Início Pessoal O Passo a Passo Para Montar o Cardápio Semanal Para a Família 

O Passo a Passo Para Montar o Cardápio Semanal Para a Família 

29
0

Você tem interesse em montar um cardápio semanal para sua família? Possui pouco tempo a disposição para poder cozinhar? Não consegue controlar sua despesa da forma correta? É surpreendida pela falta de ingredientes de última hora? 

cardápio saudável semanal
Cardápio semanal – (Imagem/Pexels)

Saiba que não precisa se sentir culpada, essa é uma situação completamente comum na maioria das casas atualmente, e essa solução é a montagem de um cardápio que ajudará semanalmente na alimentação de sua família. 

Claro que essa é uma forma bem simples de organização de suas refeições, entretanto, é capaz de fazer toda diferença para que consiga cozinhar um pouco mais rápido, possuir pratos nutritivos e ter as melhores listas de compras, sempre evitando todo e qualquer desperdício. 

No texto abaixo, você aprenderá de forma simples o passo a passo para poder criar seu próprio cardápio semanal, tudo baseado em sua rotina, além de dicas extras que te ajudarão durante todo o processo. Continue a leitura e saiba mais! 

Aprenda a montar seu cardápio semanal 

Certamente elaborar um cardápio semanal saudável capaz de auxiliar no preparo das suas refeições durante a semana, não é algo tão difícil.  

Cardápio
Cardápio semanal – (Imagem/Pexels)

Porém, é importante que você compreenda que isso requer muita organização e bastante disciplina. Dessa forma, veja abaixo o passo a passo para poder fazer seu planejamento por completo:  

01. Avalie qual é a quantidade de pessoas e veja quais são suas restrições alimentares 

Veja bem, o primeiro passo consiste em entender exatamente para quantas pessoas você irá cozinhar.  

Pense bem, é um jantar para diversas pessoas ou somente para a família? Somente dessa forma, você conseguirá definir com maior precisão, qual será a quantidade dos ingredientes que necessita comprar para poder montar sua lista de compras. 

Procure sempre pensar nos hábitos de sua família, e então entenda quantas refeições a maioria deles fazem ou mesmo pretendem realizar em sua casa. Lembre-se que pode que um dia todos almocem em casa e outros não, e por aí vai. 

Além disso, é interessante que você aproveite e analise se há alguma restrição alimentar entre as pessoas que se alimentam de sua comida, tudo para que você já pense nas receitas do seu cardápio semanal.  

02. Entenda qual é o tempo disponível que possui para cozinhar 

O passo seguinte é refletir sobre o tempo que você possui para concretizar essa tarefa. É importante ser honesta (o) consigo, afinal, você sabe o que deve ou não fazer. 

É interessante destacarmos aqui, que cozinhar a própria comida requer um pouco mais de tempo do que esquentar comida pré-pronta. Sendo assim, não crie metas fora da realidade, tente se ater ao que pode fazer. 

Quando você possui uma noção mais realista, isso te ajudará bastante na hora de escolher quais receitas fará ou não.  

Veja bem, quando uma delas tiver um tempo de preparo bem alto, então o ideal é pular para a próxima receita.  

03. Faça a escolha das refeições de cada dia  

Esse é o momento de usar a criatividade em seu cardápio semanal. Use tudo que já foi definido anteriormente como parâmetro, procure sentir-se livre para poder escolher a receita desejada.  

A ideia aqui é que use canais e blogs de culinária como referências para poder fugir da rotina de vez em quando. 

Além disso, é interessante ligar para familiares próximos pedindo algumas sugestões interessante, no entanto, não se sinta mal quando tiver que repetir pratos algumas vezes.  

É interessante destacarmos aqui, que a ideia é melhorar a qualidade da alimentação, sendo assim, não é preciso transformar sua casa em um restaurante. 

Sendo assim, é super normal repetirmos o almoço na janta. Se porventura, houver algum dia em que você deseja comer fora, risque de seu cardápio as receitas.  

04. Crie o cardápio semanal 

Tendo todas as informações em mãos, é o momento em que você deve organizar esses dados, logo, procure elaborar uma tabela que contenha todos os dias da semana e mesmo as sessões de cada refeição que deseja preparar. 

Nesse momento, anote todas as receitas previstas para a semana, e então depois cole essa tabela em um lugar bem visível. 

Dessa forma, não somente você, mas todos os membros de sua família devem ficar a par do cardápio feito.  

05. Faça as compras   

Depois de ter todas suas refeições planejadas e documentadas, então fica ainda mais fácil fazer a lista do que realmente precisa comprar. 

Procure lembrar-se da quantidade de pessoas que há em sua residência para finalmente calcular quais serão as melhores porções e ser exata no momento das compras. 

Assim que estiver no supermercado, procure atentar-se a lista. É importante se concentrar para não comprar produtos que não farão parte de suas receitas planejadas. Ao fazer isso você evita o desperdício de comida e mesmo consegue economizar. 

06. Crie e estabeleça uma rotina 

Depois para continuar e se manter organizada, a ideia é que você tenha uma rotina, sendo assim, defina um dia da semana para planejar totalmente seu cardápio e para finalmente ir às compras. 

Caso seja possível, procure fazer todo esse processo no mesmo dia, somente assim conseguirá economizar tempo. 

Ao ter disciplina, automaticamente isso te ajudará a não perder o ritmo e você não desistirá facilmente do projeto. 

07. Mantenha sua despensa em dia e organizada  

Essa é uma dica que parece bobagem, contudo, é muito importante. Compreenda que ao manter sua despensa organizada, isso ajudará e bastante na hora de listar os ingredientes que deverá comprar no supermercado. 

Veja bem, quando há uma despensa bagunçada fica muito difícil enxergar o que tem lá dentro, e isso acaba abrindo uma brecha principalmente para que os alimentos percam a validade, tudo sem serem usados. 

Cardápio Semanal Para a Família 
Cardápio Saudável – (Imagem/Pexels)

Monte o melhor cardápio semanal

Dessa forma, crie e mantenha o hábito de arrumar suas compras logo que chegar do supermercado. Veja que ao fazer isso, você já terá um local organizado para o resto da semana inteira! 

Gostou das dicas de planejamento do cardápio semanal? Essa é uma boa forma de não somente economizar dinheiro, mas também ajuda a melhorar a qualidade dos pratos que realmente oferece para seus familiares. 

Ao seguir essas dicas você conseguirá obter os melhores resultados, mudando completamente seu estilo de alimentação!