O Bitcoin e as moedas criptográficas ainda estão na boca de todos. Explicamos o que é esta moeda digital, como funciona no Brasil em 2022.
As moedas digitais surgiram como uma alternativa às moedas fiat tradicionais e o Bitcoin é seu maior expoente. A moeda criptográfica tornou-se um dos melhores investimentos de longo prazo (cheio de riscos, é claro). Alguém que investiu 1.000 reais em 2010 seria um milionário hoje.
O que é Bitcoin
Bitcoin é uma moeda digital independente e intangível. O que diferencia esta moeda criptográfica de uma moeda comum como o real ou o dolar, é que ela não pertence a nenhum estado. Em outras palavras, o que é Bitcoin e como ele funciona? São moedas descentralizadas, já que não há banco central, governo ou instituição financeira ou empresa sobre elas.

No caso do real, o banco central pode intervir para afetar o preço através da emissão maciça de dinheiro ou através das taxas de juros. Isto não é possível com Bitcoin. Além disso, seus criadores já estabeleceram um limite para o número de Bitcoins em circulação: 21 milhões.
O Bitcoin é liderado pelos próprios usuários. Eles são os que validam qualquer transação através de trocas (P2P ponto-a-ponto), sem intervenção estatal ou institucional. De fato, a própria estrutura torna impossível a manipulação de seu valor. A fim de fazer qualquer mudança, é necessário que toda a comunidade de usuários a aprove.
Quem criou Bitcoin
O criador do Bitcoin é anônimo, mas acredita-se que seja Satoshi Nakamoto. É um pseudônimo, portanto não se sabe se é uma pessoa ou um grupo de pessoas.
Satoshi Nakamoto é o nome listado como o criador do protocolo Bitcoin, que minera o primeiro bloco de Bitcoin e faz a primeira transação para Hal Finney.
Este usuário fez sua última contribuição pública para o desenvolvimento da moeda digital em 2010. Até 2016 Gravin Andresen era a figura mais visível do Bitcoin.
Quem controla a rede de Bitcoin
Embora a Bitcoin tenha desenvolvedores que atuam como pontas de lança, ninguém controla a moeda digital, assim como ninguém pode controlar o desenvolvimento do e-mail no sentido de que ele não tem um único dono.
Os programadores podem melhorar o software Bitcoin, mas eles não podem impor uma mudança no protocolo. Ela deve seguir as mesmas regras para todos e estas regras são feitas por consenso entre todos os usuários com suas decisões sobre quais plataformas eles escolhem para negociar, por exemplo.
Na verdade, quando surgem problemas sobre Bitcoin, são ajustados entre toda a comunidade. Até agora, houve apenas uma ocasião em que não se chegou a um consenso e isso resultou na criação do Bitcoin Cash, um novo método. Para o público em geral, seria uma nova versão separada da moeda criptográfica de base com a qual compartilha o mesmo histórico de blocos até a cisão.
A partir daí, o “controle” das transações é feita pelos próprios usuários, que são os que validam os blocos da cadeia e a segurança da transação. Considerando que esta cadeia não pode ser alterada porque está presente em milhares de computadores ao redor do mundo. Que todos eles devem aprovar cada mudança, o verdadeiro controle é o dos usuários de Bitcoin.
Se você está considerando investir no mundo do investimento digital, uma maneira fácil, simples e segura de começar a investir e aprender é através de um gerente de investimento inteligente.
Como obter Bitcoins
O que você tem que fazer para conseguir um pouco de dinheiro? Se você não sabe como investir em Bitcoin, explicamos aqui: atualmente, existem três maneiras de ter essa criptomoeda: minha Bitcoin, comprar Bitcoin através de uma plataforma e vender algo e ser pago em Bitcoin.
Das três formas de obter Bitcoins, as duas primeiras são as mais usadas, a menos que você tenha uma loja on-line e também aceite o pagamento em moeda digital.
