Início Pessoal Como ter uma língua estrangeira no currículo pode ajudar na hora de...

Como ter uma língua estrangeira no currículo pode ajudar na hora de arrumar emprego 

Ter pelo menos uma língua estrangeira no currículo se tornou um diferencial na hora de procurar por emprego no mundo. Entenda isso agora!

Nos dias atuais, cada vez mais, a língua estrangeira no currículo tem sido considerada muito desejável e um um dos pré requisitos na hora de conquistar uma vaga. 

Sendo assim, fazer um curso de idiomas é uma das condições que são consideradas essenciais na vida profissional das pessoas. 

Tornar-se fluente em algum idioma é uma necessidade especial para conseguir a vaga que tanto deseja e ir além. Conquistar uma boa colocação em seu mercado de trabalho. Visto que em algumas empresas, a entrevista é, inclusive, em outro idioma. 

Mas não somente para ter mais chances nas suas conquistas no mercado de trabalho. Um novo idioma ajuda muito também na expansão de conhecimentos acadêmicos; 

Quais são os idiomas mais requisitados pelo mercado de trabalho? 

Pensando nesta e outras perguntas, pesquisamos os idiomas que são mais solicitados pelas empresas em currículos para vagas de emprego.

Como ter uma língua estrangeira no currículo - Bandeiras das nações
Como ter uma língua estrangeira no currículo (Imagem – Pexels)

Nos ajuda estar mais próximos de novas culturas e aumenta as possibilidade de sermos participantes de congressos internacionais. Trabalhar ou fazer uma viagem de intercâmbio e até mesmo pessoal, para o exterior. 

Vamos juntos descobrir quais os idiomas que estão entre os mais requisitados no mercado de trabalho. 

Inglês 

O inglês sempre foi e talvez, sempre seja, o idioma mais solicitado ao profissional do mercado de trabalho. 

Afinal é uma língua universal, seja qual for o ramo profissional, fazendo parte das áreas de humanas, exatas, e biológica. Sendo portanto, imprescindível. 

Em alguns casos, até mesmo em vagas de estágios, este idioma tem sido requisitado, tornando a exigência primordial. Se a vaga pretendida for no exterior, ou se a empresa for multinacional, e a vaga seja no Brasil. 

Conhecimento básico na língua inglesa sempre é desejável. Como ponto de partida para esse mercado cada vez mais exigente. 

Espanhol 

O Espanhol é considerada a 2ª língua estrangeira mais falada no mundo todo. Onde mais de quarenta países, o que inclui o Mercosul, fazem uso dela no cotidiano. 

Sendo assim, se o seu ramo de profissão está interligado neste bloco econômico. O Espanhol precisa ser incluído, como língua estrangeira no currículo, para que as parcerias e negociações sejam feitas. 

Sem dizer que novas oportunidades e bem mais rentáveis e prazerosas podem surgir através da fluência em espanhol. Seja no Brasil ou no exterior, principalmente se seu ramo for hotelaria e restauração. 

Mandarim 

Mandarim tem sido um grande chamariz nos currículos daqueles que atuam no mercado de trabalho. Principalmente se as parcerias encontram-se no comércio exterior. Com a China, que é a 2ª maior potência do mundo em economia mundial. 

E como esse país é um de nossos parceiros comerciais, trabalhando firmemente nas importações e exportações. Vale muito a pena investir no aprendizado linguístico deste idioma. 

E dando ao seu currículo um destaque entre tantos outros. Podendo ser a alavanca que sua profissão precisa. 

Francês 

Sendo a 3ª língua estrangeira mais falada no mundo, onde pessoas de vários lugares, como Suíça, África, Canadá, Bélgica e Luxemburgo. Além da própria França, claro, o francês tem sido uma língua presente nos ramos da gastronomia, diplomacia e moda que tem grande presença em todo mundo. 

Para nós brasileiros, outro motivo para estudar a língua, é que a França é um país parceiro comercial do Brasil. Portanto ótimas oportunidades podem surgir das multinacionais. 

Japonês 

Ter a língua estrangeira no currículo é realmente importante, mas a complexidade do idioma japonês, não pode ser um problema. Visto que o país tem parcerias comerciais significativas com o Brasil. Sendo a gigante potência no mundo tecnológico. 

Então, é claro que o japonês é um dos idiomas mais exigidos no mercado de trabalho. Quando o foco é uma vaga na indústria tecnológica, do Brasil e do mundo. 

Alemão 

Outro idioma complexo é o Alemão, mas pode ser um grande aliado para conquistar a vaga que você espera no mercado de trabalho. Sendo a Alemanha nosso parceiro comercial e com foco em tecnologia. 

Os estudos em alemão, podem ser um investimento, se você também deseja oportunidades no exterior. Seja de trabalho ou para conhecer novos lugares e se encantar com novas culturas. Além de ser um elemento forte no seu currículo. 

Árabe 

Apesar de não estar nas listas dos idiomas mais procurados no Brasil, é um dos mais requisitados no mercado de trabalho. 

A importância de ter essa língua estrangeira no currículo se dá porque o mercado está com cerca de 60 países que falam esse idioma. 

Além desse fato, a ONU tem o árabe como uma de suas línguas oficiais. Bem como os 05 países que fazem parte da Opep e da Liga dos Estados Árabes. 

Esse pode ser um verdadeiro diferencial para seu currículo, e se você tem foco nos setores econômicos, então precisa investir, bem os que são voltados para finanças e comércios internacionais e petróleo. Mas as áreas de comunicação e mediação em culturas, devem olhar com bons olhos o investimento do idioma. 

O que é preciso analisar ao escolher um idioma? 

Algumas coisas precisam ser avaliadas para que seja possível fazer um bom investimento na aprendizagem de uma língua estrangeira. 

Avalie seu nível de aprendizado na língua  estrangeira que você conhece e veja se é preciso de mais investimento para sua evolução 

Esteja atento ao seu objetivo profissional, e assim fica muito mais fácil escolher o idioma a se investir. Pois se deseja trabalhar nas diversas multinacionais que operam no Brasil e tem ligação com um país específico de origem, o investimento deve ser voltado para esse idioma. 

Qual é a hora certa de fazer um curso? 

Ter uma língua estrangeira no currículo é essencial e quanto antes começar seu aprendizado, melhor. 

Essa decisão está muito ligada às oportunidades que surgem e também nas motivações que você tem como pessoa e como profissional. 

Se der para fazer a conciliação entre seus estudos de formação acadêmica e o aprendizado de um idioma. Então aproveite e invista. 

Apesar de mais econômico, o aprendizado individual pode ser um erro, em determinado momento da vida. Principalmente se for durante sua graduação. Pois quanto mais preparado ao término melhor, e quanto mais profundo o conhecimento mais profissional será visto. 

Como ter uma língua estrangeira no currículo - Bandeiras de nações no mundo
Como ter uma língua estrangeira no currículo (Imagem – Pexels)

Tenha consciência de quais as metas pretende alcançar, e quais os anseios que deseja suprir, para que assim você não se limite ao estudo de apenas uma língua estrangeira. Invista sempre em novos idiomas, conforme as necessidades de aumentar, com uma língua estrangeira no  currículo. Mas esteja preparado para não perder oportunidades preciosas.