Início Economia Pequeno Negócio: Um guia para começar o seu

Pequeno Negócio: Um guia para começar o seu

Pequeno Negócio
Pequeno Negócio
Publicidade

Começar um novo negócio nem sempre é fácil, você pode ter uma ideia vencedora, a paixão e as habilidades para torná-lo real e um sucesso, mas acaba esbarrando nas dificuldades e incertezas do investimento. Esse processo de realmente tirar o seu negócio do papel pode ser muito difícil. Confie em nós, você não é o único a passar por isso. Por essa razão, hoje vamos trazer um guia para ajudar aqueles desejam ingressar nesse mundo e começar um pequeno negócio.

Publicidade

Afinal, o empreendedorismo é uma ideia que agrada a muitos, mas descobrir como iniciar um negócio às vezes pode ser tão avassalador que assusta as pessoas. O que você deve vender ? Para quem você deve vender? Por onde começar? Uma chuva de perguntas podem estar na sua cabeça, mas não se preocupe, vamos te mostrar o caminho certo. Confira!

Pequeno Negócio: Guia iniciante para começar o seu
Pequeno Negócio: Seguindo os passos certos, você chega lá.

Iniciando um pequeno negócio

Começar um pequeno negócio envolve planejamento, tomada decisões financeiras, realizar pesquisas de mercado e conseguir conhecimento em áreas que talvez você nunca imaginou que ia precisar antes. Afinal, isso envolve diversos pontos como vendas, tecnologias, propaganda, marketing e outras coisas que vão depender do que você pretende começar.

É importante observar que não existe um modelo único para iniciar um novo negócio. Mas essas etapas vão te ajudar a organizar seus pensamentos e a resolver detalhes importantes. Para que assim, ao iniciar seu negócio, você tenha respondido a todas essas perguntas importantes da inicialização.

Então, vamos ver as 4 principais etapas para ter sucesso em sua jornada.

1. Determine como esse negócio deve iniciar

Esse passo é fundamental quando for começar um negócio, descobrir que tipo de negócio ele deve ser. Ao começar uma empresa ou negócio, você precisa definir o seu tipo de funcionamento. Defina também se vai trabalhar ativamente ou apenas ser o dono? Essas são algumas questões que você precisa definir antes de iniciar.

Publicidade

Muitos empreendedores iniciam um pequeno negócio com o objetivo de trabalhar no conforto de sua casa, podendo definir seus próprios horários. Mas, embora esse possa ser um ponto positivo, também limita o tipo de negócio que você pode criar. A fabricação de produtos, por exemplo, pode não funcionar bem na sua casa. Então, a primeira dica é essa, determine como o seu negócio deve ou precisa funcionar para ter sucesso.

2. Faça uma pesquisa sobre sua ideia

Primeiramente, depois de ter sua ideia de pequena empresa, seu próximo passo é ver se vale a pena levar esse plano em frente. Para isso, veja as pesquisas de mercado e faça uma observação da sua concorrência. Dessa forma, você vai conseguir identificar melhor o interesse do seu público alto e entender as necessidades dos seus clientes em potencial.

Além disso, vai te permitir identificar possíveis problemas que sua empresa possa ter, ou mesmo o seu produto ou serviço. Some isso também a uma menor perda financeira, pois você vai poder tomar decisões com base em mais informações e dados. Por fim, você vai encontrar nichos de mercado que podem somar pontos positivos ao seu negócio e que você não conhecia. Assim, você vai poder estabelecer metas para orientar sua caminhada.

Publicidade

3. Escreva um Plano de Negócios

Seu plano de negócios precisar conter todos os seus objetivos atuais e de médio e longo prazo. Empresas de sucesso fazem esse procedimento como uma ferramenta para gerir melhor a direção dos negócios. Nele, você deve incluir diversos pontos fundamentais e que vão compor toda a base do seu negócio.

Lembre-se, o seu plano precisa conter a descrições de produtos, explicando todos os detalhe de seu produto ou serviço e como eles vão trazer melhorias para os seus clientes. Junto a isso, já faça uma análise de mercado, buscando o seu público-alvo, as principais tendências de vendas e expectativas desses clientes.

Publicidade

Além disso, faça um relatório após analisar bem a concorrência, destacando os pontos positivos e negativos das empresas que possuem produtos ou serviços parecidos com o seu. Escrever um plano é fundamental para te ajudar a tomar decisões mais eficientes e estratégicas.

Por fim, ajuda você a se concentrar em seus objetivos e meios para encontrar os pontos fracos e evitá-los por meio dessa organização das informações mais importantes sobre o seu negócio. Permitindo também que você possa contratar funcionários adequados para sua empresa.

4. Torne seu pequeno negócio oficial

Depois de todo esse trabalho duro para pesquisar e desenvolver a sua ideia e descobrir que ela tem potencial para durar no mercado, é o momento de levar seu negócio para o próximo estágio, tornando-o oficial. A oficialização da marca é um ponto importante até mesmo para a sua motivação pessoal, que vai ver o projeto saiu do papel e está se concretizando.

Para fazer isso, lembre-se de registar a sua empresa com com CNPJ do seu estado ou município. Seja como um MEI (Micro Empreendedor Individual) ou não. Isso vai fazer o seu legal para seguir em frente usando o nome da sua marca. Em seguida, consiga as licenças e autorizações que o seu negócio precisa. Dependendo do seu negócio, isso pode incluir licenças do corpo de bombeiros ou mesmo da vigilância sanitária.

Por fim, é bom fazer uso de uma conta própria para o seu negócio, e não uma conta pessoal sua. Isso traz uma maior credibilidade e organização. Pois, você não vai confundir os seus faturamentos pessoais e outras transações, com as da sua empresa. Organização é essencial.

Publicidade

Agora é com você

Pronto, agora você já sabe tudo que precisa fazer de mais importante antes de abrir o seu pequeno negócio. Seguindo todas as instruções, você vai estar no caminho certo para chegar até o sucesso. Assim, tornando o seu sonho realidade e ainda podendo ganhar uma boa grana fazendo algo que ama.

Publicidade

Sabemos que a caminhada é longa e requer muito esforço no seu dia a dia, mas também acreditamos que você vai conseguir chegar lá. Depois de tudo pronto e o seu pequeno negócio funcionando perfeitamente, é só trabalhar na divulgação do mesmo e pronto, portas abertas. Agora, é seguir as dicas do TOP 5, meter a mão na massa e começar os seus planejamentos!