dos ativos ideais para atingir seus objetivos financeiros.

Perfil conservador

Um perfil de investidor conservador é caracterizado por investimentos que priorizam a segurança com foco no retorno. Em outras palavras, para minimizar o risco, é aceita uma taxa de retorno mais baixa.

Renda fixa

Os investimentos de renda fixa são caracterizados pela previsão. Isto porque eles têm porcentagens fixas ou seguem indicadores financeiros nacionais. É possível saber seu retorno já no momento da compra.

Publicidade

É o caso do CDB, por exemplo, que funciona como um empréstimo que o investidor faz a uma instituição financeira e em troca recebe o produto. Este tipo de aplicação é protegido pelo Fundo de Garantia e, portanto, oferece mais segurança no caso de a empresa encontrar problemas.

Publicidade

Títulos públicos

Outra opção para o perfil de investidor conservador são os títulos do governo, sendo assim os ativos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional. Desta vez, ele está emprestando diretamente ao governo, o que garante segurança.

Contudo, em 2021, os títulos do Tesouro direto ganharam destaque devido à inflação. Assim como, com títulos vinculados ao IPCA (taxa de inflação), as ofertas desses títulos têm garantido retornos reais atraentes.

Perfil moderado

Se você já tem algum conhecimento de como funciona o mercado financeiro e se sente confiante para assumir alguns riscos a fim de ter mais renda, seu perfil pode ser moderado.

A princípio, este investidor está buscando a diversificação da carteira. Se, por um lado, ele se expõe a riscos maiores com investimentos voláteis, ele ainda garante uma variedade de investimentos mais seguros.

Publicidade

Fundos multimercado

Os fundos são uma boa opção para este perfil, pois combinam renda fixa e ações. Ao colocar seu capital em um fundo, você ficará exposto tanto aos movimentos do mercado quanto aos títulos de renda fixa.

Perfil arrojado

Este perfil de investidor se caracteriza por ter experiência no mercado e se sentir confiante para assumir riscos em investimentos para um retorno rápido e alto.

Com uma boa variedade de investimentos, é possível lucrar em qualquer cenário econômico. Entretanto, você deve estar preparado para alguns contratempos.

Ações

Os retornos das ações podem ser obtidos através da distribuição de lucros ou da valorização do ativo. Uma boa maneira de obter orientação na compra de ações é seguir as carteiras recomendadas, onde corretores ou especialistas selecionam grupos de ações que têm maior probabilidade de gerar retornos nos próximos meses.

ETF

Um fundo negociado em bolsa, ou fundo de índice, é um fundo de investimento que opera na bolsa de valores como se fosse uma ação. Seu valor acompanha o índice da bolsa de valores de um país. O IVVB11, por exemplo, é o índice das 500 maiores empresas dos Estados Unidos. ETF IBOB11 acompanha a bolsa de valores brasileira Ibovespa.

Publicidade
Publicidade

A diversificação é a regra para todos os perfis

Independentemente de seu perfil de investidor, alguns princípios são recomendados para todos. A primeira é a formação de uma reserva de emergência, uma quantia separada e facilmente reembolsável para emergências. A segunda é a diversificação dos investimentos. Ao diversificar bem seus ativos, é possível obter renda em qualquer cenário econômico.

Como investir em 2022

Contudo, a chave para investir em 2022, como sempre, é que você esteja confortável com o risco que tem em sua carteira e que esteja claro sobre seu horizonte de investimento. Quer seja dinheiro que você precisará a curto prazo, ou se você pode se dar ao luxo de esquecer que seu investimento vai cair momentaneamente às custas de bons retornos no futuro. Isto tornará mais fácil para você tolerar os momentos de maior pânico nos mercados.

Perfil de investidor - Graficos no papel
Perfil de investidor (Imagem – Pexels)

Para começar, você pode descobrir rapidamente qual é o seu perfil de investimento com esta ferramenta interativa.

Uma vez que você esteja claro sobre seu perfil de investidor de risco, você pode dar uma olhada nas porcentagens recomendadas pela equipe de análise do Bankinter em sua estratégia de investimento para 2022.  No caso dos investidores mais arriscados, eles recomendam que 80% do investimento total seja na bolsa de valores, comparado com 25% para os mais defensivos ou conservadores. Portanto, aqui você pode ver os detalhes de quanto dinheiro investir no mercado de ações, dependendo do risco que você é capaz de tolerar.