Início Empreendedorismo Novos Empreendedores: As melhores dicas para começar o seu negócio

Novos Empreendedores: As melhores dicas para começar o seu negócio

Novos Empreendedores: As melhores dicas para começar o seu negócio
Novos Empreendedores: As melhores dicas para começar o seu negócio
Publicidade

Começar um negócio do zero não é fácil para ninguem, nem para as grandes empresas ou companhias. Logo, é de se esperar que novos empreendedores tenham ainda mais dificuldades ou medos na hora de começar um novo negócio, não é mesmo? Mas não se preocupe, seguindo os conceitos básicos de um bom empreendedor, você vai conseguir alcançar o sucesso.

Publicidade

Por isso, hoje trouxemos as 9 melhores dicas sobre como iniciar o seu negócio da forma correta e também qual deve ser o seu caminho e forma de pensar. Dessa forma, ao final você vai ter uma visão mais clara de como deve proceder em direção a um novo negócio que venha a ser vitorioso.

Então, confira!

Novos Empreendedores: As melhores dicas para começar o seu negócio

1. Faça o que você ama

Há pouco sentido em entrar no negócio simplesmente para entrar no mercado. Você tem que ter uma paixão pelo seu produto ou serviço e conhecê-lo de dentro para fora. Quantas pessoas pensaram que administrar uma agência de relações públicas é glamouroso e dinheiro fácil, apenas para descobrir que a realidade significa longas horas, perseguindo clientes, sendo derrotado e lutando para se estabelecer em um mercado implacavelmente competitivo? 

Uma vez que novos empreendedores estejam de olho em um nicho no mercado, você precisará criar um ponto de venda exclusivo que ninguém mais tem. Faça o que fizer, não caia na armadilha de acreditar que pode aplicar uma abordagem de ‘arma de dispersão’ ao mercado. Você precisa se especializar.

2. Saiba o que você quer

Entrar no negócio por si mesmo não é para qualquer um. O que você está preparado para sacrificar para torná-lo um sucesso? Algumas pessoas acham que a vida acadêmica não é para elas, mas você teria a confiança necessária para deixar a escola e seguir por conta própria? Talvez não no momento, mas, quando chegar a hora, esse é o tipo de determinação que lhe dará a vantagem. Os empreendedores são notoriamente focados e obstinados. Você tem que estar preparado para aceitar a derrota, bem como aproveitar as vitórias, e seguir em frente sem medo.

Publicidade

3. Seja ousado, mas siga as regras

Falando de novos empreendimentos, não tenha medo de estar no limite. Os clientes adoram a inovação, mas não sejam malucos por causa disso. Certifique-se de que seu tom peculiar seja bem pensado. Não use artifícios, use estratégia e um conhecimento claro e preciso do mercado. Esse é um diferencial para os novos empreendedores seguirem.

Seu modelo de negócios deve ser reconhecido, apesar de ter um frescor atraente. Certifique-se de que suas roupas, apresentações e mercado devem refletir sua juventude, mas chegar a uma reunião com jeans e camiseta sujos, pegar um punhado de papéis sujos e cheirar a álcool da noite anterior dificilmente cairá bem com um cliente.

4. Gerencie o seu tempo

A gestão do tempo é essencial ao iniciar um negócio. Como um jovem empreendedor, você ainda pode estar na escola, faculdade ou universidade. Certifique-se de que você não está se esforçando demais – seus estudos são tão importantes quanto seus interesses comerciais. Adquira o hábito de manter um diário e certifique-se de chegar às reuniões em tempo útil. Empresários estabelecidos vão te aconselhar de que o planejamento e a preparação são de vital importância.

Publicidade

5. Seja objetivo

Não importa o quão apaixonado você seja pela sua ideia de negócio, você deve permanecer objetivo sobre sua viabilidade. Quando seu negócio se torna seu “bebê”, é hora de dar um passo atrás e reavaliar o que você está fazendo. Obtenha conselhos de um empreendedor estabelecido ou de alguém não relacionado ao seu negócio. Em vez de avançar com ideias, concentre-se nas realidades de administrar seus negócios. Dê uma olhada nas previsões de lucros e perdas, mercado atual e recursos como financiamento. Quando tiver certeza de que esses itens são satisfatórios, você poderá continuar inovando.

6. Busque exemplos de sucesso para novos empreendedores

Apesar das condições de negociação desafiadoras, sempre há pessoas experientes com muitas décadas de experiência para transmitir. Se você encontrar um mentor assim, especialmente um que tenha sido bem-sucedido em seu mercado, faça tudo o que puder para mantê-lo. Considere seus conselhos, mas não os siga servilmente. Não tenha medo de desafiar a opinião, é o que faz um empreendedor se destacar da multidão e seu mentor pensará mais em você por isso. 

Publicidade

Mesmo que você não tenha um mentor em tempo integral, pessoas de negócios bem-sucedidas geralmente ficam felizes em responder a perguntas pontuais se abordadas da maneira certa. O inspiresme.co.uk tem um banco desses especialistas, em vários setores, que ficam felizes em responder a perguntas. Vá aqui para pedir um.

7. Novos empreendedores precisam usar as mídias digitais

A mídia – inclusive as redes sociais – existem para divulgar o seu negócio, mas você precisa saber lidar com esses canais de forma adequada. Os jornais têm cada vez menos espaço disponível para promover negócios que não são capazes de oferecer receita publicitária.

A mídia social é fenomenalmente bem-sucedida na promoção, mas deve ser usada com muito cuidado. O Twitter, em particular, pode ser amigo ou inimigo das pequenas empresas. Envolva-se com seu público, mas não transmita ao vivo constantemente. Acima de tudo, não reposte repetidamente os links de outras pessoas. Isso vai fazer você perder seguidores mais rápido do que qualquer coisa.

8. Saiba se monitorar

Você pode estar cheio de energia e planos agora, mas a verdade é que, mesmo para um jovem empreendedor, administrar um negócio, bem como todos os outros aspectos de sua vida, pode ser exaustivo. Certifique-se de permitir um ‘tempo de inatividade’ para que possa planejar adequadamente suas atividades sociais e empresariais. É possível focar demais na tarefa à frente e deixá-la te atrapalhar; há todos os tipos de tarefas em andamento que não podem ser ignoradas quando você está administrando um negócio. Isso não significa que eles não podem ser adiados, e todos os novos empreendedores precisam saber disso.

9. Cuidado com a sua atitude

Você é jovem e, se já iniciou seu próprio negócio, ou está prestes a iniciar um, é provável que seja bastante autoconfiante. Este é um atributo valioso, mas certifique-se de que sua autoconfiança não seja vista para clientes, fornecedores e contatos como arrogantes e arrogantes. Todo mundo gosta de um inovador, mas ninguém gosta de um espertinho. Além de pensar em desenvolver a marca do seu produto ou serviço, considere criar uma marca pessoal, que é a personalidade e a imagem profissional que você usa nos negócios.

Publicidade

Agora é com os novos empreendedores

Então é isso, o básico que todo empreendedor deve ter em mente para iniciar o seu negócio da forma correta. Os primeiros meses de atuação podem ser fundamentais para definir o fracasso ou sucesso do seu investimento, então, seja cuidadoso. Agora, é só colocar em pratica todas as dicas acima e vai estar dando primeiros passos firmes para chegar onde deseja.

Publicidade