Início Empreendedorismo Tomada de Decisão: 5 passos simples a tomar para uma tomada de...

Tomada de Decisão: 5 passos simples a tomar para uma tomada de decisão eficaz

Tomada de Decisão: 5 passos simples a tomar para uma tomada de decisão eficaz
Tomada de Decisão: 5 passos simples a tomar para uma tomada de decisão eficaz
Publicidade

A tomada de decisão é algo que pode causar medo até mesmo nos líderes mais experientes. Por isso, nosso guia rápido vai te ajudar a garantir que seu processo de tomada de decisão seja o mais produtivo e simplificado possível. Assim, te deixando satisfeito por ter investigado completamente todos os caminhos antes de tomar a melhor decisão para sua empresa.

Publicidade

Sete passos simples para tomar decisões eficazes

Dependendo do seu setor, os tipos de decisões que você pode precisar tomar podem ser bem variados. No entanto, seguir nossos passos na tomada de decisões ajudará você e sua empresa a garantir que você tenha pensado em todas as opções possíveis antes de avançar na direção mais adequada para você. Por isso, confira!

Tomada de Decisão: 5 passos simples a tomar para uma tomada de decisão eficaz

Veja também: Iniciar um Negócio: passos simples para iniciar um novo negócio

1. Se atente as pautas 

É importante saber qual decisão você está tomando e por quê. Se você não recebeu ou não tem um briefing claro. Então, se isso acontecer considere pedir um ou elabore um por conta própria. 

Pode ser uma boa ideia usar um modelo padrão para criar essas pautas. Assim, é possível manter você e a sua equipe no caminho certo e estabelecer a forma como você gostaria que todos os envolvidos trabalhassem sobre essa tarefa. 

Identifique a decisão que você precisa tomar e passe ou transmita a decisão para que todos os envolvidos possam ver ou saber. Certifique-se de estar cumprindo seu briefing e de ter entendido completamente a tarefa em mãos antes de se comprometer com qualquer decisão final. 

Publicidade

2. Pesquise seu tópico

Uma vez que você esteja confiante de que entende o que está decidindo, para tomar uma boa decisão, você precisará ter certeza de que fez sua pesquisa. Dependendo de quaisquer outros compromissos ou restrições de tempo que você possa ter, pode ser benéfico empregar outras pessoas na pesquisa de informações relevantes para ajudar a informar sua decisão.

Durante a fase de coleta de informações, certifique-se de considerar todas as opções disponíveis para você e abordar a tarefa com a mente aberta. Reconheça que você pode ter algum nível conceito já definido e que pode te levar mais para um lado do que para o outro. Então, reúna informações relevantes cobrindo todas as opções que te dê a chance de fazer um julgamento verdadeiramente educado.

3. Continue na tarefa 

Com uma frequência muito alta de trabalho, é fácil se desviar antes de concluir uma pesquisa ou debate de um tópico. O que pode acabar resultando em uma solução que não seja a ideal. Dessa forma, é importante que você não deixe que suas conversas saiam do tópico. Fique atenta ao seu briefing e certifique-se de que a sua decisão final vai te ajudar a resolver os problemas em questão.

Publicidade

4. Identifique todas as opções

Considere todos os resultados potenciais e quaisquer consequências possíveis. Isso não apenas o ajudará a selecionar o melhor caminho a seguir, mas também significará que você tem vários planos ‘prontos para o forno’ para entregar no caso raro de precisar recorrer a um. 

O papel do tomador de decisões pode ser desafiador e, às vezes, ter muitas opções pode torná-lo ainda mais difícil. No entanto, ter a oportunidade de escolher entre alternativas o mantém em boa posição. Se você se encontra nessa posição, significa que você e sua equipe realizaram pesquisas adequadas para encontrar vários caminhos possíveis a seguir.

Publicidade

5. Tenha confiança em sua decisão

Nas palavras de Theodore Roosevelt: “Em qualquer momento de decisão, a melhor coisa que você pode fazer é a coisa certa, a próxima melhor coisa é a coisa errada, e a pior coisa que você pode fazer é nada”.

Ao investigar de forma bem detalhada todas as opções, quando chegar à sua solução, você poderá ter certeza de que agiu de acordo com os melhores interesses da sua organização. Como um líder que procura incutir confiança em seus funcionários, seguir essas etapas na solução de problemas fará com que seus funcionários se sintam ouvidos e valorizados e lhes dê a garantia de que você considerou suas necessidades e perspectivas.

Dica extra: Revise sua decisão conforme necessário 

Mesmo aqueles com as melhores habilidades de tomada de decisão ainda podem tomar decisões que nem sempre dão o melhor resultado possível. Isso é bom e definitivamente não é algo para se criticar; ninguém é perfeito e sempre há um elemento de adivinhação em qualquer processo de tomada de decisão. 

No entanto, os tempos mudam e é fundamental para qualquer empresa moderna manter-se atualizada com o mundo político, empresarial e financeiro ao seu redor. Depois de tomar sua decisão, é uma boa prática rever sua decisão em intervalos oportunos. Se em algum momento no futuro você descobrir que está enfrentando problemas de qualquer tipo, não há nenhum ponto em que seja tarde demais para voltar ao início e reconsiderar suas opções.

Imagem: Reprodução/Canva Pro
Tomando as decisões certas (Imagem: Reprodução/Canva Pro)

Veja também: Planejamento: 5 dicas de como escrever um plano de negócios infalível para empresas

Publicidade

Uma vez que sua decisão foi tomada

Mais importante ainda, ao tomar qualquer decisão, é importante lembrar que, desde que você tenha uma decisão tomada, isso levará sua empresa a uma direção positiva. Ou seja, se você fizer sua analise detalhada, ter controle do briefing e saber o que precisa sobre a sua área, as coisas vão caminhar para o sucesso.

Publicidade