Início Pessoal Descubra os 10 principais erros na hora de organizar suas finanças pessoais

Descubra os 10 principais erros na hora de organizar suas finanças pessoais

Finanças pessoais
Finanças pessoais
Publicidade

Organizar as finanças pessoais não é tão fácil quanto muitos nos faz parecer. Se fosse ao contrário, não veríamos as pessoas reclamando do quanto nem sentem o cheiro do dinheiro.

Publicidade

Essa dificuldade nem sempre ocorre porque é difícil de se organizar na prática. Mas porque muitas vezes se cometem erros que passam despercebidos que levam as pessoas a caírem em armadilhas e assim desequilibram totalmente o orçamento.

No entanto, essa questão pode ser resolvida com conhecimento. Afinal, como dizem por aí: conhecimento é tudo!

Conheça os 10 principais erros na organização de suas finanças pessoais.

Este é o momento em que mostramos os erros mais comuns na hora de se organizar financeiramente.

Erros na hora de organizar suas finanças pessoais - Gráficos
Erros na hora de organizar suas finanças pessoais – (Imagem – Pexels)

Sendo assim, venha conosco saber quais os principais erros cometidos na hora de fazer a organização financeira. Seja pessoal ou da sua família.

Educação financeira

Esse é o erro mais comum hoje na maioria das famílias brasileiras. Fruto de um país que investe muito pouco no desenvolvimento do conhecimento nessa área.

Publicidade

A educação financeira é compartilhada na maioria dos países do mundo e deve ser ensinada nas escolas desde o início. Para que todos, desde cedo, tenham habilidades para organizar bem as finanças pessoais, de forma divertida e produtiva.

Agora, as escolas investiram um pouco mais nessa área, é verdade. Mas não é uma prática universal e a internet aproximou a educação financeira de todos que querem.

Considerar dinheiro um tabu

Este é um erro que coloca em risco todo um sustento decente por ser um tabu.

Publicidade

Isto porque quando o assunto surge, muitas pessoas não conversam a respeito. Seja com quem for, família ou não, por não considerar um assunto relevante.

E com isso perdem excelentes oportunidades de conhecerem dicas muito boas sobre como controlar suas finanças. Por exemplo, adaptando seu orçamento.

Publicidade

Quando falamos a respeito de dinheiro. Aprendemos a lidar com algumas situações que são naturais e nos beneficiar delas de maneira também natural.

Planejamento financeiro inexistente

Saber planejar-se financeiramente é um benefício que pode ajudar a descomplicar seus rendimentos.

Saber cuidar do orçamento torna a organização dos recebimentos e gatos mais eficiente e controlável. Principalmente no que diz respeito ao seu salário.

Somente com esse planejamento financeiro é possível fugir de um problema. Também muito corriqueiro, chamado: falência financeira.

Além de evitar a falência, pode evitar também situações de inadimplência e toda bola de neve que advém dela através de um ato tão simples que é o planejamento das suas finanças pessoais.

Publicidade

Efetuar compras desnecessárias

Quando não fazemos um planejamento adequado das nossas finanças. Corremos o risco de cometer um outro erro, pelo descontrole financeiro que é comprar desnecessariamente ou por impulso.

Publicidade

Exatamente por isso, muitas vezes as pessoas não sabem como o seu salário acabou logo no início de seu recebimento.

E consequentemente, o impulso leva também a outro erro recorrente que é conseguir dar conta das contas que chegam das compras feitas desnecessária ou impulsivamente.

Para evitar que isso aconteça, faça uma tabela ou simplesmente anote em um caderno. Todos os seus gastos e o valor do seu salário.

Contudo, é possível eliminar todos os gastos excessivos ou desnecessários. E quem sabe, sobrando dinheiro para uma viagem dos sonhos, um curso importante ou algo que deseja realizar.

Publicidade

Limite de cartão de crédito

Não há dúvidas de que o cartão de crédito é um grande aliado às vezes. Mas também pode se tornar um grande vilão quando mal utilizado.
Usar um limite de cartão pode ser um grande erro. Pois é uma ilusão passageira de uma solução financeira.

Portanto, não use e use o cartão apenas para o que realmente precisa. Com moderação, sem afetar seu salário mensal.
Nova cobrança de dívidas sem análise exata

Se tem uma coisa que os brasileiros adoram é comprar prazos, como planos, financiamentos, empréstimos, contratos e parcelamentos.
Apesar de ajudar muitas pessoas a adquirir bens. Uma dívida ainda é comprada e o valor final é um presente adicional, nem sempre desejável.

Para uma decisão a este nível é necessária uma análise aprofundada das suas finanças pessoais e financeiras. Para compreender as formas de pagamento ou para se adaptar financeiramente a novos ativos.

Contas em atraso também traz perda financeira

Uma conta não paga na data do vencimento é um erro que traz um bom prejuízo a longo prazo. Tornando válido fazer anotações, colocar alarmes de lembretes ou débito automático para diminuir o risco.

Publicidade
Publicidade

Planejamento a longo prazo

Antes de tudo, futuro é algo que ninguém sabe o que pode acontecer e muitas vezes acaba por ser ignorado pelas pessoas. Que vivendo a ideologia de que o passado já foi. O presente é hoje e o futuro ainda não chegou.

Essa ignorância leva muitas pessoas a chegarem no futuro sem nenhuma segurança. Pois não planejaram a longo prazo ou mesmo fizeram uma reserva para suas emergências.

Reflita sobre sua segurança financeira futura. Como um valor de reserva para gastos emergenciais ou uma aposentadoria digna.

Padrão de vida elevado

Um erro grandioso é não querer diminuir o padrão de vida de acordo com os recursos financeiros.

Portanto, nem sempre uma pessoa que teve uma vida melhor antes. Consegue manter atualmente o mesmo nível.

Mas nem assim ela diminui para que seus ganhos e gastos andem em harmonia e com isso. Nunca alcançam qualquer tipo de equilíbrio financeiro em suas finanças pessoais.

Não investir

Outra mentalidade falha é considerar que somente pessoas com poder aquisitivo alto conseguem investir.

Já parou para pensar que algumas dessas pessoas conseguem sua independência financeira justamente porque fizeram investimentos anteriores?

Existem todos os tipos de opções de investimentos para todos os tipos de valores. Que vão desde pequenos até valores mais volumosos.

Esperamos que com o conhecimento sobre os 10 principais erros na hora de organizar financeiramente. Você dê mais um passo para conquistar sua liberdade financeira.

Erros na hora de organizar suas finanças pessoais - Gráfico de ganhos e perdas
Erros na hora de organizar suas finanças pessoais – (Imagem – Pexels)

Portanto, aprenda a investir melhor seus ganhos, tomar as melhores decisões de investimentos não só no mercado financeiro. Mas também no planejamento de suas ações que interfiram no seu dinheiro, pense em prazos, tanto curtos quanto médios e longos.

Contudo, tenha objetivos financeiros para alcançar e foque em conquistá-los. Abrindo-se para novos conhecimentos que te levem à liberdade em suas finanças pessoais.