Início Economia Planejamento: 5 dicas de como escrever um plano de negócios infalível para...

Planejamento: 5 dicas de como escrever um plano de negócios infalível para empresas

Planejamento: 5 dicas de como escrever um plano de negócios infalível para empresas
Planejamento: 5 dicas de como escrever um plano de negócios infalível para empresas
Publicidade

Seja apenas começando ou repensando o futuro de toda a sua empresa um plano de negócios é preciso. Afinal, ter um planejamento bem pensado pode ser diferença entre conseguir um lucro real ou sair de vez dos negócios.

Publicidade

Um plano de negócios eficaz vai estabelecer claramente metas realistas. Bem como os pontos de ação para atingir essas metas e prazos em que elas devem ser alcançadas. As metas anuais, trimestrais, mensais e até semanais devem ser claramente definidas para mostrar como você planeja crescer ou expandir seus negócios em uma organização próspera e lucrativa.

Bons planos de negócios podem ajudar os funcionários de uma empresa a se concentrar e trabalhar em equipe, permitindo que sua empresa cresça e se expanda. Definir metas dessa maneira pode ajudá-lo a trabalhar e alcançar metas finais que podem lucrar com todos os envolvidos. Continue lendo para saber como colocar seu plano financeiro em ordem.

Planejamento: 5 dicas de como escrever um plano de negócios infalível para empresas
Imagem: Reprodução/Canva Pro

Escrevendo um plano de negócios

Fizemos o trabalho braçal para você e pesquisamos a melhor maneira de montar o esboço do seu plano de negócios. Claro, existem muitos sites por aí que você pode abordar para um plano de negócios de amostra pronto .

No entanto, cada empresa é diferente e, portanto, recomendamos garantir que qualquer modelo de esboço de plano de negócios que você use seja de uma fonte respeitável e já adaptado ao seu setor. 

Então, agora vamos te mostrar quais devem ser os seus próximos passos, para você saber tudo sobre como criar um planejamento de negócios eficaz. Por isso, confira!

Publicidade

1. Sumário Executivo

Este é basicamente o seu primeiro parágrafo, sendo destinado a atrair o leitor. Este parágrafo deve ser claro, conciso e servir como um resumo do seu conceito geral. Você quer parecer conhecedor e que está levando seus negócios a sério, ao mesmo tempo em que envolve potenciais investidores de maneira criativa. 

Seja breve e se atente aos fatos sobre seus produtos ou serviços. Dessa forma, defina claramente a necessidade ou demanda que você está atendendo e se você ou seus colegas de trabalho têm qualificações ou experiência relevantes neste setor. Assim, ao fazer isso logo vai notar que a sua empresa está a caminho do avanço totalmente organizado.

2. Avalie sua situação financeira atual

Antes de escrever um plano para o desenvolvimento de sua própria empresa, é uma boa ideia fazer um balanço de onde sua empresa está no momento. Faça um levantamento da sua situação financeira mais recentes e passada. Aliás, para qualquer empresa, entender onde você está atualmente serve para ajudar a formar uma projeção financeira para vendas e ganhos futuros. 

Publicidade

Você precisa ter certeza de ter todas as informações financeiras dentro do seu plano de negócios. Por isso, coloque todos detalhes de quaisquer dívidas da empresa, despesas projetadas e quaisquer outros detalhes do orçamento da empresa. Ao escrever suas previsões financeiras, pode ser uma boa ideia incluir gráficos e tabelas que representem suas previsões financeiras para os próximos 5 anos. Assim, isso vai tornar sua proposta mais simples e objetiva.

Por fim, inclua também quanto dinheiro está entrando e saindo da sua empresa. Afinal, isso vai te dar uma melhor visão de quão bem-sucedida sua empresa é e pode ser. Um balanço patrimonial é uma boa maneira de listar todas as suas organizações em um formato claro e conciso.

Publicidade

3. Plano de Marketing

Qualquer empresa que pretenda crescer vai precisar realizar algum nível de análise de mercado. Vale a pena incluir isso em seu plano de negócios para destacar todas as áreas potenciais em que sua previsão financeira possa prever o sucesso econômico. 

A pesquisa de mercado também destacará todas as maneiras pelas quais você pode alcançar melhor o seu mercado. Por isso, deixe bem claro em seu plano de negócios como você pretende chegar a esse mercado. Vai investir em algum nível de marketing tradicional ou digital? 

Você pretende utilizar as mídias sociais para anunciar seus produtos para os clientes? Qual janela de tempo você deve executar suas campanhas publicitárias para otimizar o desempenho? Quanto do seu orçamento é ideal para alocar em cada campanha? Quanto capital você espera que essas campanhas retornem?

Se essas são perguntas que você ainda não considerou, aprenda também como anunciar no Facebook e Instagram e descreva como você pode utilizar suas plataformas em seu plano de negócios.

4. Análise Competitiva

Então, essa parte pode te ajudar a entender melhor tudo sobre seus concorrentes atuais e do futuro. Explique os pontos em comum, mas também suas diferenças e deixe muito claro o que você acha que vai te dar vantagem sobre outras empresas. Se você tiver ideias sobre como você pode proteger sua empresa contra uma possível concorrência futura, inclua isso também.

Publicidade

5. Revisando seu planejamento

Mesmo se estiver usando um modelo de plano de negócios, pode ser benéfico verificar se todo o seu documento a cada período de tempo. Afinal, um planejamento precisa ir se adaptando para as mudanças de mercado. Então, mantenha tudo atualizado.

Publicidade
Imagem: Reprodução/Canva Pro

Para concluir – Foco no planejamento

Há claramente muito a considerar ao montar um plano de negócios. Isso pode parecer um pouco assustador para uma pequena empresa ou negócio que está começando.

Lembre-se de se ater aos fatos, deixe claro por que seu negócio será um sucesso e se está procurando investimento, e não desanime se a primeira organização que você abordar o recusar. Se você pedir feedback e refinar seu planejamento conforme necessário, poderá trabalhar em direção a um futuro brilhante para você e sua empresa este ano.