Mineração Bitcoins
A mineração é a principal forma de obtenção de Bitcoins. A mineração envolve o uso de poderoso hardware de computador para resolver problemas matemáticos, enquanto atua como guardiã da segurança da moeda.
Para ajudar, o Bitcoin é um código criptografado de um endereço Bitcoin que é salvo em uma carteira Bitcoin da uma pessoa física. Essas Bitcoins podem ser enviadas a outras pessoas, usadas para pagar, trocadas por outra moeda criptográfica ou trocadas por dinheiro vivo.
Cada transação é agrupada em um bloco que deve ser selado. Este processo tem cálculos matemáticos complexos e, portanto, precisa de muito poder de computação para ser feito. É aí que entram os mineiros. Como recompensa por emprestar seus equipamentos para esta tarefa, a rede Bitcoin libera blocos com novas Bitcoins para os mineiros.
Como minerar Bitcoins
Para extrair as Bitcoins por conta própria, você precisa de equipamentos poderosos e especializados nesta tarefa. A razão para isto é que, com o aumento da concorrência, o equipamento doméstico não tem poder suficiente para tornar a tarefa lucrativa.
Atualmente as melhores máquinas são especializadas e incorporam circuitos ASIC. Alguns dos fabricantes incluem os chineses Canaan, Bitmain, BitFury e Spondoolies Tech.
Este equipamento precisará ser equipado com hardware específico para a mineração de Bitcoins, que muitas vezes é vendido pelos próprios fabricantes. Em outras palavras, o software que vai realmente minerar as Bitcoins.
Nos últimos meses, uma forma alternativa de mineração de Bitcoins sem a necessidade de seu próprio computador decolou. Isto é mineração de nuvens, onde se aluga um contrato de mineração com uma certa potência mineira (a capacidade de resolver os algoritmos de que estávamos falando). Em vez de ter o equipamento em casa ou em um armazém, você paga a uma empresa especializada, que faz o trabalho e depois compartilha os lucros com você. Entretanto, tenha em mente que a maioria deles se reservará o direito de manter todos os lucros se sentirem que o preço do Bitcoin naquele momento não cobre suas despesas ou não lhes deixa margem suficiente.
Quanto tempo leva para minerar?
O tempo que leva para extrair um Bitcoin depende principalmente do poder de processamento ou de mineração. Quanto maior o poder, menor é o tempo necessário. Atualmente, as máquinas já incluem estatísticas aproximadas sobre o tempo que podem ser necessários e as chances de sucesso.
O que se deve ter em mente é que quanto mais pessoas estiverem minerando e quanto mais concorrência houver, mais difícil será para minerar e mais poder será necessário. Da mesma forma, restam cada vez menos Bitcoins (lembre-se que um máximo de 21 milhões será emitido) e, portanto, a rede torna cada vez mais difícil a extração dos mesmos.
Quanto você pode ganhar com a mineração de Bitcoins?
Esta é a pergunta de um milhão de dólares: é lucrativo para a mina de Bitcoins, e você pode realmente ganhar a vida com isso e fazer uma fortuna? Como você acabou de ver, ganhar dinheiro com a mineração de Bitcoins não é tão simples assim. Há vários fatores que a influenciam, a começar pelo poder de processamento que você tem.

Se preferir, há também calculadoras na Internet que lhe dão o lucro da mineração com base em seu poder.
Em qualquer caso, a rentabilidade das Bitcoins de mineração está diretamente relacionada ao preço da Bitcoin. Em outras palavras, quanto mais cara a Bitcoin, maior a rentabilidade e vice-versa. Neste sentido, se a dificuldade da mineração continua aumentando porque cada vez mais pessoas entram no negócio e o fazem com equipamentos mais potentes (chamados de potencial de mineração). O resultado é que cada vez mais recursos têm que ser investidos para ganhar dinheiro com a mineração de Bitcoins.